As orientações educacionais dos professores educação física e a importância dada aos processos de desenvolvimento da aptidão física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/44816 |
Resumo: | No âmbito da Prática de Ensino Supervisionado (PES), pertencente ao segundo ano do segundo ciclo de estudos, conducente ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, iniciei a minha atividade como Professora estagiária no Instituo Nossa Senhora da Encarnação do Externato Cooperativo da Benedita no ano letivo 2021/2022. Foi o início de uma ligação a uma comunidade educativa, que desejo manter ao longo da minha vida futura e que me marcou de forma profunda pela oportunidade única de estar inserida em quatro áreas de formação: a) lecionando em duas turmas, prática letiva uma do ensino básico e outra do secundário, tendo em vista a aprendizagem, desenvolvimento e consolidação das demais competências; b) conhecendo experiencialmente a alteração de hábitos e rotinas do Grupo de Educação Física e a sua relação com o espaço envolvente; c) coadjuvando na dinamização, planeamento, condução, gestão, trabalho de equipa, organização, avaliação e de um grupo-equipa do Desporto Escolar; d) partilhando responsabilidades de direção de turma no que me permitiu uma relação com as estruturas e demais órgãos escolares. Observo a metáfora do nosso corpo, nas relações e correlações das células que o constituem, categorizando o meu relatório final numa introdução, quatro capítulos, reflexão final e conclusão, de forma a equacionar e melhor compreender as expetativas trazidas e as experiências vividas nos diferentes momentos do Estágio Pedagógico: - Capítulo 1 – Dimensão Profissional, Social e Ética – é caraterizada a Escola, os elementos intervenientes no contexto escolar, a minha contribuição para a construção da realidade e no confronto direto com as minhas expectativas iniciais; - Capítulo 2 – Dimensão do Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem - procuro descrever todo o processo enquanto professora e coadjuvante – planeamento, realização do ensino, momentos de avaliação; - Capítulo 3 – Dimensão da Participação na Escola e a Relação com a Comunidade - processo de reflexão das atividades realizadas pela Escola e na interação com a comunidade; - Capítulo 4 – Dimensão do Desenvolvimento Profissional ao longo da vida – procuro transmitir o silogismo de que a oportunidade de ensinar foi antecedida pela oportunidade de aprender e que na articulação de oportunidades o professor desenvolve não só conhecimentos e competências como a compreensão de si mesmo, deixando impressa a sua pegada ecológica educacional; - Conclusão - sintetizo o estágio, enquanto etapa de formação. |
id |
RCAP_fd1092da08df1513ff2b8fab31993e48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/44816 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As orientações educacionais dos professores educação física e a importância dada aos processos de desenvolvimento da aptidão físicaEstágio pedagógicoEnsino-aprendizagemProfessor reflexivoOrientações educacionaisPegada ecológica educacionalDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNo âmbito da Prática de Ensino Supervisionado (PES), pertencente ao segundo ano do segundo ciclo de estudos, conducente ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, iniciei a minha atividade como Professora estagiária no Instituo Nossa Senhora da Encarnação do Externato Cooperativo da Benedita no ano letivo 2021/2022. Foi o início de uma ligação a uma comunidade educativa, que desejo manter ao longo da minha vida futura e que me marcou de forma profunda pela oportunidade única de estar inserida em quatro áreas de formação: a) lecionando em duas turmas, prática letiva uma do ensino básico e outra do secundário, tendo em vista a aprendizagem, desenvolvimento e consolidação das demais competências; b) conhecendo experiencialmente a alteração de hábitos e rotinas do Grupo de Educação Física e a sua relação com o espaço envolvente; c) coadjuvando na dinamização, planeamento, condução, gestão, trabalho de equipa, organização, avaliação e de um grupo-equipa do Desporto Escolar; d) partilhando responsabilidades de direção de turma no que me permitiu uma relação com as estruturas e demais órgãos escolares. Observo a metáfora do nosso corpo, nas relações e correlações das células que o constituem, categorizando o meu relatório final numa introdução, quatro capítulos, reflexão final e conclusão, de forma a equacionar e melhor compreender as expetativas trazidas e as experiências vividas nos diferentes momentos do Estágio Pedagógico: - Capítulo 1 – Dimensão Profissional, Social e Ética – é caraterizada a Escola, os elementos intervenientes no contexto escolar, a minha contribuição para a construção da realidade e no confronto direto com as minhas expectativas iniciais; - Capítulo 2 – Dimensão do Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem - procuro descrever todo o processo enquanto professora e coadjuvante – planeamento, realização do ensino, momentos de avaliação; - Capítulo 3 – Dimensão da Participação na Escola e a Relação com a Comunidade - processo de reflexão das atividades realizadas pela Escola e na interação com a comunidade; - Capítulo 4 – Dimensão do Desenvolvimento Profissional ao longo da vida – procuro transmitir o silogismo de que a oportunidade de ensinar foi antecedida pela oportunidade de aprender e que na articulação de oportunidades o professor desenvolve não só conhecimentos e competências como a compreensão de si mesmo, deixando impressa a sua pegada ecológica educacional; - Conclusão - sintetizo o estágio, enquanto etapa de formação.Vieira, FernandoRepositório ComumSilva, Carla2023-05-17T18:02:43Z2023-01-242023-01-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44816TID:203294203porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:21:10Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44816Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:27.565502Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As orientações educacionais dos professores educação física e a importância dada aos processos de desenvolvimento da aptidão física |
