AS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO 4.0
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Científica Educ@ção Online |
Texto Completo: | https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/133 |
Resumo: | O presente trabalho busca analisar as diferentes metodologias ativas existentes em especial os modelos que podem ser alinhados aos recursos tecnológicos existentes e que possam ser utilizados de forma educativa, como por exemplo, modelos de metodologias ativas, o ensino híbrido, o designer thinking e MOOCS. A educação 4.0 é uma realidade que vivemos e o conceito de aprender fazendo é importante pois desperta a experimentação, criatividade e autonomia dos alunos. A evolução da Web nos apresenta que os números de usuários da internet crescem a cada dia mais e portanto há uma necessidade de alinhamento dos recursos tecnológicos disponíveis no processo de ensino aprendizagem. A nova base nacional comum curricular que já nos aponta o uso das tecnologias e o professor necessita buscar e promover o uso de novas dos recursos tecnologias existentes em sua realidade aliados as metodologias mais diversas, buscando desenvolver mais do que o conteúdo de sua disciplina, mas a pró atividade, responsabilidade, interação e resolução de problemas. |
id |
RCE_406dd2b838aaa5ab751175ddbfa06418 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:jornal.periodicosrefoc.com.br:article/133 |
network_acronym_str |
RCE |
network_name_str |
Revista Científica Educ@ção Online |
repository_id_str |
|
spelling |
AS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO 4.0Metodologia ativasEnsino híbridoProtagonismo estudantil.Metodologia ativasEnsino híbridoProtagonismo estudantilO presente trabalho busca analisar as diferentes metodologias ativas existentes em especial os modelos que podem ser alinhados aos recursos tecnológicos existentes e que possam ser utilizados de forma educativa, como por exemplo, modelos de metodologias ativas, o ensino híbrido, o designer thinking e MOOCS. A educação 4.0 é uma realidade que vivemos e o conceito de aprender fazendo é importante pois desperta a experimentação, criatividade e autonomia dos alunos. A evolução da Web nos apresenta que os números de usuários da internet crescem a cada dia mais e portanto há uma necessidade de alinhamento dos recursos tecnológicos disponíveis no processo de ensino aprendizagem. A nova base nacional comum curricular que já nos aponta o uso das tecnologias e o professor necessita buscar e promover o uso de novas dos recursos tecnologias existentes em sua realidade aliados as metodologias mais diversas, buscando desenvolver mais do que o conteúdo de sua disciplina, mas a pró atividade, responsabilidade, interação e resolução de problemas.The present work seeks to analyze the different active methodologies existing in special models that can be adapted to the existing technological resources and that can be used in an educational way, such as, models of active methodologies, hybrid teaching, designer thinking and MOOCS. Education 4.0 is a reality we live in and the concept of learning by doing is important because it awakens students' experimentation, creativity and autonomy. The evolution of the Web shows us that the number of Internet users grows every day more and therefore there is a need to align the technological resources available in the teaching-learning process. The new common national curriculum base that already points us to the use of technologies and the teacher requires seeking and promoting the use of new technologies from the existing resources in his reality combined with the most diverse methodologies, seeking to develop more than the content of his discipline, but pro activity, responsibility, interaction and problem solving.El presente trabajo busca analizar las diferentes metodologías activas existentes, especialmente los modelos que se pueden alinear a los recursos tecnológicos existentes y que se pueden utilizar de manera educativa, como por ejemplo, modelos de metodologías activas, enseñanza híbrida, pensamiento de diseño y MOOCS. La educación 4.0 es una realidad en la que vivimos y el concepto de aprender haciendo es importante porque despierta la experimentación, la creatividad y la autonomía de los estudiantes. La evolución de la Web nos muestra que el número de usuarios de Internet crece cada día más y por tanto existe la necesidad de alinear los recursos tecnológicos disponibles en el proceso de enseñanza-aprendizaje. La nueva base curricular nacional común que ya nos apunta al uso de las tecnologías y el docente necesita buscar y promover el uso de los nuevos recursos tecnológicos existentes en su realidad combinados con las más diversas metodologías, buscando desarrollar más que el contenido de su disciplina, pero pro actividad, responsabilidad, interacción y resolución de problemas.Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)2021-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/13310.46616/rce.v6i10.133Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 6 No. 10 (2021): Dossiê: Educação e Laço Social; 1265-1278Revista Científica Educ@ción ; Vol. 6 Núm. 10 (2021): Dossiê: Educación y Lazo Social; 1265-1278Revista Científica Educ@ção; v. 6 n. 10 (2021): Dossiê: Educação e Laço Social; 1265-12782526-871610.46616/rce.v6i10reponame:Revista Científica Educ@ção Onlineinstname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)instacron:CEITporhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/133/148Copyright (c) 2021 Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à RCE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da RCE) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMARTINS VIEIRA NOGUÊZ, SHARON2021-10-17T09:09:22ZRevistahttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO 4.0 |
title |
AS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO 4.0 |
spellingShingle |
AS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO 4.0 MARTINS VIEIRA NOGUÊZ, SHARON Metodologia ativas Ensino híbrido Protagonismo estudantil. Metodologia ativas Ensino híbrido Protagonismo estudantil |
title_short |
AS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO 4.0 |
title_full |
AS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO 4.0 |
title_fullStr |
AS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO 4.0 |
title_full_unstemmed |
AS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO 4.0 |
title_sort |
AS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO 4.0 |
author |
MARTINS VIEIRA NOGUÊZ, SHARON |
author_facet |
MARTINS VIEIRA NOGUÊZ, SHARON |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARTINS VIEIRA NOGUÊZ, SHARON |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologia ativas Ensino híbrido Protagonismo estudantil. Metodologia ativas Ensino híbrido Protagonismo estudantil |
topic |
Metodologia ativas Ensino híbrido Protagonismo estudantil. Metodologia ativas Ensino híbrido Protagonismo estudantil |
description |
O presente trabalho busca analisar as diferentes metodologias ativas existentes em especial os modelos que podem ser alinhados aos recursos tecnológicos existentes e que possam ser utilizados de forma educativa, como por exemplo, modelos de metodologias ativas, o ensino híbrido, o designer thinking e MOOCS. A educação 4.0 é uma realidade que vivemos e o conceito de aprender fazendo é importante pois desperta a experimentação, criatividade e autonomia dos alunos. A evolução da Web nos apresenta que os números de usuários da internet crescem a cada dia mais e portanto há uma necessidade de alinhamento dos recursos tecnológicos disponíveis no processo de ensino aprendizagem. A nova base nacional comum curricular que já nos aponta o uso das tecnologias e o professor necessita buscar e promover o uso de novas dos recursos tecnologias existentes em sua realidade aliados as metodologias mais diversas, buscando desenvolver mais do que o conteúdo de sua disciplina, mas a pró atividade, responsabilidade, interação e resolução de problemas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/133 10.46616/rce.v6i10.133 |
url |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/133 |
identifier_str_mv |
10.46616/rce.v6i10.133 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/133/148 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 6 No. 10 (2021): Dossiê: Educação e Laço Social; 1265-1278 Revista Científica Educ@ción ; Vol. 6 Núm. 10 (2021): Dossiê: Educación y Lazo Social; 1265-1278 Revista Científica Educ@ção; v. 6 n. 10 (2021): Dossiê: Educação e Laço Social; 1265-1278 2526-8716 10.46616/rce.v6i10 reponame:Revista Científica Educ@ção Online instname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) instacron:CEIT |
instname_str |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
instacron_str |
CEIT |
institution |
CEIT |
reponame_str |
Revista Científica Educ@ção Online |
collection |
Revista Científica Educ@ção Online |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1731820502376251392 |