Marketing estratégico : um estudo aplicado aos grupos estratégicos na indústria gráfica portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/262 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Gestão |
id |
RCAP_ff084d205cdce1eca4050747425bb2b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/262 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Marketing estratégico : um estudo aplicado aos grupos estratégicos na indústria gráfica portuguesaIndústria GráficaMarketing EstratégicoPlaneamento estratégicoGraphic IndustryStrategic MarketingStrategic PlanningDissertação de Mestrado em GestãoAo longo dos últimos anos, a indústria gráfica, tem sofrido alterações, que interferem nas opções estratégicas de cada empresa. Clientes mais exigentes, prazos de entrega mais curtos, concorrentes mais agressivos, são algumas das mudanças com que as empresas gráficas se defrontam. Estas empresas têm grande preocupação ao nível da produção e como é cada vez mais pertinente conhecer e interpretar o mercado, esta dissertação vai procurar compreender a realidade das empresas gráficas portuguesas, aplicando alguns conceitos do marketing estratégico, aferindo a sua postura quanto à analise de mercado e acções desencadeadas para actuar sobre o mesmo. Fez-se o enquadramento desta indústria com base nas estratégias genéricas de Porter, tendo-se identificado a presença de quatro grupos estratégicos. Os resultados apontaram ainda, no sentido de que, a adopção da estratégia depende da orientação de mercado de cada grupo de empresas.ABSTRACT: In the last few years, the graphic industry has suffered changes that interfere in the strategic options of each enterprise. Demanding clients, shorter delivery limits of time and more aggressive competitors are some of the changes the graphic enterprises have to face. These enterprises are very concerned with the production level, and because it is important to know and to interpret the market, this essay will try to understand the reality of the Portuguese graphic enterprises, applying some notions of strategic marketing, defining its position in what concerns the analyses of the market and actions developed to work on it. The frame of this industry was done based on the generic strategies of Porter, identifying it with the presence of four strategic groups. The results also indicate that the adoption of a strategy depends on the market orientation of each group of enterprises.Couto, João Pedro AlmeidaRepositório da Universidade dos AçoresFlor, Ana Cristina de Freitas Pereira Massa2009-09-08T11:55:42Z2006-03-102006-03-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/262porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:27:26Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/262Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:23:15.430978Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marketing estratégico : um estudo aplicado aos grupos estratégicos na indústria gráfica portuguesa |
title |
Marketing estratégico : um estudo aplicado aos grupos estratégicos na indústria gráfica portuguesa |
spellingShingle |
Marketing estratégico : um estudo aplicado aos grupos estratégicos na indústria gráfica portuguesa Flor, Ana Cristina de Freitas Pereira Massa Indústria Gráfica Marketing Estratégico Planeamento estratégico Graphic Industry Strategic Marketing Strategic Planning |
title_short |
Marketing estratégico : um estudo aplicado aos grupos estratégicos na indústria gráfica portuguesa |
title_full |
Marketing estratégico : um estudo aplicado aos grupos estratégicos na indústria gráfica portuguesa |
title_fullStr |
Marketing estratégico : um estudo aplicado aos grupos estratégicos na indústria gráfica portuguesa |
title_full_unstemmed |
Marketing estratégico : um estudo aplicado aos grupos estratégicos na indústria gráfica portuguesa |
title_sort |
Marketing estratégico : um estudo aplicado aos grupos estratégicos na indústria gráfica portuguesa |
author |
Flor, Ana Cristina de Freitas Pereira Massa |
author_facet |
Flor, Ana Cristina de Freitas Pereira Massa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Couto, João Pedro Almeida Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flor, Ana Cristina de Freitas Pereira Massa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indústria Gráfica Marketing Estratégico Planeamento estratégico Graphic Industry Strategic Marketing Strategic Planning |
topic |
Indústria Gráfica Marketing Estratégico Planeamento estratégico Graphic Industry Strategic Marketing Strategic Planning |
description |
Dissertação de Mestrado em Gestão |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-03-10 2006-03-10T00:00:00Z 2009-09-08T11:55:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/262 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/262 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130677699936256 |