O papel da imagem dos eventos culturais na construção da marca de um destino turístico: O caso do evento “Braga Romana”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/148 |
Resumo: | O principal objetivo do presente estudo é perceber qual o papel dos eventos culturais na construção da marca, imagem e qualidade percebida acerca de um destino, aplicado ao caso concreto do evento “Braga Romana” na cidade de Braga. Foi conduzida uma investigação de natureza qualitativa e quantitativa por forma a compreender qual a visão dos responsáveis pelas áreas objeto de estudo, turismo e eventos, e a perceção dos visitantes do evento. Os resultados indicam que os eventos culturais, e concretamente no caso de estudo o evento “Braga Romana” no destino Braga, desempenham um papel determinante no território. Verifica-se, assim, o contributo desta investigação numa perspetiva interdisciplinar, a saber: para o marketing, para o turismo e numa ótica de desenvolvimento local. |
id |
RCAP_fd3b57a8dfefecc6e49d5c5171e6e07e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.dosalgarves:article/148 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel da imagem dos eventos culturais na construção da marca de um destino turístico: O caso do evento “Braga Romana”The role of cultural events image in the construction of the touristic destination brand: “Braga Romana” case studyImagem; marca; eventos culturais; marketing das cidadesImage; brand; cultural events; city marketingO principal objetivo do presente estudo é perceber qual o papel dos eventos culturais na construção da marca, imagem e qualidade percebida acerca de um destino, aplicado ao caso concreto do evento “Braga Romana” na cidade de Braga. Foi conduzida uma investigação de natureza qualitativa e quantitativa por forma a compreender qual a visão dos responsáveis pelas áreas objeto de estudo, turismo e eventos, e a perceção dos visitantes do evento. Os resultados indicam que os eventos culturais, e concretamente no caso de estudo o evento “Braga Romana” no destino Braga, desempenham um papel determinante no território. Verifica-se, assim, o contributo desta investigação numa perspetiva interdisciplinar, a saber: para o marketing, para o turismo e numa ótica de desenvolvimento local.The main objective of this study is to understand the role of cultural events in the construction of the brand, image and perceived quality of a destination, applied to the specific case of the "Braga Romana" event in the city of Braga. A study of a qualitative and quantitative nature was conducted in order to understand the vision of those responsible for the areas studied, tourism and events, and the perception of visitors to the event. The results indicate that cultural events, and specifically in the case of the event "Braga Romana" in the destination of Braga, play a determining role in the territory. Thus, the study makes a contribution from an interdisciplinary perspective, namely: for marketing, tourism and local development.Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management JournalDos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal2018-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/148Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 33 (2018); 1-21Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 33 (2018); 1-212182-5580reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/148https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/148/201Copyright (c) 2018 Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRola, Mário; Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA)Malheiro, Alexandra; Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), UNIAG and CiTURSousa, Bruno; Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), UNIAG and CiTUR2024-01-27T07:45:19Zoai:ojs.dosalgarves:article/148Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:58:05.798445Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel da imagem dos eventos culturais na construção da marca de um destino turístico: O caso do evento “Braga Romana” The role of cultural events image in the construction of the touristic destination brand: “Braga Romana” case study |
title |
O papel da imagem dos eventos culturais na construção da marca de um destino turístico: O caso do evento “Braga Romana” |
spellingShingle |
O papel da imagem dos eventos culturais na construção da marca de um destino turístico: O caso do evento “Braga Romana” Rola, Mário; Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA) Imagem; marca; eventos culturais; marketing das cidades Image; brand; cultural events; city marketing |
title_short |
O papel da imagem dos eventos culturais na construção da marca de um destino turístico: O caso do evento “Braga Romana” |
title_full |
O papel da imagem dos eventos culturais na construção da marca de um destino turístico: O caso do evento “Braga Romana” |
title_fullStr |
O papel da imagem dos eventos culturais na construção da marca de um destino turístico: O caso do evento “Braga Romana” |
title_full_unstemmed |
O papel da imagem dos eventos culturais na construção da marca de um destino turístico: O caso do evento “Braga Romana” |
title_sort |
O papel da imagem dos eventos culturais na construção da marca de um destino turístico: O caso do evento “Braga Romana” |
author |
Rola, Mário; Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA) |
author_facet |
Rola, Mário; Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA) Malheiro, Alexandra; Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), UNIAG and CiTUR Sousa, Bruno; Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), UNIAG and CiTUR |
author_role |
author |
author2 |
Malheiro, Alexandra; Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), UNIAG and CiTUR Sousa, Bruno; Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), UNIAG and CiTUR |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rola, Mário; Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA) Malheiro, Alexandra; Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), UNIAG and CiTUR Sousa, Bruno; Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), UNIAG and CiTUR |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imagem; marca; eventos culturais; marketing das cidades Image; brand; cultural events; city marketing |
topic |
Imagem; marca; eventos culturais; marketing das cidades Image; brand; cultural events; city marketing |
description |
O principal objetivo do presente estudo é perceber qual o papel dos eventos culturais na construção da marca, imagem e qualidade percebida acerca de um destino, aplicado ao caso concreto do evento “Braga Romana” na cidade de Braga. Foi conduzida uma investigação de natureza qualitativa e quantitativa por forma a compreender qual a visão dos responsáveis pelas áreas objeto de estudo, turismo e eventos, e a perceção dos visitantes do evento. Os resultados indicam que os eventos culturais, e concretamente no caso de estudo o evento “Braga Romana” no destino Braga, desempenham um papel determinante no território. Verifica-se, assim, o contributo desta investigação numa perspetiva interdisciplinar, a saber: para o marketing, para o turismo e numa ótica de desenvolvimento local. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/148 |
url |
https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/148 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/148 https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/148/201 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal |
publisher.none.fl_str_mv |
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 33 (2018); 1-21 Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 33 (2018); 1-21 2182-5580 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137066225762304 |