Português, língua do mundo: variedade europeia e brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Susana Patrícia Neves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/23622
Resumo: O presente Relatório Final de Estágio foi elaborado com vista ao cumprimento dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico. Desenvolvido na componente de formação de Prática Pedagógica Supervisionada, o projeto de intervenção e investigação que apresentamos neste Relatório, encontra-se inserido na temática da sensibilização à diversidade Intralínguística através da abordagem de aspetos que enaltecem o poder linguístico e cultural da Língua Portuguesa. Numa sociedade bastante marcada pela diversidade linguística e cultural, a abordagem a este tema torna-se importante e necessário uma vez que nas escolas esta diversidade está cada vez mais presente. Para além de ser frequente o contacto com pessoas falantes de outras línguas, diferentes da Língua Portuguesa, também é possível contactar com pessoas provenientes de países que têm o Português como língua oficial, ou seja, pessoas falantes de outras variedades da Língua Portuguesa. Ao lidarmos com esta diversidade no nosso dia-a-dia é necessário preparar os alunos para o contacto com o outro, respeitando-o, e aproveitando a diversidade muitas vezes encontrada nas escolas para fazer esta abordagem. Deste modo, o projeto de intervenção e investigação foi desenvolvido com uma turma do 2.º ano do 1.º ciclo do ensino básico, pertencente a um Agrupamento de Escolas do distrito de Aveiro, caraterizada pela existência de diversidade linguística e cultural. Para o nosso projeto definimos os seguintes objetivos: sensibilizar para a Diversidade Intralinguística da Língua Portuguesa, desenvolver a cultura linguística dos alunos e promover o respeito pelo outro, valorizando a Língua Portuguesa na sua diversidade. O projeto apresenta características de investigação-ação, tendo sido utilizadas as seguintes técnicas e instrumentos de recolha de dados: inquérito por questionário inicial e final, dirigidos aos alunos, a observação participante e as respetivas notas de campo, a vídeogravação das sessões, as folhas de registo dos alunos e as fichas de trabalho. Relativamente à técnica de análise de dados foi utilizada a análise de conteúdo, fazendo parte do corpus de análise os inquéritos por questionário inicial e final com vista à identificação de perceções e conhecimentos dos alunos quanto ao tema, fazendo uma análise comparativa dos resultados nos dois momentos de recolha de dados. Do corpus de análise fazem ainda parte as transcrições das vídeogravações. A construção do sistema de categorias auxiliou-nos na interpretação e análise de dados relativamente aos conhecimentos dos alunos quanto às línguas que falam e que julgam falar os seus colegas, aos países em que se fala a Língua Portuguesa, à existência de variedades da língua, o número de falantes de Língua Portuguesa no mundo e ainda a sua origem. Com base nas transcrições das vídeogravações procurámos, ainda, evidências de atitudes e valores de respeito pelo outro e valorização da Língua Portuguesa na sua diversidade. Os resultados permitiram-nos verificar um aumento da cultura linguística dos alunos bem como de algumas atitudes de respeito pelo outro e de valorização da Língua Portuguesa na sua diversidade. Consideramos que o desenvolvimento do projeto de intervenção e de investigação foi pertinente na medida em que contribuiu para atingir os objetivos aos quais nos propusemos.
