Marketing estratégico : um estudo aplicado aos grupos estratégicos na indústria gráfica portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flor, Ana Cristina de Freitas Pereira Massa
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/262
Resumo: Dissertação de Mestrado em Gestão
id RCAP_ff084d205cdce1eca4050747425bb2b6
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/262
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Marketing estratégico : um estudo aplicado aos grupos estratégicos na indústria gráfica portuguesaIndústria GráficaMarketing EstratégicoPlaneamento estratégicoGraphic IndustryStrategic MarketingStrategic PlanningDissertação de Mestrado em GestãoAo longo dos últimos anos, a indústria gráfica, tem sofrido alterações, que interferem nas opções estratégicas de cada empresa. Clientes mais exigentes, prazos de entrega mais curtos, concorrentes mais agressivos, são algumas das mudanças com que as empresas gráficas se defrontam. Estas empresas têm grande preocupação ao nível da produção e como é cada vez mais pertinente conhecer e interpretar o mercado, esta dissertação vai procurar compreender a realidade das empresas gráficas portuguesas, aplicando alguns conceitos do marketing estratégico, aferindo a sua postura quanto à analise de mercado e acções desencadeadas para actuar sobre o mesmo. Fez-se o enquadramento desta indústria com base nas estratégias genéricas de Porter, tendo-se identificado a presença de quatro grupos estratégicos. Os resultados apontaram ainda, no sentido de que, a adopção da estratégia depende da orientação de mercado de cada grupo de empresas.ABSTRACT: In the last few years, the graphic industry has suffered changes that interfere in the strategic options of each enterprise. Demanding clients, shorter delivery limits of time and more aggressive competitors are some of the changes the graphic enterprises have to face. These enterprises are very concerned with the production level, and because it is important to know and to interpret the market, this essay will try to understand the reality of the Portuguese graphic enterprises, applying some notions of strategic marketing, defining its position in what concerns the analyses of the market and actions developed to work on it. The frame of this industry was done based on the generic strategies of Porter, identifying it with the presence of four strategic groups. The results also indicate that the adoption of a strategy depends on the market orientation of each group of enterprises.Couto, João Pedro AlmeidaRepositório da Universidade dos AçoresFlor, Ana Cristina de Freitas Pereira Massa2009-09-08T11:55:42Z2006-03-102006-03-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/262porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:27:26Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/262Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:23:15.430978Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Marketing estratégico : um estudo aplicado aos grupos estratégicos na indústria gráfica portuguesa
title Marketing estratégico : um estudo aplicado aos grupos estratégicos na indústria gráfica portuguesa
spellingShingle Marketing estratégico : um estudo aplicado aos grupos estratégicos na indústria gráfica portuguesa
Flor, Ana Cristina de Freitas Pereira Massa
Indústria Gráfica
Marketing Estratégico
Planeamento estratégico
Graphic Industry
Strategic Marketing
Strategic Planning
title_short Marketing estratégico : um estudo aplicado aos grupos estratégicos na indústria gráfica portuguesa
title_full Marketing estratégico : um estudo aplicado aos grupos estratégicos na indústria gráfica portuguesa
title_fullStr Marketing estratégico : um estudo aplicado aos grupos estratégicos na indústria gráfica portuguesa
title_full_unstemmed Marketing estratégico : um estudo aplicado aos grupos estratégicos na indústria gráfica portuguesa
title_sort Marketing estratégico : um estudo aplicado aos grupos estratégicos na indústria gráfica portuguesa
author Flor, Ana Cristina de Freitas Pereira Massa
author_facet Flor, Ana Cristina de Freitas Pereira Massa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Couto, João Pedro Almeida
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Flor, Ana Cristina de Freitas Pereira Massa
dc.subject.por.fl_str_mv Indústria Gráfica
Marketing Estratégico
Planeamento estratégico
Graphic Industry
Strategic Marketing
Strategic Planning
topic Indústria Gráfica
Marketing Estratégico
Planeamento estratégico
Graphic Industry
Strategic Marketing
Strategic Planning
description Dissertação de Mestrado em Gestão
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-03-10
2006-03-10T00:00:00Z
2009-09-08T11:55:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/262
url http://hdl.handle.net/10400.3/262
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130677699936256