As orientações educacionais dos professores educação física e a importância dada aos processos de desenvolvimento da aptidão física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carla
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/44816
Resumo: No âmbito da Prática de Ensino Supervisionado (PES), pertencente ao segundo ano do segundo ciclo de estudos, conducente ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, iniciei a minha atividade como Professora estagiária no Instituo Nossa Senhora da Encarnação do Externato Cooperativo da Benedita no ano letivo 2021/2022. Foi o início de uma ligação a uma comunidade educativa, que desejo manter ao longo da minha vida futura e que me marcou de forma profunda pela oportunidade única de estar inserida em quatro áreas de formação: a) lecionando em duas turmas, prática letiva uma do ensino básico e outra do secundário, tendo em vista a aprendizagem, desenvolvimento e consolidação das demais competências; b) conhecendo experiencialmente a alteração de hábitos e rotinas do Grupo de Educação Física e a sua relação com o espaço envolvente; c) coadjuvando na dinamização, planeamento, condução, gestão, trabalho de equipa, organização, avaliação e de um grupo-equipa do Desporto Escolar; d) partilhando responsabilidades de direção de turma no que me permitiu uma relação com as estruturas e demais órgãos escolares. Observo a metáfora do nosso corpo, nas relações e correlações das células que o constituem, categorizando o meu relatório final numa introdução, quatro capítulos, reflexão final e conclusão, de forma a equacionar e melhor compreender as expetativas trazidas e as experiências vividas nos diferentes momentos do Estágio Pedagógico: - Capítulo 1 – Dimensão Profissional, Social e Ética – é caraterizada a Escola, os elementos intervenientes no contexto escolar, a minha contribuição para a construção da realidade e no confronto direto com as minhas expectativas iniciais; - Capítulo 2 – Dimensão do Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem - procuro descrever todo o processo enquanto professora e coadjuvante – planeamento, realização do ensino, momentos de avaliação; - Capítulo 3 – Dimensão da Participação na Escola e a Relação com a Comunidade - processo de reflexão das atividades realizadas pela Escola e na interação com a comunidade; - Capítulo 4 – Dimensão do Desenvolvimento Profissional ao longo da vida – procuro transmitir o silogismo de que a oportunidade de ensinar foi antecedida pela oportunidade de aprender e que na articulação de oportunidades o professor desenvolve não só conhecimentos e competências como a compreensão de si mesmo, deixando impressa a sua pegada ecológica educacional; - Conclusão - sintetizo o estágio, enquanto etapa de formação.
id RCAP_fd1092da08df1513ff2b8fab31993e48
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/44816
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As orientações educacionais dos professores educação física e a importância dada aos processos de desenvolvimento da aptidão físicaEstágio pedagógicoEnsino-aprendizagemProfessor reflexivoOrientações educacionaisPegada ecológica educacionalDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNo âmbito da Prática de Ensino Supervisionado (PES), pertencente ao segundo ano do segundo ciclo de estudos, conducente ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, iniciei a minha atividade como Professora estagiária no Instituo Nossa Senhora da Encarnação do Externato Cooperativo da Benedita no ano letivo 2021/2022. Foi o início de uma ligação a uma comunidade educativa, que desejo manter ao longo da minha vida futura e que me marcou de forma profunda pela oportunidade única de estar inserida em quatro áreas de formação: a) lecionando em duas turmas, prática letiva uma do ensino básico e outra do secundário, tendo em vista a aprendizagem, desenvolvimento e consolidação das demais competências; b) conhecendo experiencialmente a alteração de hábitos e rotinas do Grupo de Educação Física e a sua relação com o espaço envolvente; c) coadjuvando na dinamização, planeamento, condução, gestão, trabalho de equipa, organização, avaliação e de um grupo-equipa do Desporto Escolar; d) partilhando responsabilidades de direção de turma no que me permitiu uma relação com as estruturas e demais órgãos escolares. Observo a metáfora do nosso corpo, nas relações e correlações das células que o constituem, categorizando o meu relatório final numa introdução, quatro capítulos, reflexão final e conclusão, de forma a equacionar e melhor compreender as expetativas trazidas e as experiências vividas nos diferentes momentos do Estágio Pedagógico: - Capítulo 1 – Dimensão Profissional, Social e Ética – é caraterizada a Escola, os elementos intervenientes no contexto escolar, a minha contribuição para a construção da realidade e no confronto direto com as minhas expectativas iniciais; - Capítulo 2 – Dimensão do Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem - procuro descrever todo o processo enquanto professora e coadjuvante – planeamento, realização do ensino, momentos de avaliação; - Capítulo 3 – Dimensão da Participação na Escola e a Relação com a Comunidade - processo de reflexão das atividades realizadas pela Escola e na interação com a comunidade; - Capítulo 4 – Dimensão do Desenvolvimento Profissional ao longo da vida – procuro transmitir o