A ERA DO “MULTISSINÓPTICO”: QUE (NOVOS) LETRAMENTOS ESTÃO EM JOGO?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Petrilson Alan
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21129
Resumo: O objetivo deste artigo é, primeiramente, promover uma discussão epistemológica sobre o momento sócio-histórico atual que estou chamando de “multissinóptico”, em que não apenas poucos observam muitos (panóptico), muitos observam poucos (sinóptico), mas também, paralelamente, muitos observam muitos por meio de uma multi-interação constante entre pessoas no mundo inteiro na internet. Com isso, pretendo refletir acerca do(s) modo(s) como a era atual do “multissinóptico”, por meio de mudanças trazidas pela internet e, particularmente, pela Web 2.0, não apenas traz transformações cruciais para as questões do “saber” e do “poder” no/ por meio do ciberespaço, como também possibilita, particularmente, um repensar sobre questões relacionadas às práticas de letramento escolar, ao buscar promover relações com os conceitos de “multiletramentos” e “letramentos críticos” e suas implicações para a escola na contemporaneidade.
id UFMG-5_af07cb2861497aa2cc6c558acabc5a03
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21129
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling A ERA DO “MULTISSINÓPTICO”: QUE (NOVOS) LETRAMENTOS ESTÃO EM JOGO?Multissinópticomultiletramentosletramentos críticosinternetescolaO objetivo deste artigo é, primeiramente, promover uma discussão epistemológica sobre o momento sócio-histórico atual que estou chamando de “multissinóptico”, em que não apenas poucos observam muitos (panóptico), muitos observam poucos (sinóptico), mas também, paralelamente, muitos observam muitos por meio de uma multi-interação constante entre pessoas no mundo inteiro na internet. Com isso, pretendo refletir acerca do(s) modo(s) como a era atual do “multissinóptico”, por meio de mudanças trazidas pela internet e, particularmente, pela Web 2.0, não apenas traz transformações cruciais para as questões do “saber” e do “poder” no/ por meio do ciberespaço, como também possibilita, particularmente, um repensar sobre questões relacionadas às práticas de letramento escolar, ao buscar promover relações com os conceitos de “multiletramentos” e “letramentos críticos” e suas implicações para a escola na contemporaneidade.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesArtigoapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21129Educação em Revista ; v. 30 n. 2 (2014)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21129/17018Copyright (c) 2014 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Petrilson Alan2023-05-29T14:45:41Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21129Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:45:41Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A ERA DO “MULTISSINÓPTICO”: QUE (NOVOS) LETRAMENTOS ESTÃO EM JOGO?
title A ERA DO “MULTISSINÓPTICO”: QUE (NOVOS) LETRAMENTOS ESTÃO EM JOGO?
spellingShingle A ERA DO “MULTISSINÓPTICO”: QUE (NOVOS) LETRAMENTOS ESTÃO EM JOGO?
Pinheiro, Petrilson Alan
Multissinóptico
multiletramentos
letramentos críticos
internet
escola
title_short A ERA DO “MULTISSINÓPTICO”: QUE (NOVOS) LETRAMENTOS ESTÃO EM JOGO?
title_full A ERA DO “MULTISSINÓPTICO”: QUE (NOVOS) LETRAMENTOS ESTÃO EM JOGO?
title_fullStr A ERA DO “MULTISSINÓPTICO”: QUE (NOVOS) LETRAMENTOS ESTÃO EM JOGO?
title_full_unstemmed A ERA DO “MULTISSINÓPTICO”: QUE (NOVOS) LETRAMENTOS ESTÃO EM JOGO?
title_sort A ERA DO “MULTISSINÓPTICO”: QUE (NOVOS) LETRAMENTOS ESTÃO EM JOGO?
author Pinheiro, Petrilson Alan
author_facet Pinheiro, Petrilson Alan
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Petrilson Alan
dc.subject.por.fl_str_mv Multissinóptico
multiletramentos
letramentos críticos
internet
escola
topic Multissinóptico
multiletramentos
letramentos críticos
internet
escola
description O objetivo deste artigo é, primeiramente, promover uma discussão epistemológica sobre o momento sócio-histórico atual que estou chamando de “multissinóptico”, em que não apenas poucos observam muitos (panóptico), muitos observam poucos (sinóptico), mas também, paralelamente, muitos observam muitos por meio de uma multi-interação constante entre pessoas no mundo inteiro na internet. Com isso, pretendo refletir acerca do(s) modo(s) como a era atual do “multissinóptico”, por meio de mudanças trazidas pela internet e, particularmente, pela Web 2.0, não apenas traz transformações cruciais para as questões do “saber” e do “poder” no/ por meio do ciberespaço, como também possibilita, particularmente, um repensar sobre questões relacionadas às práticas de letramento escolar, ao buscar promover relações com os conceitos de “multiletramentos” e “letramentos críticos” e suas implicações para a escola na contemporaneidade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
Artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21129
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21129/17018
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 30 n. 2 (2014)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711121263820800