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Para além de ser frequente o contacto com pessoas falantes de outras línguas, diferentes da Língua Portuguesa, também é possível contactar com pessoas provenientes de países que têm o Português como língua oficial, ou seja, pessoas falantes de outras variedades da Língua Portuguesa. Ao lidarmos com esta diversidade no nosso dia-a-dia é necessário preparar os alunos para o contacto com o outro, respeitando-o, e aproveitando a diversidade muitas vezes encontrada nas escolas para fazer esta abordagem. Deste modo, o projeto de intervenção e investigação foi desenvolvido com uma turma do 2.º ano do 1.º ciclo do ensino básico, pertencente a um Agrupamento de Escolas do distrito de Aveiro, caraterizada pela existência de diversidade linguística e cultural. Para o nosso projeto definimos os seguintes objetivos: sensibilizar para a Diversidade Intralinguística da Língua Portuguesa, desenvolver a cultura linguística dos alunos e promover o respeito pelo outro, valorizando a Língua Portuguesa na sua diversidade. O projeto apresenta características de investigação-ação, tendo sido utilizadas as seguintes técnicas e instrumentos de recolha de dados: inquérito por questionário inicial e final, dirigidos aos alunos, a observação participante e as respetivas notas de campo, a vídeogravação das sessões, as folhas de registo dos alunos e as fichas de trabalho. Relativamente à técnica de análise de dados foi utilizada a análise de conteúdo, fazendo parte do corpus de análise os inquéritos por questionário inicial e final com vista à identificação de perceções e conhecimentos dos alunos quanto ao tema, fazendo uma análise comparativa dos resultados nos dois momentos de recolha de dados. Do corpus de análise fazem ainda parte as transcrições das vídeogravações. A construção do sistema de categorias auxiliou-nos na interpretação e análise de dados relativamente aos conhecimentos dos alunos quanto às línguas que falam e que julgam falar os seus colegas, aos países em que se fala a Língua Portuguesa, à existência de variedades da língua, o número de falantes de Língua Portuguesa no mundo e ainda a sua origem. Com base nas transcrições das vídeogravações procurámos, ainda, evidências de atitudes e valores de respeito pelo outro e valorização da Língua Portuguesa na sua diversidade. Os resultados permitiram-nos verificar um aumento da cultura linguística dos alunos bem como de algumas atitudes de respeito pelo outro e de valorização da Língua Portuguesa na sua diversidade. Consideramos que o desenvolvimento do projeto de intervenção e de investigação foi pertinente na medida em que contribuiu para atingir os objetivos aos quais nos propusemos.This Final Report was prepared to meet the requirements necessary to obtain the Master's Degree in PreSchool and Primary School Education. Developed in the training component of Supervised Pedagogical Practice, the intervention and research project presented in this report, is part of the theme of sensitization of Intralinguístic diversity. It is achieved by approaching aspects that enhance the linguistic and cultural power of the Portuguese Language. In a society marked by linguistic and cultural diversity, schools are not indifferent to this growing phenomen. More and more often it is possible to connect with people from countries that have Portuguese as their official language, people who speak other dialects of the Portuguese language, as well as foreign people. Such diversity requires a certain open-minded perspective, one that can usually be found at schools as they often instigate an international dimension and intercultural understanding. Such diversity requires a certain open-minded perspective, one that can usually be found at schools as they often instigate an international dimension. This is showed by the diversity and quantity of students. Thus, this topic deserves closer attention. The research project was developed in a second-year classroom of a Primary School Education, within a group of schools in the Aveiro district characterized by the existence of linguistic and cultural diversity. For our project we defined the following objectives: to raise awareness of the Intralinguistic Diversity of the Portuguese Language, to develop the linguistic culture of the students, and to promote respect for valuing the Portuguese Language in its diversity. This project presents characteristics of action research. The following techniques and data collection instruments were used: initial and final questionnaire survey addressed to students, participant observation and field notes, audio and videotape recordings, and leaves of student registration and worksheets. Qualitative content analysis was also used as part of the analysis. The initial and final questionnaires were used with the purpose of identifying students' perceptions and knowledge about the subject, and making a comparative analysis of the results in the data collection. The body of analysis also includes the video recordings transcriptions. The construction of the category system helped us to interpret and analyze data regarding the students' knowledge of the languages, they speak and think their colleagues speak, the Portuguese-speaking countries, the existence of a variety of languages, the number of Portuguese speakers in the world and its origins. From the audio records transcripts, we sought for some evidence related with attitudes and values of respect for the Portuguese language and its diversity. The results showed an increase in the linguistic background of students, as well as some signs of respect in other´s cultures, and acknowledgement of the Portuguese language. We believe that the intervention development in our project turned out to be very relevant as we were able to achieve the objectives we set ourselves.Universidade de Aveiro2018-06-21T14:03:33Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23622TID:201940515porFerreira, Susana Patrícia Nevesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:46:38Zoai:ria.ua.pt:10773/23622Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:36.879818Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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