Os museus como instância educativa ao serviço dos idosos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/24331 |
Resumo: | Esta dissertação pretende dar relevância ao tema da educação não formal, estudada no contexto dos museus enquanto instâncias educativas, particularmente no que diz respeito à forma como direcionam a sua oferta para o público idoso. Os objetivos passaram por analisar as ações educativas de teor não formal, promovidas pelos museus em estudo destinadas ao público idoso, e, identificar a forma como os responsáveis fomentam esse tipo de ações, particularmente os diretores e responsáveis pela área educativa. Foi adotada uma metodologia qualitativa com recurso à entrevista semi-estruturada. Foram realizadas oito entrevistas a vários responsáveis da equipa dos Serviços Educativos de sete museus localizados em Lisboa. As principais conclusões revelam-nos que há semelhanças nas ações educativas desenvolvidas, que são visitas guiadas/orientadas, visitas temáticas e atividades mais práticas. Focam-se em promover competências e conhecimentos, criando relações entre os públicos e as coleções. Apostam na partilha intergeracional e multicultural e na inclusão e integração de todos. As suas ações vão ao encontro da diversidade e especificidade dos idosos. |
id |
RCAP_fcd26881e4881a57f79e914bce7e9105 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/24331 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os museus como instância educativa ao serviço dos idososEducação não formal -- Non-formal educationMuseu -- MuseumAções educativasEnvelhecimento ativoCompetências -- SkillsEducational activitiesActive agingEsta dissertação pretende dar relevância ao tema da educação não formal, estudada no contexto dos museus enquanto instâncias educativas, particularmente no que diz respeito à forma como direcionam a sua oferta para o público idoso. Os objetivos passaram por analisar as ações educativas de teor não formal, promovidas pelos museus em estudo destinadas ao público idoso, e, identificar a forma como os responsáveis fomentam esse tipo de ações, particularmente os diretores e responsáveis pela área educativa. Foi adotada uma metodologia qualitativa com recurso à entrevista semi-estruturada. Foram realizadas oito entrevistas a vários responsáveis da equipa dos Serviços Educativos de sete museus localizados em Lisboa. As principais conclusões revelam-nos que há semelhanças nas ações educativas desenvolvidas, que são visitas guiadas/orientadas, visitas temáticas e atividades mais práticas. Focam-se em promover competências e conhecimentos, criando relações entre os públicos e as coleções. Apostam na partilha intergeracional e multicultural e na inclusão e integração de todos. As suas ações vão ao encontro da diversidade e especificidade dos idosos.This dissertation intends to give relevance to the theme of non-formal education, studied in the context of museums as educational instances, particularly with regard to how they direct their offer to the elderly public. The objectives were to analyze the educational actions of non-formal content, promoted by the museums under study aimed at the elderly public, and to identify how those responsible encourage this type of action, particularly the directors and those responsible for the educational area. A qualitative methodology was adopted using semi-structured interviews. Eight interviews were carried out with various heads of the Education Services team of seven museums located in Lisbon. The main conclusions reveal that there are similarities in the educational actions developed, which are guided tours/guided visits, thematic visits and more practical activities. They focus on promoting skills and knowledge, creating relationships between audiences and collections. They are committed to intergenerational and multicultural sharing and inclusion and integration of all. Its actions meet the diversity and specificity of the elderly.2022-01-26T15:01:51Z2022-01-11T00:00:00Z2022-01-112021-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/24331TID:202885976porFerreira, Madalena Louro Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:30:41Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/24331Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:13:46.992686Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os museus como instância educativa ao serviço dos idosos |
title |
Os museus como instância educativa ao serviço dos idosos |
spellingShingle |
Os museus como instância educativa ao serviço dos idosos Ferreira, Madalena Louro Silva Educação não formal -- Non-formal education Museu -- Museum Ações educativas Envelhecimento ativo Competências -- Skills Educational activities Active aging |
title_short |
Os museus como instância educativa ao serviço dos idosos |
title_full |
Os museus como instância educativa ao serviço dos idosos |
title_fullStr |
Os museus como instância educativa ao serviço dos idosos |
title_full_unstemmed |
Os museus como instância educativa ao serviço dos idosos |
title_sort |
Os museus como instância educativa ao serviço dos idosos |
author |
Ferreira, Madalena Louro Silva |
author_facet |
Ferreira, Madalena Louro Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Madalena Louro Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação não formal -- Non-formal education Museu -- Museum Ações educativas Envelhecimento ativo Competências -- Skills Educational activities Active aging |
topic |
Educação não formal -- Non-formal education Museu -- Museum Ações educativas Envelhecimento ativo Competências -- Skills Educational activities Active aging |
description |
Esta dissertação pretende dar relevância ao tema da educação não formal, estudada no contexto dos museus enquanto instâncias educativas, particularmente no que diz respeito à forma como direcionam a sua oferta para o público idoso. Os objetivos passaram por analisar as ações educativas de teor não formal, promovidas pelos museus em estudo destinadas ao público idoso, e, identificar a forma como os responsáveis fomentam esse tipo de ações, particularmente os diretores e responsáveis pela área educativa. Foi adotada uma metodologia qualitativa com recurso à entrevista semi-estruturada. Foram realizadas oito entrevistas a vários responsáveis da equipa dos Serviços Educativos de sete museus localizados em Lisboa. As principais conclusões revelam-nos que há semelhanças nas ações educativas desenvolvidas, que são visitas guiadas/orientadas, visitas temáticas e atividades mais práticas. Focam-se em promover competências e conhecimentos, criando relações entre os públicos e as coleções. Apostam na partilha intergeracional e multicultural e na inclusão e integração de todos. As suas ações vão ao encontro da diversidade e especificidade dos idosos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11 2022-01-26T15:01:51Z 2022-01-11T00:00:00Z 2022-01-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/24331 TID:202885976 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/24331 |
identifier_str_mv |
TID:202885976 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134694012354560 |