title |
As orientações educacionais dos professores educação física e a importância dada aos processos de desenvolvimento da aptidão física |
spellingShingle |
As orientações educacionais dos professores educação física e a importância dada aos processos de desenvolvimento da aptidão física Silva, Carla Estágio pedagógico Ensino-aprendizagem Professor reflexivo Orientações educacionais Pegada ecológica educacional Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
As orientações educacionais dos professores educação física e a importância dada aos processos de desenvolvimento da aptidão física |
title_full |
As orientações educacionais dos professores educação física e a importância dada aos processos de desenvolvimento da aptidão física |
title_fullStr |
As orientações educacionais dos professores educação física e a importância dada aos processos de desenvolvimento da aptidão física |
title_full_unstemmed |
As orientações educacionais dos professores educação física e a importância dada aos processos de desenvolvimento da aptidão física |
title_sort |
As orientações educacionais dos professores educação física e a importância dada aos processos de desenvolvimento da aptidão física |
author |
Silva, Carla |
author_facet |
Silva, Carla |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vieira, Fernando Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Carla |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio pedagógico Ensino-aprendizagem Professor reflexivo Orientações educacionais Pegada ecológica educacional Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Estágio pedagógico Ensino-aprendizagem Professor reflexivo Orientações educacionais Pegada ecológica educacional Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
No âmbito da Prática de Ensino Supervisionado (PES), pertencente ao segundo ano do segundo ciclo de estudos, conducente ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, iniciei a minha atividade como Professora estagiária no Instituo Nossa Senhora da Encarnação do Externato Cooperativo da Benedita no ano letivo 2021/2022. Foi o início de uma ligação a uma comunidade educativa, que desejo manter ao longo da minha vida futura e que me marcou de forma profunda pela oportunidade única de estar inserida em quatro áreas de formação: a) lecionando em duas turmas, prática letiva uma do ensino básico e outra do secundário, tendo em vista a aprendizagem, desenvolvimento e consolidação das demais competências; b) conhecendo experiencialmente a alteração de hábitos e rotinas do Grupo de Educação Física e a sua relação com o espaço envolvente; c) coadjuvando na dinamização, planeamento, condução, gestão, trabalho de equipa, organização, avaliação e de um grupo-equipa do Desporto Escolar; d) partilhando responsabilidades de direção de turma no que me permitiu uma relação com as estruturas e demais órgãos escolares. Observo a metáfora do nosso corpo, nas relações e correlações das células que o constituem, categorizando o meu relatório final numa introdução, quatro capítulos, reflexão final e conclusão, de forma a equacionar e melhor compreender as expetativas trazidas e as experiências vividas nos diferentes momentos do Estágio Pedagógico: - Capítulo 1 – Dimensão Profissional, Social e Ética – é caraterizada a Escola, os elementos intervenientes no contexto escolar, a minha contribuição para a construção da realidade e no confronto direto com as minhas expectativas iniciais; - Capítulo 2 – Dimensão do Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem - procuro descrever todo o processo enquanto professora e coadjuvante – planeamento, realização do ensino, momentos de avaliação; - Capítulo 3 – Dimensão da Participação na Escola e a Relação com a Comunidade - processo de reflexão das atividades realizadas pela Escola e na interação com a comunidade; - Capítulo 4 – Dimensão do Desenvolvimento Profissional ao longo da vida – procuro transmitir o silogismo de que a oportunidade de ensinar foi antecedida pela oportunidade de aprender e que na articulação de oportunidades o professor desenvolve não só conhecimentos e competências como a compreensão de si mesmo, deixando impressa a sua pegada ecológica educacional; - Conclusão - sintetizo o estágio, enquanto etapa de formação. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-17T18:02:43Z 2023-01-24 2023-01-24T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/44816 TID:203294203 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/44816 |
identifier_str_mv |
TID:203294203 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134918747357184 |