TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E A INCLUSÃO NO ENSINO COMUM: A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO EM QUESTÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BELETI, Paula Nathyele
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: BARBOSA, Magda Ribeiro de França
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4085
Resumo: A pesquisa tem como objetivo analisar a inclusão dos alunos com transtorno do espectro do autismo nas escolas de ensino comum, destacando alguns aspectos que colaboram para a efetiva inclusão na escola de ensino comum, a saber: conhecer as características do TEA; analisar a legislação brasileira e documentos oficiais que orientam quanto aos serviços de apoio especializado; entender a importância da organização do ensino bem como a necessidade das adaptações e flexibilizações no ensino. Para tanto é realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico, a partir de livros, revistas/periódicos, teses, dissertações, legislação vigente, que tratam do assunto. Por certo, a inclusão dos alunos com necessidades especiais nas escolas de ensino comum aponta para a necessidade de novos estudos e mudanças significativas no contexto escolar, objetivando o desenvolvimento de um trabalho mais individualizado, a fim de atender às especificidades de cada educando, trabalho este que deve ser desenvolvido pelo professor do ensino comum em colaboração com os professores que atuam na educação especial. Desta forma, espera-se através dessa pesquisa oferecer subsídios teóricos aos professores da educação especial e do ensino comum para que compreendam a necessidade de organizar o ensino para o enfrentamento das dificuldades que venham a surgir no âmbito da educação inclusiva, como, por exemplo, flexibilização e adaptação do conteúdo, trabalho em rede, trabalho colaborativo e assim atender a contento os alunos público alvo da educação especial.
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