Educação online e línguas estrangeiras: ferramentas digitais gratuitas para desenvolver a oralidade em francês
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/6880 |
Resumo: | Com a valorização crescente da oralidade no ensino das línguas estrangeiras e a introdução de atividades de avaliação das competências orais, surge a necessidade de implementar uma prática sistemática da oralidade no ensino online garantindo a não presença e a flexibilidade de horário. Assim, a utilização das novas ferramentas de comunicação online, na área científica da Língua e Cultura, representou um desafio para os docentes e discentes da Universidade Aberta (Portugal), para o qual foram propostas estratégias e soluções que assegurassem a qualidade do ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras num ambiente virtual. Nas unidades curriculares de Francês da Universidade Aberta são usadas ferramentas digitais gratuitas, podcasts e showcasts, para praticar e avaliar a oralidade. Apresentamos algumas dessas estratégias e soluções, no que diz respeito a atividades formativas de compreensão e produção oral, verificando-se que o uso de podcasts e de showcasts permitiu a prática sistemática e avaliação da oralidade, contribuindo para a melhoria das competências de oralidade e de escrita de todos os nossos estudantes. |
id |
RCAP_ff684ded1c477eeb4b1cd476ba8d7470 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6880 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação online e línguas estrangeiras: ferramentas digitais gratuitas para desenvolver a oralidade em francêsOralidadeLínguas estrangeirasLíngua francesaEnsino onlinePodcastsShowcastsEducação a distância e e-learningOral skillsOnline teachingDistance education and e-learningForeign languagesFrenchCom a valorização crescente da oralidade no ensino das línguas estrangeiras e a introdução de atividades de avaliação das competências orais, surge a necessidade de implementar uma prática sistemática da oralidade no ensino online garantindo a não presença e a flexibilidade de horário. Assim, a utilização das novas ferramentas de comunicação online, na área científica da Língua e Cultura, representou um desafio para os docentes e discentes da Universidade Aberta (Portugal), para o qual foram propostas estratégias e soluções que assegurassem a qualidade do ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras num ambiente virtual. Nas unidades curriculares de Francês da Universidade Aberta são usadas ferramentas digitais gratuitas, podcasts e showcasts, para praticar e avaliar a oralidade. Apresentamos algumas dessas estratégias e soluções, no que diz respeito a atividades formativas de compreensão e produção oral, verificando-se que o uso de podcasts e de showcasts permitiu a prática sistemática e avaliação da oralidade, contribuindo para a melhoria das competências de oralidade e de escrita de todos os nossos estudantes.The practice and assessment of oral skills in the teaching of foreign languages has become more important recently. Therefore, it is necessary to implement a systematic practice of oral skills in online teaching, but still ensuring a non-face-to-face teaching and time flexibility. Thus, several strategies and solutions have been used to guarantee the quality of foreign language teaching and learning in a virtual environment, and to meet the challenge that the use of the new tools for online communication poses to both teachers and students. In the courses of French at the Universidade Aberta (Open University of Portugal), podcasts and showcasts are used to practice and evaluate the speaking skills. Hence, we describe some of those strategies and solutions, in particular with regard to activities designed to train and develop the students’ oral comprehension and production. We can conclude that the use of podcasts and showcasts has allowed the systematic practice and assessment of oral skills, helping to improve both the speaking and the writing skills of all our students.Repositório AbertoNobre, AnaCardoso, Teresa Margarida Loureiro2018-01-11T15:47:07Z2015-072015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/6880por1647-3582info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:25:31Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6880Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:47:17.327209Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação online e línguas estrangeiras: ferramentas digitais gratuitas para desenvolver a oralidade em francês |
title |
Educação online e línguas estrangeiras: ferramentas digitais gratuitas para desenvolver a oralidade em francês |
spellingShingle |
Educação online e línguas estrangeiras: ferramentas digitais gratuitas para desenvolver a oralidade em francês Nobre, Ana Oralidade Línguas estrangeiras Língua francesa Ensino online Podcasts Showcasts Educação a distância e e-learning Oral skills Online teaching Distance education and e-learning Foreign languages French |
title_short |
Educação online e línguas estrangeiras: ferramentas digitais gratuitas para desenvolver a oralidade em francês |
title_full |
Educação online e línguas estrangeiras: ferramentas digitais gratuitas para desenvolver a oralidade em francês |
title_fullStr |
Educação online e línguas estrangeiras: ferramentas digitais gratuitas para desenvolver a oralidade em francês |
title_full_unstemmed |
Educação online e línguas estrangeiras: ferramentas digitais gratuitas para desenvolver a oralidade em francês |
title_sort |
Educação online e línguas estrangeiras: ferramentas digitais gratuitas para desenvolver a oralidade em francês |
author |
Nobre, Ana |
author_facet |
Nobre, Ana Cardoso, Teresa Margarida Loureiro |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Teresa Margarida Loureiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nobre, Ana Cardoso, Teresa Margarida Loureiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Oralidade Línguas estrangeiras Língua francesa Ensino online Podcasts Showcasts Educação a distância e e-learning Oral skills Online teaching Distance education and e-learning Foreign languages French |
topic |
Oralidade Línguas estrangeiras Língua francesa Ensino online Podcasts Showcasts Educação a distância e e-learning Oral skills Online teaching Distance education and e-learning Foreign languages French |
description |
Com a valorização crescente da oralidade no ensino das línguas estrangeiras e a introdução de atividades de avaliação das competências orais, surge a necessidade de implementar uma prática sistemática da oralidade no ensino online garantindo a não presença e a flexibilidade de horário. Assim, a utilização das novas ferramentas de comunicação online, na área científica da Língua e Cultura, representou um desafio para os docentes e discentes da Universidade Aberta (Portugal), para o qual foram propostas estratégias e soluções que assegurassem a qualidade do ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras num ambiente virtual. Nas unidades curriculares de Francês da Universidade Aberta são usadas ferramentas digitais gratuitas, podcasts e showcasts, para praticar e avaliar a oralidade. Apresentamos algumas dessas estratégias e soluções, no que diz respeito a atividades formativas de compreensão e produção oral, verificando-se que o uso de podcasts e de showcasts permitiu a prática sistemática e avaliação da oralidade, contribuindo para a melhoria das competências de oralidade e de escrita de todos os nossos estudantes. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07 2015-07-01T00:00:00Z 2018-01-11T15:47:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/6880 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/6880 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1647-3582 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135049473327104 |