Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/12435 |
Resumo: | Este trabalho incide sobre a ação educativa pré-escolar e procura contribuir para a reflexão sobre as estratégias de interação promovidas com as famílias das crianças. Como suporte à compreensão e orientação desse processo enveredamos pelo aprofundamento de conhecimentos relativos aos modos de entender a educação na atualidade, a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças, bem como o processo de interação com as famílias. Ao nível da ação educativa promovemos experiências de aprendizagem em que procurámos valorizar formas diversas de comunicação e relação com as famílias/comunidade, envolvidas no estudo desenvolvido e descrita neste trabalho. As opções metodológicas do estudo são de natureza qualitativa e interpretativa e incluem o recurso à observação como técnica principal de recolha de dados, registados através de notas de campo e fotografia, no decurso da prática educativa. Esta decorreu com um grupo de 16 crianças de quatro anos de idade, integrado em contexto pré-escolar e os dados obtidos referem-se à ação educativa que, com elas, desenvolvemos e à interação que promovemos com as famílias e membros da comunidade. No sentido de complementar essa informação e melhor poder compreender as perceções das famílias sobre o processo educativo pré-escolar, procedemos à inquirição, por questionário, dos pais/família das crianças que frequentavam o jardim de infância. Os resultados do estudo apontam para a valorização de estratégias diversas de interação, mas também para necessidade de serem desenvolvidos esforços para tornar mais efetiva a cooperação e a comunicação que um trabalho em parceria requer promover. |
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