Formação profissional - Perceção dos efeitos da formação e o processo de avaliação da formação numa entidade formadora certificada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Marta Pires da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/47099
Resumo: Relatório de Estágio de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Organização e Gestão da Educação e da Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
id RCAP_1eb69254c50e48a63234fe1cdae38785
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/47099
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação profissional - Perceção dos efeitos da formação e o processo de avaliação da formação numa entidade formadora certificadaFormação profissionalAvaliação da formaçãoAnálise organizacionalRelatórios de estágio de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de Estágio de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Organização e Gestão da Educação e da Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021Este relatório de estágio foi realizado como trabalho final para conclusão do Mestrado em Educação e Formação com área de especialidade em Organização e Gestão da Educação e da Formação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. O estágio decorreu na organização Euroconsult – Consultores de Engenharia e Gestão, Lda, entre os meses de janeiro de 2019 e junho de 2020 onde desempenhei funções nas áreas: Coordenação de Formação e Recursos Humanos. Trata-se de uma entidade formadora onde trabalho tanto ao nível da formação profissional contínua destinada a empresas como com projetos de formação financiados pelo quadro comunitário atual (Portugal2020). Para além das atividades inerentes ao estágio desenvolvi um projeto de investigação centrado nos seguintes eixos de análise, o primeiro o Processo de Avaliação da Formação; e o segundo a Perceção dos Efeitos da Formação nos Formandos. Optei por uma abordagem de cariz qualitativo, tendo como principais técnicas de recolha de dados a observação participante, registada no diário de campo (instrumento de registo); a entrevista semiestruturada a diferentes stakeholders presentes no processo formativo, nomeadamente, formandos, coordenador de formação e formador; e a análise documental. Durante todo o processo de investigação, foi possível aferir que os efeitos da formação nos formandos tornam-se difíceis de apurar, tendo em conta, os fatores que podem influenciar a transferência e por sua vez o efeito da formação nas suas vidas. Para além disso, conclui também que o contexto analisado não detém um acompanhamento pós-formação para avaliar os efeitos da formação a nível individual e organizacional. Por fim, foi também possível identificar uma abordagem teórica de avaliação da formação, Avaliação Multinível de Kirkpatrick (2007) semelhante ao modelo de avaliação praticado na entidade formadora em análise.This internship report was carried out as a final work for the completion of the Master's degree in Education and Training with an area of expertise in Organization and Management of Education and Training of the Institute of Education of the University of Lisbon. The internship took place in the organization Euroconsult – Consultores de Engenharia e Gestão, Lda, between January 2019 and June 2020 where I held functions in the area Coordinator of Training and Human Resources. It is a training entity where I work both at the level of continuing vocational training for companies and with training projects financed by the current Community framework (Portugal2020). In addition to the activities inherent to the internship, I developed a research project focused on the following axes of analysis, the Training Evaluation Process; and the Perception of the Effects of Training on Trainees. I used qualitative research for data collection. The data collection techniques chosen for this research were: participant observation, recorded in the field diary (recording instrument); semi-structured interviews with different stakeholders present in the formative process, namely trainees, training coordinator and trainer; and documentary analysis. Throughout the research process, it was possible to assess that the effects of training are difficult to determine due to factors that can influence the transfer of learning and in turn how it’s impacting the trainees’ life. Besides, it also concludes that the context analyzed does not have post-training follow-up to assess the effects of training at an individual and organizational level. Finally, it was also possible to identify a theoretical approach to the evaluation of training, Kirkpatrick Multilevel Assessment (2007) like the evaluation model practiced in the training entity under analysis.Almeida, Marta Mateus de, 1972-Repositório da Universidade de LisboaFerreira, Ana Marta Pires da Silva2021-03-26T15:33:42Z20212020-12-142021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47099TID:202970116porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47099Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:11.037304Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação profissional - Perceção dos efeitos da formação e o processo de avaliação da formação numa entidade formadora certificada
title Formação profissional - Perceção dos efeitos da formação e o processo de avaliação da formação numa entidade formadora certificada
spellingShingle Formação profissional - Perceção dos efeitos da formação e o processo de avaliação da formação numa entidade formadora certificada
Ferreira, Ana Marta Pires da Silva
Formação profissional
Avaliação da formação
Análise organizacional
Relatórios de estágio de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Formação profissional - Perceção dos efeitos da formação e o processo de avaliação da formação numa entidade formadora certificada
title_full Formação profissional - Perceção dos efeitos da formação e o processo de avaliação da formação numa entidade formadora certificada
title_fullStr Formação profissional - Perceção dos efeitos da formação e o processo de avaliação da formação numa entidade formadora certificada
title_full_unstemmed Formação profissional - Perceção dos efeitos da formação e o processo de avaliação da formação numa entidade formadora certificada
title_sort Formação profissional - Perceção dos efeitos da formação e o processo de avaliação da formação numa entidade formadora certificada
author Ferreira, Ana Marta Pires da Silva
author_facet Ferreira, Ana Marta Pires da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Marta Mateus de, 1972-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ana Marta Pires da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Formação profissional
Avaliação da formação
Análise organizacional
Relatórios de estágio de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Formação profissional
Avaliação da formação
Análise organizacional
Relatórios de estágio de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de Estágio de Mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Organização e Gestão da Educação e da Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-14
2021-03-26T15:33:42Z
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/47099
TID:202970116
url http://hdl.handle.net/10451/47099
identifier_str_mv TID:202970116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134537380265984