silogismo de que a oportunidade de ensinar foi antecedida pela oportunidade de aprender e que na articulação de oportunidades o professor desenvolve não só conhecimentos e competências como a compreensão de si mesmo, deixando impressa a sua pegada ecológica educacional; - Conclusão - sintetizo o estágio, enquanto etapa de formação.Vieira, FernandoRepositório ComumSilva, Carla2023-05-17T18:02:43Z2023-01-242023-01-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44816TID:203294203porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:21:10Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44816Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:27.565502Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As orientações educacionais dos professores educação física e a importância dada aos processos de desenvolvimento da aptidão física
title As orientações educacionais dos professores educação física e a importância dada aos processos de desenvolvimento da aptidão física
spellingShingle As orientações educacionais dos professores educação física e a importância dada aos processos de desenvolvimento da aptidão física
Silva, Carla
Estágio pedagógico
Ensino-aprendizagem
Professor reflexivo
Orientações educacionais
Pegada ecológica educacional
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short As orientações educacionais dos professores educação física e a importância dada aos processos de desenvolvimento da aptidão física
title_full As orientações educacionais dos professores educação física e a importância dada aos processos de desenvolvimento da aptidão física
title_fullStr As orientações educacionais dos professores educação física e a importância dada aos processos de desenvolvimento da aptidão física
title_full_unstemmed As orientações educacionais dos professores educação física e a importância dada aos processos de desenvolvimento da aptidão física
title_sort As orientações educacionais dos professores educação física e a importância dada aos processos de desenvolvimento da aptidão física
author Silva, Carla
author_facet Silva, Carla
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Fernando
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carla
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Ensino-aprendizagem
Professor reflexivo
Orientações educacionais
Pegada ecológica educacional
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estágio pedagógico
Ensino-aprendizagem
Professor reflexivo
Orientações educacionais
Pegada ecológica educacional
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description No âmbito da Prática de Ensino Supervisionado (PES), pertencente ao segundo ano do segundo ciclo de estudos, conducente ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, iniciei a minha atividade como Professora estagiária no Instituo Nossa Senhora da Encarnação do Externato Cooperativo da Benedita no ano letivo 2021/2022. Foi o início de uma ligação a uma comunidade educativa, que desejo manter ao longo da minha vida futura e que me marcou de forma profunda pela oportunidade única de estar inserida em quatro áreas de formação: a) lecionando em duas turmas, prática letiva uma do ensino básico e outra do secundário, tendo em vista a aprendizagem, desenvolvimento e consolidação das demais competências; b) conhecendo experiencialmente a alteração de hábitos e rotinas do Grupo de Educação Física e a sua relação com o espaço envolvente; c) coadjuvando na dinamização, planeamento, condução, gestão, trabalho de equipa, organização, avaliação e de um grupo-equipa do Desporto Escolar; d) partilhando responsabilidades de direção de turma no que me permitiu uma relação com as estruturas e demais órgãos escolares. Observo a metáfora do nosso corpo, nas relações e correlações das células que o constituem, categorizando o meu relatório final numa introdução, quatro capítulos, reflexão final e conclusão, de forma a equacionar e melhor compreender as expetativas trazidas e as experiências vividas nos diferentes momentos do Estágio Pedagógico: - Capítulo 1 – Dimensão Profissional, Social e Ética – é caraterizada a Escola, os elementos intervenientes no contexto escolar, a minha contribuição para a construção da realidade e no confronto direto com as minhas expectativas iniciais; - Capítulo 2 – Dimensão do Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem - procuro descrever todo o processo enquanto professora e coadjuvante – planeamento, realização do ensino, momentos de avaliação; - Capítulo 3 – Dimensão da Participação na Escola e a Relação com a Comunidade - processo de reflexão das atividades realizadas pela Escola e na interação com a comunidade; - Capítulo 4 – Dimensão do Desenvolvimento Profissional ao longo da vida – procuro transmitir o silogismo de que a oportunidade de ensinar foi antecedida pela oportunidade de aprender e que na articulação de oportunidades o professor desenvolve não só conhecimentos e competências como a compreensão de si mesmo, deixando impressa a sua pegada ecológica educacional; - Conclusão - sintetizo o estágio, enquanto etapa de formação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-17T18:02:43Z
2023-01-24
2023-01-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/44816
TID:203294203
url http://hdl.handle.net/10400.26/44816
identifier_str_mv TID:203294203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134918747357184