As parcerias na Educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/11234 |
Resumo: | A “queda” dos muros da escola passou a exigir um olhar mais amplo sobre os conceitos de educação e de aprendizagem. O alargamento das atribuições e competências para o poder local possibilitou a procura de parceiros com vista à melhoria do serviço prestado, revelando-se uma estratégia, por excelência, de verdadeira interação entre a escola e a comunidade. Investigar a Escola atual implica uma abordagem holística da sua inclusão no tecido social e cultural e uma análise da sua importância, da sua evolução histórica, partindo do advento da escola de massas e do estudo das suas relações internas e externas. A presente investigação, de natureza qualitativa, envolveu um agrupamento de escolas onde foram identificados os acordos estabelecidos, tomando-se como ponto de partida a utilização das parcerias em contexto educativo e a sua influência no sucesso escolar/educativo dos alunos. Trata-se de uma investigação exploratória, com o objetivo de analisar o aparecimento das parcerias no Sistema Educativo, na sua relação com o conceito de autonomia, mediante um estudo de caso e usando-se o questionário e a entrevista semiestruturada enquanto técnicas de recolha de dados, interpretados à custa do método de análise de conteúdo e análise estatística. Foi possível concluir que a comunidade escolar e local participam, satisfatoriamente, nas atividades fomentadas pelas parcerias socioeducativas, conferindo à escola maior capacitação no desenvolvimento de mais e melhores práticas, principalmente por ficar dotada de mais recursos, com efeitos positivos no sucesso escolar dos alunos. |
id |
RCAP_ff64d842d47edf7b7a0d6dd8ef7784c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/11234 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As parcerias na EducaçãoParceriasEscolaA “queda” dos muros da escola passou a exigir um olhar mais amplo sobre os conceitos de educação e de aprendizagem. O alargamento das atribuições e competências para o poder local possibilitou a procura de parceiros com vista à melhoria do serviço prestado, revelando-se uma estratégia, por excelência, de verdadeira interação entre a escola e a comunidade. Investigar a Escola atual implica uma abordagem holística da sua inclusão no tecido social e cultural e uma análise da sua importância, da sua evolução histórica, partindo do advento da escola de massas e do estudo das suas relações internas e externas. A presente investigação, de natureza qualitativa, envolveu um agrupamento de escolas onde foram identificados os acordos estabelecidos, tomando-se como ponto de partida a utilização das parcerias em contexto educativo e a sua influência no sucesso escolar/educativo dos alunos. Trata-se de uma investigação exploratória, com o objetivo de analisar o aparecimento das parcerias no Sistema Educativo, na sua relação com o conceito de autonomia, mediante um estudo de caso e usando-se o questionário e a entrevista semiestruturada enquanto técnicas de recolha de dados, interpretados à custa do método de análise de conteúdo e análise estatística. Foi possível concluir que a comunidade escolar e local participam, satisfatoriamente, nas atividades fomentadas pelas parcerias socioeducativas, conferindo à escola maior capacitação no desenvolvimento de mais e melhores práticas, principalmente por ficar dotada de mais recursos, com efeitos positivos no sucesso escolar dos alunos.The "fall" of the school walls has required a broader look at the concepts of education and learning. The extension of the attributions and competences to local authorities has enabled the search for partners in order to improve the service provided, revealing itself as a strategy, per excellence, of true interaction between the school and the community. Investigating the current school implies a holistic approach to its inclusion in the social and cultural fabric and an analysis of its importance, its historical evolution, starting from the advent of the mass school and the study of its internal and external relations. The present research, of qualitative nature, involved a grouping of schools where the established agreements were identified, taking as a starting point the use of partnerships in educational context and their influence on the students' school/educational success. This is an exploratory research, with the aim of analysing the emergence of partnerships in the Education System, in its relationship with the concept of autonomy, through a case study and using the questionnaire and semi-structured interview as techniques of data collection, interpreted using the method of content analysis and statistical analysis. It was possible to conclude that the school and local community satisfactorily participate in the activities promoted by socio-educational partnerships, giving the school greater capacity in the development of more and better practices, mainly by being endowed with more resources, with positive effects on the students' school success.2022-05-16T11:11:08Z2022-03-30T00:00:00Z2022-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11234porOliveira, Duke Alberto deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:26:39Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11234Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:58.108750Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As parcerias na Educação |
title |
As parcerias na Educação |
spellingShingle |
As parcerias na Educação Oliveira, Duke Alberto de Parcerias Escola |
title_short |
As parcerias na Educação |
title_full |
As parcerias na Educação |
title_fullStr |
As parcerias na Educação |
title_full_unstemmed |
As parcerias na Educação |
title_sort |
As parcerias na Educação |
author |
Oliveira, Duke Alberto de |
author_facet |
Oliveira, Duke Alberto de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Duke Alberto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Parcerias Escola |
topic |
Parcerias Escola |
description |
A “queda” dos muros da escola passou a exigir um olhar mais amplo sobre os conceitos de educação e de aprendizagem. O alargamento das atribuições e competências para o poder local possibilitou a procura de parceiros com vista à melhoria do serviço prestado, revelando-se uma estratégia, por excelência, de verdadeira interação entre a escola e a comunidade. Investigar a Escola atual implica uma abordagem holística da sua inclusão no tecido social e cultural e uma análise da sua importância, da sua evolução histórica, partindo do advento da escola de massas e do estudo das suas relações internas e externas. A presente investigação, de natureza qualitativa, envolveu um agrupamento de escolas onde foram identificados os acordos estabelecidos, tomando-se como ponto de partida a utilização das parcerias em contexto educativo e a sua influência no sucesso escolar/educativo dos alunos. Trata-se de uma investigação exploratória, com o objetivo de analisar o aparecimento das parcerias no Sistema Educativo, na sua relação com o conceito de autonomia, mediante um estudo de caso e usando-se o questionário e a entrevista semiestruturada enquanto técnicas de recolha de dados, interpretados à custa do método de análise de conteúdo e análise estatística. Foi possível concluir que a comunidade escolar e local participam, satisfatoriamente, nas atividades fomentadas pelas parcerias socioeducativas, conferindo à escola maior capacitação no desenvolvimento de mais e melhores práticas, principalmente por ficar dotada de mais recursos, com efeitos positivos no sucesso escolar dos alunos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-16T11:11:08Z 2022-03-30T00:00:00Z 2022-03-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/11234 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/11234 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137082902315008 |