AS RELAÇÕES ENTRE O IDOSO E A EJA: UM PROCESSO DE EXCLUSÃO E INCLUSÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Científica Educ@ção Online |
Texto Completo: | https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/43 |
Resumo: | O presente artigo visa analisar as relações ente o idoso e a EJA, quanto aos processos de exclusão e inclusão. A partir de uma revisão narrativa e observação dos sujeitos da pesquisa de mestrado EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): os desafios da permanência sob o olhar dos estudantes do Colégio Estadual Dona Mora Guimarães – Salvador/Ba, é possível compreender como a EJA no Brasil é instrumento ora de exclusão ora de inclusão dos educandos, sendo o sistema capitalista uma das causas deste processo. Convém uma mudança estrutural na EJA, para atender aos alunos idosos, de acordo com as suas especificidades e necessidades. Desta maneira, a inclusão será possível para este grupo etário. |
id |
RCE_1a5e4628bfdf3c3890fe00c4948c71d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:jornal.periodicosrefoc.com.br:article/43 |
network_acronym_str |
RCE |
network_name_str |
Revista Científica Educ@ção Online |
repository_id_str |
|
spelling |
AS RELAÇÕES ENTRE O IDOSO E A EJA: UM PROCESSO DE EXCLUSÃO E INCLUSÃOEducação de Jovens e Adultos. Inclusão. Exclusão. Idoso.O presente artigo visa analisar as relações ente o idoso e a EJA, quanto aos processos de exclusão e inclusão. A partir de uma revisão narrativa e observação dos sujeitos da pesquisa de mestrado EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): os desafios da permanência sob o olhar dos estudantes do Colégio Estadual Dona Mora Guimarães – Salvador/Ba, é possível compreender como a EJA no Brasil é instrumento ora de exclusão ora de inclusão dos educandos, sendo o sistema capitalista uma das causas deste processo. Convém uma mudança estrutural na EJA, para atender aos alunos idosos, de acordo com as suas especificidades e necessidades. Desta maneira, a inclusão será possível para este grupo etário.Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)2020-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/43Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 1 No. 2 (2017); 265-282Revista Científica Educ@ción ; Vol. 1 Núm. 2 (2017); 265-282Revista Científica Educ@ção; v. 1 n. 2 (2017); 265-2822526-8716reponame:Revista Científica Educ@ção Onlineinstname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)instacron:CEITporhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/43/41Josenalva da Rocha Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-15T22:11:47ZRevistahttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS RELAÇÕES ENTRE O IDOSO E A EJA: UM PROCESSO DE EXCLUSÃO E INCLUSÃO |
title |
AS RELAÇÕES ENTRE O IDOSO E A EJA: UM PROCESSO DE EXCLUSÃO E INCLUSÃO |
spellingShingle |
AS RELAÇÕES ENTRE O IDOSO E A EJA: UM PROCESSO DE EXCLUSÃO E INCLUSÃO Josenalva da Rocha Silva Educação de Jovens e Adultos. Inclusão. Exclusão. Idoso. |
title_short |
AS RELAÇÕES ENTRE O IDOSO E A EJA: UM PROCESSO DE EXCLUSÃO E INCLUSÃO |
title_full |
AS RELAÇÕES ENTRE O IDOSO E A EJA: UM PROCESSO DE EXCLUSÃO E INCLUSÃO |
title_fullStr |
AS RELAÇÕES ENTRE O IDOSO E A EJA: UM PROCESSO DE EXCLUSÃO E INCLUSÃO |
title_full_unstemmed |
AS RELAÇÕES ENTRE O IDOSO E A EJA: UM PROCESSO DE EXCLUSÃO E INCLUSÃO |
title_sort |
AS RELAÇÕES ENTRE O IDOSO E A EJA: UM PROCESSO DE EXCLUSÃO E INCLUSÃO |
author |
Josenalva da Rocha Silva |
author_facet |
Josenalva da Rocha Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Josenalva da Rocha Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos. Inclusão. Exclusão. Idoso. |
topic |
Educação de Jovens e Adultos. Inclusão. Exclusão. Idoso. |
description |
O presente artigo visa analisar as relações ente o idoso e a EJA, quanto aos processos de exclusão e inclusão. A partir de uma revisão narrativa e observação dos sujeitos da pesquisa de mestrado EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): os desafios da permanência sob o olhar dos estudantes do Colégio Estadual Dona Mora Guimarães – Salvador/Ba, é possível compreender como a EJA no Brasil é instrumento ora de exclusão ora de inclusão dos educandos, sendo o sistema capitalista uma das causas deste processo. Convém uma mudança estrutural na EJA, para atender aos alunos idosos, de acordo com as suas especificidades e necessidades. Desta maneira, a inclusão será possível para este grupo etário. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/43 |
url |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/43 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/43/41 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 1 No. 2 (2017); 265-282 Revista Científica Educ@ción ; Vol. 1 Núm. 2 (2017); 265-282 Revista Científica Educ@ção; v. 1 n. 2 (2017); 265-282 2526-8716 reponame:Revista Científica Educ@ção Online instname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) instacron:CEIT |
instname_str |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
instacron_str |
CEIT |
institution |
CEIT |
reponame_str |
Revista Científica Educ@ção Online |
collection |
Revista Científica Educ@ção Online |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1731820502264053760 |