PEDAGOGIA E INCLUSÃO: HISTÓRICO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISTA (TEA) NO BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Científica Educ@ção Online |
Texto Completo: | https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/81 |
Resumo: | Este trabalho propõe a reflexão crítica diante do tema da inclusão na formação pedagógica. O histórico das políticas públicas para Transtorno do Espectro do Autista (TEA) no Brasil, em síntese, faz entender a evolução do processo de ensino através de políticas públicas consolidadas sobretudo a partir da promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil (1988). O objetivo central do trabalho é provocar a reflexão e apreensão das questões ligadas à inclusão de minorias inclusivas, discutindo os resultados alcançados formulando diante das possibilidades de mudança na educação, considerações críticas. A seguinte pesquisa foi realizada através de revisão bibliográfica específica sobre o tema. |
id |
RCE_42c5187374a93502bba087687a8a8d55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:jornal.periodicosrefoc.com.br:article/81 |
network_acronym_str |
RCE |
network_name_str |
Revista Científica Educ@ção Online |
repository_id_str |
|
spelling |
PEDAGOGIA E INCLUSÃO: HISTÓRICO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISTA (TEA) NO BRASIL Educação. História social. Ensino inclusivo;Este trabalho propõe a reflexão crítica diante do tema da inclusão na formação pedagógica. O histórico das políticas públicas para Transtorno do Espectro do Autista (TEA) no Brasil, em síntese, faz entender a evolução do processo de ensino através de políticas públicas consolidadas sobretudo a partir da promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil (1988). O objetivo central do trabalho é provocar a reflexão e apreensão das questões ligadas à inclusão de minorias inclusivas, discutindo os resultados alcançados formulando diante das possibilidades de mudança na educação, considerações críticas. A seguinte pesquisa foi realizada através de revisão bibliográfica específica sobre o tema.Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)2020-05-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/8110.46616/rce.v3i6.81Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 3 No. 6 (2019): Dossiê: Políticas Públicas e o Sujeito com Transtorno do Espectro Autista; 680-698Revista Científica Educ@ción ; Vol. 3 Núm. 6 (2019): Dossiê: Políticas Públicas e o Sujeito com Transtorno do Espectro Autista; 680-698Revista Científica Educ@ção; v. 3 n. 6 (2019): Dossiê: Políticas Públicas e o Sujeito com Transtorno do Espectro Autista; 680-6982526-8716reponame:Revista Científica Educ@ção Onlineinstname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)instacron:CEITporhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/81/79Dayse MahsLopes, Claudio Neves info:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-21T09:37:58ZRevistahttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE |
dc.title.none.fl_str_mv |
PEDAGOGIA E INCLUSÃO: HISTÓRICO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISTA (TEA) NO BRASIL |
title |
PEDAGOGIA E INCLUSÃO: HISTÓRICO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISTA (TEA) NO BRASIL |
spellingShingle |
PEDAGOGIA E INCLUSÃO: HISTÓRICO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISTA (TEA) NO BRASIL Dayse Mahs Educação. História social. Ensino inclusivo; |
title_short |
PEDAGOGIA E INCLUSÃO: HISTÓRICO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISTA (TEA) NO BRASIL |
title_full |
PEDAGOGIA E INCLUSÃO: HISTÓRICO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISTA (TEA) NO BRASIL |
title_fullStr |
PEDAGOGIA E INCLUSÃO: HISTÓRICO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISTA (TEA) NO BRASIL |
title_full_unstemmed |
PEDAGOGIA E INCLUSÃO: HISTÓRICO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISTA (TEA) NO BRASIL |
title_sort |
PEDAGOGIA E INCLUSÃO: HISTÓRICO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISTA (TEA) NO BRASIL |
author |
Dayse Mahs |
author_facet |
Dayse Mahs Lopes, Claudio Neves |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Claudio Neves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dayse Mahs Lopes, Claudio Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. História social. Ensino inclusivo; |
topic |
Educação. História social. Ensino inclusivo; |
description |
Este trabalho propõe a reflexão crítica diante do tema da inclusão na formação pedagógica. O histórico das políticas públicas para Transtorno do Espectro do Autista (TEA) no Brasil, em síntese, faz entender a evolução do processo de ensino através de políticas públicas consolidadas sobretudo a partir da promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil (1988). O objetivo central do trabalho é provocar a reflexão e apreensão das questões ligadas à inclusão de minorias inclusivas, discutindo os resultados alcançados formulando diante das possibilidades de mudança na educação, considerações críticas. A seguinte pesquisa foi realizada através de revisão bibliográfica específica sobre o tema. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/81 10.46616/rce.v3i6.81 |
url |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/81 |
identifier_str_mv |
10.46616/rce.v3i6.81 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/81/79 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 3 No. 6 (2019): Dossiê: Políticas Públicas e o Sujeito com Transtorno do Espectro Autista; 680-698 Revista Científica Educ@ción ; Vol. 3 Núm. 6 (2019): Dossiê: Políticas Públicas e o Sujeito com Transtorno do Espectro Autista; 680-698 Revista Científica Educ@ção; v. 3 n. 6 (2019): Dossiê: Políticas Públicas e o Sujeito com Transtorno do Espectro Autista; 680-698 2526-8716 reponame:Revista Científica Educ@ção Online instname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) instacron:CEIT |
instname_str |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
instacron_str |
CEIT |
institution |
CEIT |
reponame_str |
Revista Científica Educ@ção Online |
collection |
Revista Científica Educ@ção Online |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1731820502310191104 |