TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E A INCLUSÃO NO ENSINO COMUM: A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO EM QUESTÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BELETI, Paula Nathyele
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: BARBOSA, Magda Ribeiro de França
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4085
Resumo: A pesquisa tem como objetivo analisar a inclusão dos alunos com transtorno do espectro do autismo nas escolas de ensino comum, destacando alguns aspectos que colaboram para a efetiva inclusão na escola de ensino comum, a saber: conhecer as características do TEA; analisar a legislação brasileira e documentos oficiais que orientam quanto aos serviços de apoio especializado; entender a importância da organização do ensino bem como a necessidade das adaptações e flexibilizações no ensino. Para tanto é realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico, a partir de livros, revistas/periódicos, teses, dissertações, legislação vigente, que tratam do assunto. Por certo, a inclusão dos alunos com necessidades especiais nas escolas de ensino comum aponta para a necessidade de novos estudos e mudanças significativas no contexto escolar, objetivando o desenvolvimento de um trabalho mais individualizado, a fim de atender às especificidades de cada educando, trabalho este que deve ser desenvolvido pelo professor do ensino comum em colaboração com os professores que atuam na educação especial. Desta forma, espera-se através dessa pesquisa oferecer subsídios teóricos aos professores da educação especial e do ensino comum para que compreendam a necessidade de organizar o ensino para o enfrentamento das dificuldades que venham a surgir no âmbito da educação inclusiva, como, por exemplo, flexibilização e adaptação do conteúdo, trabalho em rede, trabalho colaborativo e assim atender a contento os alunos público alvo da educação especial.
id UNICESU -1_7dbcb27c49af3400858170da03f58b45
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4085
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E A INCLUSÃO NO ENSINO COMUM: A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO EM QUESTÃOEducação inclusivaEnsino e aprendizagemLegislaçãoA pesquisa tem como objetivo analisar a inclusão dos alunos com transtorno do espectro do autismo nas escolas de ensino comum, destacando alguns aspectos que colaboram para a efetiva inclusão na escola de ensino comum, a saber: conhecer as características do TEA; analisar a legislação brasileira e documentos oficiais que orientam quanto aos serviços de apoio especializado; entender a importância da organização do ensino bem como a necessidade das adaptações e flexibilizações no ensino. Para tanto é realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico, a partir de livros, revistas/periódicos, teses, dissertações, legislação vigente, que tratam do assunto. Por certo, a inclusão dos alunos com necessidades especiais nas escolas de ensino comum aponta para a necessidade de novos estudos e mudanças significativas no contexto escolar, objetivando o desenvolvimento de um trabalho mais individualizado, a fim de atender às especificidades de cada educando, trabalho este que deve ser desenvolvido pelo professor do ensino comum em colaboração com os professores que atuam na educação especial. Desta forma, espera-se através dessa pesquisa oferecer subsídios teóricos aos professores da educação especial e do ensino comum para que compreendam a necessidade de organizar o ensino para o enfrentamento das dificuldades que venham a surgir no âmbito da educação inclusiva, como, por exemplo, flexibilização e adaptação do conteúdo, trabalho em rede, trabalho colaborativo e assim atender a contento os alunos público alvo da educação especial.UniCesumar2020-01-10T14:46:21Z2020-01-10T14:46:21Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4085otherBELETI, Paula NathyeleBARBOSA, Magda Ribeiro de Françareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:07:32Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:07:46.445Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E A INCLUSÃO NO ENSINO COMUM: A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO EM QUESTÃO
title TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E A INCLUSÃO NO ENSINO COMUM: A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO EM QUESTÃO
spellingShingle TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E A INCLUSÃO NO ENSINO COMUM: A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO EM QUESTÃO
BELETI, Paula Nathyele
Educação inclusiva
Ensino e aprendizagem
Legislação
title_short TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E A INCLUSÃO NO ENSINO COMUM: A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO EM QUESTÃO
title_full TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E A INCLUSÃO NO ENSINO COMUM: A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO EM QUESTÃO
title_fullStr TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E A INCLUSÃO NO ENSINO COMUM: A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO EM QUESTÃO
title_full_unstemmed TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E A INCLUSÃO NO ENSINO COMUM: A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO EM QUESTÃO
title_sort TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E A INCLUSÃO NO ENSINO COMUM: A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO EM QUESTÃO
author BELETI, Paula Nathyele
author_facet BELETI, Paula Nathyele
BARBOSA, Magda Ribeiro de França
author_role author
author2 BARBOSA, Magda Ribeiro de França
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BELETI, Paula Nathyele
BARBOSA, Magda Ribeiro de França
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Ensino e aprendizagem
Legislação
topic Educação inclusiva
Ensino e aprendizagem
Legislação
dc.description.none.fl_txt_mv A pesquisa tem como objetivo analisar a inclusão dos alunos com transtorno do espectro do autismo nas escolas de ensino comum, destacando alguns aspectos que colaboram para a efetiva inclusão na escola de ensino comum, a saber: conhecer as características do TEA; analisar a legislação brasileira e documentos oficiais que orientam quanto aos serviços de apoio especializado; entender a importância da organização do ensino bem como a necessidade das adaptações e flexibilizações no ensino. Para tanto é realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico, a partir de livros, revistas/periódicos, teses, dissertações, legislação vigente, que tratam do assunto. Por certo, a inclusão dos alunos com necessidades especiais nas escolas de ensino comum aponta para a necessidade de novos estudos e mudanças significativas no contexto escolar, objetivando o desenvolvimento de um trabalho mais individualizado, a fim de atender às especificidades de cada educando, trabalho este que deve ser desenvolvido pelo professor do ensino comum em colaboração com os professores que atuam na educação especial. Desta forma, espera-se através dessa pesquisa oferecer subsídios teóricos aos professores da educação especial e do ensino comum para que compreendam a necessidade de organizar o ensino para o enfrentamento das dificuldades que venham a surgir no âmbito da educação inclusiva, como, por exemplo, flexibilização e adaptação do conteúdo, trabalho em rede, trabalho colaborativo e assim atender a contento os alunos público alvo da educação especial.
description A pesquisa tem como objetivo analisar a inclusão dos alunos com transtorno do espectro do autismo nas escolas de ensino comum, destacando alguns aspectos que colaboram para a efetiva inclusão na escola de ensino comum, a saber: conhecer as características do TEA; analisar a legislação brasileira e documentos oficiais que orientam quanto aos serviços de apoio especializado; entender a importância da organização do ensino bem como a necessidade das adaptações e flexibilizações no ensino. Para tanto é realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico, a partir de livros, revistas/periódicos, teses, dissertações, legislação vigente, que tratam do assunto. Por certo, a inclusão dos alunos com necessidades especiais nas escolas de ensino comum aponta para a necessidade de novos estudos e mudanças significativas no contexto escolar, objetivando o desenvolvimento de um trabalho mais individualizado, a fim de atender às especificidades de cada educando, trabalho este que deve ser desenvolvido pelo professor do ensino comum em colaboração com os professores que atuam na educação especial. Desta forma, espera-se através dessa pesquisa oferecer subsídios teóricos aos professores da educação especial e do ensino comum para que compreendam a necessidade de organizar o ensino para o enfrentamento das dificuldades que venham a surgir no âmbito da educação inclusiva, como, por exemplo, flexibilização e adaptação do conteúdo, trabalho em rede, trabalho colaborativo e assim atender a contento os alunos público alvo da educação especial.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-29
2020-01-10T14:46:21Z
2020-01-10T14:46:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4085
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4085
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948633220382720