AS RELAÇÕES ENTRE O IDOSO E A EJA: UM PROCESSO DE EXCLUSÃO E INCLUSÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Josenalva da Rocha Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Científica Educ@ção Online
Texto Completo: https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/43
Resumo: O presente artigo visa analisar as relações ente o idoso e a EJA, quanto aos processos de exclusão e inclusão. A partir de uma revisão narrativa e observação dos sujeitos da pesquisa de mestrado EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): os desafios da permanência sob o olhar dos estudantes do Colégio Estadual Dona Mora Guimarães – Salvador/Ba, é possível compreender como a EJA no Brasil é instrumento ora de exclusão ora de inclusão dos educandos, sendo o sistema capitalista uma das causas deste processo. Convém uma mudança estrutural na EJA, para atender aos alunos idosos, de acordo com as suas especificidades e necessidades. Desta maneira, a inclusão será possível para este grupo etário.
id RCE_1a5e4628bfdf3c3890fe00c4948c71d2
oai_identifier_str oai:jornal.periodicosrefoc.com.br:article/43
network_acronym_str RCE
network_name_str Revista Científica Educ@ção Online
repository_id_str
spelling AS RELAÇÕES ENTRE O IDOSO E A EJA: UM PROCESSO DE EXCLUSÃO E INCLUSÃOEducação de Jovens e Adultos. Inclusão. Exclusão. Idoso.O presente artigo visa analisar as relações ente o idoso e a EJA, quanto aos processos de exclusão e inclusão. A partir de uma revisão narrativa e observação dos sujeitos da pesquisa de mestrado EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): os desafios da permanência sob o olhar dos estudantes do Colégio Estadual Dona Mora Guimarães – Salvador/Ba, é possível compreender como a EJA no Brasil é instrumento ora de exclusão ora de inclusão dos educandos, sendo o sistema capitalista uma das causas deste processo. Convém uma mudança estrutural na EJA, para atender aos alunos idosos, de acordo com as suas especificidades e necessidades. Desta maneira, a inclusão será possível para este grupo etário.Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)2020-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/43Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 1 No. 2 (2017); 265-282Revista Científica Educ@ción ; Vol. 1 Núm. 2 (2017); 265-282Revista Científica Educ@ção; v. 1 n. 2 (2017); 265-2822526-8716reponame:Revista Científica Educ@ção Onlineinstname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)instacron:CEITporhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/43/41Josenalva da Rocha Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-15T22:11:47ZRevistahttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE
dc.title.none.fl_str_mv AS RELAÇÕES ENTRE O IDOSO E A EJA: UM PROCESSO DE EXCLUSÃO E INCLUSÃO
title AS RELAÇÕES ENTRE O IDOSO E A EJA: UM PROCESSO DE EXCLUSÃO E INCLUSÃO
spellingShingle AS RELAÇÕES ENTRE O IDOSO E A EJA: UM PROCESSO DE EXCLUSÃO E INCLUSÃO
Josenalva da Rocha Silva
Educação de Jovens e Adultos. Inclusão. Exclusão. Idoso.
title_short AS RELAÇÕES ENTRE O IDOSO E A EJA: UM PROCESSO DE EXCLUSÃO E INCLUSÃO
title_full AS RELAÇÕES ENTRE O IDOSO E A EJA: UM PROCESSO DE EXCLUSÃO E INCLUSÃO
title_fullStr AS RELAÇÕES ENTRE O IDOSO E A EJA: UM PROCESSO DE EXCLUSÃO E INCLUSÃO
title_full_unstemmed AS RELAÇÕES ENTRE O IDOSO E A EJA: UM PROCESSO DE EXCLUSÃO E INCLUSÃO
title_sort AS RELAÇÕES ENTRE O IDOSO E A EJA: UM PROCESSO DE EXCLUSÃO E INCLUSÃO
author Josenalva da Rocha Silva
author_facet Josenalva da Rocha Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Josenalva da Rocha Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos. Inclusão. Exclusão. Idoso.
topic Educação de Jovens e Adultos. Inclusão. Exclusão. Idoso.
description O presente artigo visa analisar as relações ente o idoso e a EJA, quanto aos processos de exclusão e inclusão. A partir de uma revisão narrativa e observação dos sujeitos da pesquisa de mestrado EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): os desafios da permanência sob o olhar dos estudantes do Colégio Estadual Dona Mora Guimarães – Salvador/Ba, é possível compreender como a EJA no Brasil é instrumento ora de exclusão ora de inclusão dos educandos, sendo o sistema capitalista uma das causas deste processo. Convém uma mudança estrutural na EJA, para atender aos alunos idosos, de acordo com as suas especificidades e necessidades. Desta maneira, a inclusão será possível para este grupo etário.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/43
url https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/43
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/43/41
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
dc.source.none.fl_str_mv Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 1 No. 2 (2017); 265-282
Revista Científica Educ@ción ; Vol. 1 Núm. 2 (2017); 265-282
Revista Científica Educ@ção; v. 1 n. 2 (2017); 265-282
2526-8716
reponame:Revista Científica Educ@ção Online
instname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
instacron:CEIT
instname_str Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
instacron_str CEIT
institution CEIT
reponame_str Revista Científica Educ@ção Online
collection Revista Científica Educ@ção Online
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1731820502264053760