A tecnologia na sala de aula: entre o fascínio e a rejeição
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/2704 |
Resumo: | A Internet em sala de aula vem se apresentando como um desafio a mais para ser vencido pelo educador dos dias atuais. “Rejeitar” ou “Fascinar-se com o uso” são as duas opções que se nos apresentam neste momento de mudanças nos paradigmas educacionais. Nesta pesquisa que envolveu uma amostra das escolas estaduais de Campina Grande, refletimos acerca do cenário das tecnologias utilizadas na educação. A proposta foi averiguar o que leva ao não uso das mesmas, pela maior parte dos professores, apesar de as escolas encontrarem-se supostamente equipadas com laboratórios de última geração, segundo descrevem os programas de informatização, implantados pelos governos municipal, estadual e federal, nos últimos anos. Descobrimos que existem estimativamente 0,08% dos docentes que utilizam as ferramentas da informática e dentre esse percentual há os que se destacam pela criatividade e ganham prêmios de incentivo educacional com seus trabalhos. Retratamos, através das falas dos participantes entrevistados, a realidade do cotidiano escolar dos professores, que em muitos casos difere totalmente daquela propagada nas mídias de comunicação em massa. Os autores que inspiraram esta dissertação foram Levy (1993, 1996, 1999, 2000, 2004), Castells (2003), Canário (2006), Correia (1989), Perrenoud (1999, 2000, 2001a, 2001b), Moran (1987, 1997, 2000, 2001, 2003, 2007), Nóvoa (1992a, 2002), entre outros pensadores que se interessam pela tecnologia educacional. |
id |
RCAP_fd136fc6eee8d1c6984bd32ec73853b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/2704 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A tecnologia na sala de aula: entre o fascínio e a rejeiçãoEDUCAÇÃOINTERNETTECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃOMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOINOVAÇÃO TECNOLÓGICATECNOLOGIAS EDUCACIONAISBRASILEDUCATIONINTERNETINFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIESTECHNOLOGICAL INNOVATIONEDUCATIONAL TECHNOLOGIESBRAZILA Internet em sala de aula vem se apresentando como um desafio a mais para ser vencido pelo educador dos dias atuais. “Rejeitar” ou “Fascinar-se com o uso” são as duas opções que se nos apresentam neste momento de mudanças nos paradigmas educacionais. Nesta pesquisa que envolveu uma amostra das escolas estaduais de Campina Grande, refletimos acerca do cenário das tecnologias utilizadas na educação. A proposta foi averiguar o que leva ao não uso das mesmas, pela maior parte dos professores, apesar de as escolas encontrarem-se supostamente equipadas com laboratórios de última geração, segundo descrevem os programas de informatização, implantados pelos governos municipal, estadual e federal, nos últimos anos. Descobrimos que existem estimativamente 0,08% dos docentes que utilizam as ferramentas da informática e dentre esse percentual há os que se destacam pela criatividade e ganham prêmios de incentivo educacional com seus trabalhos. Retratamos, através das falas dos participantes entrevistados, a realidade do cotidiano escolar dos professores, que em muitos casos difere totalmente daquela propagada nas mídias de comunicação em massa. Os autores que inspiraram esta dissertação foram Levy (1993, 1996, 1999, 2000, 2004), Castells (2003), Canário (2006), Correia (1989), Perrenoud (1999, 2000, 2001a, 2001b), Moran (1987, 1997, 2000, 2001, 2003, 2007), Nóvoa (1992a, 2002), entre outros pensadores que se interessam pela tecnologia educacional.This paper presents the Internet use as a great challenge to be achieved by teachers nowadays. It is noticed that while most public schools in Campina Grande/PB have available access to various media such as computer labs, Internet and others, a large proportion of teachers still not incorporate these tools into their teaching. Rejecting or fascinating with is two options that are presented us. The results revealed scenery very different from the one proclaimed by the government educational policies and showed by the mass media. All teachers’ schools reality was analyzed through their statements during data collecting period. Some of theorists inspired this research, such as: Levy (1993, 1996, 1999, 2000, 2004), Castells (2003), Canário (2006), Correia (1989), Perrenoud (1999, 2000, 2001a, 2001b), Moran (1987, 1997, 2000, 2001, 2003, 2007), Nóvoa (1992a, 2002), all of them are interested in implications of using technology as a pedagogical tool on educational demands.2012-06-06T14:56:10Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/2704porAraújo, Patrícia Nascimento Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:55Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/2704Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:25.627889Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A tecnologia na sala de aula: entre o fascínio e a rejeição |
title |
A tecnologia na sala de aula: entre o fascínio e a rejeição |
spellingShingle |
A tecnologia na sala de aula: entre o fascínio e a rejeição Araújo, Patrícia Nascimento Fernandes EDUCAÇÃO INTERNET TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO INOVAÇÃO TECNOLÓGICA TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS BRASIL EDUCATION INTERNET INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES TECHNOLOGICAL INNOVATION EDUCATIONAL TECHNOLOGIES BRAZIL |
title_short |
A tecnologia na sala de aula: entre o fascínio e a rejeição |
title_full |
A tecnologia na sala de aula: entre o fascínio e a rejeição |
title_fullStr |
A tecnologia na sala de aula: entre o fascínio e a rejeição |
title_full_unstemmed |
A tecnologia na sala de aula: entre o fascínio e a rejeição |
title_sort |
A tecnologia na sala de aula: entre o fascínio e a rejeição |
author |
Araújo, Patrícia Nascimento Fernandes |
author_facet |
Araújo, Patrícia Nascimento Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Patrícia Nascimento Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO INTERNET TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO INOVAÇÃO TECNOLÓGICA TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS BRASIL EDUCATION INTERNET INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES TECHNOLOGICAL INNOVATION EDUCATIONAL TECHNOLOGIES BRAZIL |
topic |
EDUCAÇÃO INTERNET TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO INOVAÇÃO TECNOLÓGICA TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS BRASIL EDUCATION INTERNET INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES TECHNOLOGICAL INNOVATION EDUCATIONAL TECHNOLOGIES BRAZIL |
description |
A Internet em sala de aula vem se apresentando como um desafio a mais para ser vencido pelo educador dos dias atuais. “Rejeitar” ou “Fascinar-se com o uso” são as duas opções que se nos apresentam neste momento de mudanças nos paradigmas educacionais. Nesta pesquisa que envolveu uma amostra das escolas estaduais de Campina Grande, refletimos acerca do cenário das tecnologias utilizadas na educação. A proposta foi averiguar o que leva ao não uso das mesmas, pela maior parte dos professores, apesar de as escolas encontrarem-se supostamente equipadas com laboratórios de última geração, segundo descrevem os programas de informatização, implantados pelos governos municipal, estadual e federal, nos últimos anos. Descobrimos que existem estimativamente 0,08% dos docentes que utilizam as ferramentas da informática e dentre esse percentual há os que se destacam pela criatividade e ganham prêmios de incentivo educacional com seus trabalhos. Retratamos, através das falas dos participantes entrevistados, a realidade do cotidiano escolar dos professores, que em muitos casos difere totalmente daquela propagada nas mídias de comunicação em massa. Os autores que inspiraram esta dissertação foram Levy (1993, 1996, 1999, 2000, 2004), Castells (2003), Canário (2006), Correia (1989), Perrenoud (1999, 2000, 2001a, 2001b), Moran (1987, 1997, 2000, 2001, 2003, 2007), Nóvoa (1992a, 2002), entre outros pensadores que se interessam pela tecnologia educacional. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-06T14:56:10Z 2012-01-01T00:00:00Z 2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/2704 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/2704 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131241070460928 |