O PROCESSO AVALIATIVO NA EJA NO CONTEXTO DOS MULTILETRAMENTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lígia Renata Ferreira Cardoso e Costa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Científica Educ@ção Online
Texto Completo: https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/100
Resumo: A avaliação é algo inerente aos processos do dia a dia de aprendizagem, em que todos os sujeitos do processo educativo estão envolvidos. Na escola, avaliar não pode ser algo isolado. Nesse contexto, ao se tratar da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o tema precisa de muita reflexão, pois é uma modalidade de ensino que por si só os principais envolvidos, os alunos, não se sentem atendidos em suas especificidades. Assim, o presente artigo tem por objetivo fazer ponderações sobre a aplicabilidade dos multiletramentos no contexto avaliativo da EJA a fim de modificar o baixo índice de aprendizagem, mostrando que são possíveis novas maneiras de realizar práticas pedagógicas. Para isso, foi feita uma breve reflexão sobre o fazer docente e a sua formação continuada e, logo em seguida, o ato de avaliar no contexto dos multiletramentos. O estudo em questão elegeu como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica na qual indica que para mudar o atual quadro do processo avaliativo na EJA, a escola não pode continuar negando o acesso à aprendizagem desses alunos, devido a avaliações sem eficiência. Percebe-se que é necessário transformar os educandos da EJA em cidadãos autônomos através de uma interação proativa própria dos multiletramentos quando bem direcionados.
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