A INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM VIRTUAL PARA O LETRAMENTO DOS ALUNOS DO FUNDAMENTAL I
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Científica Educ@ção Online |
Texto Completo: | https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/86 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo, debater de maneira conceitual sobre a influência da linguagem virtual no processo de letramento dos alunos do ensino fundamental. De modo que foi possível compreender que as novas tecnologias são de extrema importância, sobretudo imersas no ambiente escolar, já que a era tecnológica insere crianças e jovens cada vez mais cedo neste universo virtual, tornando um potencial facilitador na mediação de conteúdos disciplinares quando aplicadas tais ferramentas a favor da educação. Quando se considera que a internet criou e continua criando uma espécie de dialeto comum aos seus usuários, nota-se que sua influência no processo de letramento é tamanha. Ao passo que o importante é saber identificar as situações por meio das redes em que é possível se comunicar de forma mais coloquial e quais situações demandam maior cuidado com a escrita culta da língua, o que torna o multiletramento uma ferramenta adequada para a educação dessas novas gerações. A justificativa para a escolha do tema consiste em sua contemporaneidade, além da expectativa de contribuir com o âmbito acadêmico. |
id |
RCE_8f17b34365b9d7d3f55258e43f8886a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:jornal.periodicosrefoc.com.br:article/86 |
network_acronym_str |
RCE |
network_name_str |
Revista Científica Educ@ção Online |
repository_id_str |
|
spelling |
A INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM VIRTUAL PARA O LETRAMENTO DOS ALUNOS DO FUNDAMENTAL I Internet. Letramento. Ensino fundamental. Multiletramento.O presente artigo tem como objetivo, debater de maneira conceitual sobre a influência da linguagem virtual no processo de letramento dos alunos do ensino fundamental. De modo que foi possível compreender que as novas tecnologias são de extrema importância, sobretudo imersas no ambiente escolar, já que a era tecnológica insere crianças e jovens cada vez mais cedo neste universo virtual, tornando um potencial facilitador na mediação de conteúdos disciplinares quando aplicadas tais ferramentas a favor da educação. Quando se considera que a internet criou e continua criando uma espécie de dialeto comum aos seus usuários, nota-se que sua influência no processo de letramento é tamanha. Ao passo que o importante é saber identificar as situações por meio das redes em que é possível se comunicar de forma mais coloquial e quais situações demandam maior cuidado com a escrita culta da língua, o que torna o multiletramento uma ferramenta adequada para a educação dessas novas gerações. A justificativa para a escolha do tema consiste em sua contemporaneidade, além da expectativa de contribuir com o âmbito acadêmico.Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)2020-05-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/8610.46616/rce.v3i6.86Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 3 No. 6 (2019): Dossiê: Políticas Públicas e o Sujeito com Transtorno do Espectro Autista; 764-778Revista Científica Educ@ción ; Vol. 3 Núm. 6 (2019): Dossiê: Políticas Públicas e o Sujeito com Transtorno do Espectro Autista; 764-778Revista Científica Educ@ção; v. 3 n. 6 (2019): Dossiê: Políticas Públicas e o Sujeito com Transtorno do Espectro Autista; 764-7782526-8716reponame:Revista Científica Educ@ção Onlineinstname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)instacron:CEITporhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/86/84Genário Ferreira de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-21T09:36:08ZRevistahttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM VIRTUAL PARA O LETRAMENTO DOS ALUNOS DO FUNDAMENTAL I |
title |
A INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM VIRTUAL PARA O LETRAMENTO DOS ALUNOS DO FUNDAMENTAL I |
spellingShingle |
A INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM VIRTUAL PARA O LETRAMENTO DOS ALUNOS DO FUNDAMENTAL I Genário Ferreira de Sousa Internet. Letramento. Ensino fundamental. Multiletramento. |
title_short |
A INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM VIRTUAL PARA O LETRAMENTO DOS ALUNOS DO FUNDAMENTAL I |
title_full |
A INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM VIRTUAL PARA O LETRAMENTO DOS ALUNOS DO FUNDAMENTAL I |
title_fullStr |
A INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM VIRTUAL PARA O LETRAMENTO DOS ALUNOS DO FUNDAMENTAL I |
title_full_unstemmed |
A INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM VIRTUAL PARA O LETRAMENTO DOS ALUNOS DO FUNDAMENTAL I |
title_sort |
A INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM VIRTUAL PARA O LETRAMENTO DOS ALUNOS DO FUNDAMENTAL I |
author |
Genário Ferreira de Sousa |
author_facet |
Genário Ferreira de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Genário Ferreira de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internet. Letramento. Ensino fundamental. Multiletramento. |
topic |
Internet. Letramento. Ensino fundamental. Multiletramento. |
description |
O presente artigo tem como objetivo, debater de maneira conceitual sobre a influência da linguagem virtual no processo de letramento dos alunos do ensino fundamental. De modo que foi possível compreender que as novas tecnologias são de extrema importância, sobretudo imersas no ambiente escolar, já que a era tecnológica insere crianças e jovens cada vez mais cedo neste universo virtual, tornando um potencial facilitador na mediação de conteúdos disciplinares quando aplicadas tais ferramentas a favor da educação. Quando se considera que a internet criou e continua criando uma espécie de dialeto comum aos seus usuários, nota-se que sua influência no processo de letramento é tamanha. Ao passo que o importante é saber identificar as situações por meio das redes em que é possível se comunicar de forma mais coloquial e quais situações demandam maior cuidado com a escrita culta da língua, o que torna o multiletramento uma ferramenta adequada para a educação dessas novas gerações. A justificativa para a escolha do tema consiste em sua contemporaneidade, além da expectativa de contribuir com o âmbito acadêmico. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/86 10.46616/rce.v3i6.86 |
url |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/86 |
identifier_str_mv |
10.46616/rce.v3i6.86 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/86/84 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 3 No. 6 (2019): Dossiê: Políticas Públicas e o Sujeito com Transtorno do Espectro Autista; 764-778 Revista Científica Educ@ción ; Vol. 3 Núm. 6 (2019): Dossiê: Políticas Públicas e o Sujeito com Transtorno do Espectro Autista; 764-778 Revista Científica Educ@ção; v. 3 n. 6 (2019): Dossiê: Políticas Públicas e o Sujeito com Transtorno do Espectro Autista; 764-778 2526-8716 reponame:Revista Científica Educ@ção Online instname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) instacron:CEIT |
instname_str |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
instacron_str |
CEIT |
institution |
CEIT |
reponame_str |
Revista Científica Educ@ção Online |
collection |
Revista Científica Educ@ção Online |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1731820502317531136 |