EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES SOBRE AVANÇOS E DESAFIOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jarmelinda da Silva de Carvalho
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Irineu Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Científica Educ@ção Online
Texto Completo: https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/95
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema principal a inclusão dos alunos com deficiência no ensino regular. Conhecer as diretrizes da educação inclusiva é um requisito básico para qualquer profissional da educação, assim sendo, a presente pesquisa de revisão bibliográfica justifica-se pela necessidade de aprofundamento sobre o tema delimitado. Como objetivos foram definidos: conhecer a história da inclusão no Brasil; destacar as leis sobre a educação inclusiva; analisar os avanços na inclusão escolar citados por pesquisadores da área e apontar os desafios ainda presentes nas salas de aula de acordo com o material bibliográfico pesquisado. A pesquisa mostrou que a educação foi por muito tempo negada as pessoas com deficiência. Após séculos de práticas excludentes, hoje a educação inclusiva norteia as diretrizes nacionais. Ao se receber o aluno com deficiência a escola precisa interagir com a família e equipe médica para conhecer o diagnóstico interdisciplinar e traçar um planejamento individualizado. A adequação curricular, de metodologias e avaliações são respaldadas pela legislação vigente e garantem o respeito as especificidades do aluno. Apesar de existirem inúmeros desafios a serem superados (como falta de materiais, infraestrutura precária, salas superlotadas) o professor precisa continuar com o compromisso de sempre buscar o melhor para todos os alunos, lutando para fazer valer os direitos já conquistados.
id RCE_996c92a52bc37fd15617ed9e0284a7f4
oai_identifier_str oai:jornal.periodicosrefoc.com.br:article/95
network_acronym_str RCE
network_name_str Revista Científica Educ@ção Online
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES SOBRE AVANÇOS E DESAFIOSEducação. Inclusão. Direitos. Desafios.O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema principal a inclusão dos alunos com deficiência no ensino regular. Conhecer as diretrizes da educação inclusiva é um requisito básico para qualquer profissional da educação, assim sendo, a presente pesquisa de revisão bibliográfica justifica-se pela necessidade de aprofundamento sobre o tema delimitado. Como objetivos foram definidos: conhecer a história da inclusão no Brasil; destacar as leis sobre a educação inclusiva; analisar os avanços na inclusão escolar citados por pesquisadores da área e apontar os desafios ainda presentes nas salas de aula de acordo com o material bibliográfico pesquisado. A pesquisa mostrou que a educação foi por muito tempo negada as pessoas com deficiência. Após séculos de práticas excludentes, hoje a educação inclusiva norteia as diretrizes nacionais. Ao se receber o aluno com deficiência a escola precisa interagir com a família e equipe médica para conhecer o diagnóstico interdisciplinar e traçar um planejamento individualizado. A adequação curricular, de metodologias e avaliações são respaldadas pela legislação vigente e garantem o respeito as especificidades do aluno. Apesar de existirem inúmeros desafios a serem superados (como falta de materiais, infraestrutura precária, salas superlotadas) o professor precisa continuar com o compromisso de sempre buscar o melhor para todos os alunos, lutando para fazer valer os direitos já conquistados.Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)2020-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/9510.46616/rce.v4i7.95Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 4 No. 7 (2020): Educação Especial e Inclusiva sob novas perspectivas; 825-834Revista Científica Educ@ción ; Vol. 4 Núm. 7 (2020): Educação Especial e Inclusiva sob novas perspectivas; 825-834Revista Científica Educ@ção; v. 4 n. 7 (2020): Educação Especial e Inclusiva sob novas perspectivas; 825-8342526-871610.46616/rce.v4i7reponame:Revista Científica Educ@ção Onlineinstname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)instacron:CEITporhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/95/90Copyright (c) 2020 Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à RCE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da RCE) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJarmelinda da Silva de Carvalho Irineu Lopes2021-05-22T16:22:49ZRevistahttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES SOBRE AVANÇOS E DESAFIOS
title EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES SOBRE AVANÇOS E DESAFIOS
spellingShingle EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES SOBRE AVANÇOS E DESAFIOS
Jarmelinda da Silva de Carvalho
Educação. Inclusão. Direitos. Desafios.
title_short EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES SOBRE AVANÇOS E DESAFIOS
title_full EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES SOBRE AVANÇOS E DESAFIOS
title_fullStr EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES SOBRE AVANÇOS E DESAFIOS
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES SOBRE AVANÇOS E DESAFIOS
title_sort EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES SOBRE AVANÇOS E DESAFIOS
author Jarmelinda da Silva de Carvalho
author_facet Jarmelinda da Silva de Carvalho
Irineu Lopes
author_role author
author2 Irineu Lopes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jarmelinda da Silva de Carvalho
Irineu Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Inclusão. Direitos. Desafios.
topic Educação. Inclusão. Direitos. Desafios.
description O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema principal a inclusão dos alunos com deficiência no ensino regular. Conhecer as diretrizes da educação inclusiva é um requisito básico para qualquer profissional da educação, assim sendo, a presente pesquisa de revisão bibliográfica justifica-se pela necessidade de aprofundamento sobre o tema delimitado. Como objetivos foram definidos: conhecer a história da inclusão no Brasil; destacar as leis sobre a educação inclusiva; analisar os avanços na inclusão escolar citados por pesquisadores da área e apontar os desafios ainda presentes nas salas de aula de acordo com o material bibliográfico pesquisado. A pesquisa mostrou que a educação foi por muito tempo negada as pessoas com deficiência. Após séculos de práticas excludentes, hoje a educação inclusiva norteia as diretrizes nacionais. Ao se receber o aluno com deficiência a escola precisa interagir com a família e equipe médica para conhecer o diagnóstico interdisciplinar e traçar um planejamento individualizado. A adequação curricular, de metodologias e avaliações são respaldadas pela legislação vigente e garantem o respeito as especificidades do aluno. Apesar de existirem inúmeros desafios a serem superados (como falta de materiais, infraestrutura precária, salas superlotadas) o professor precisa continuar com o compromisso de sempre buscar o melhor para todos os alunos, lutando para fazer valer os direitos já conquistados.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/95
10.46616/rce.v4i7.95
url https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/95
identifier_str_mv 10.46616/rce.v4i7.95
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/95/90
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
dc.source.none.fl_str_mv Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 4 No. 7 (2020): Educação Especial e Inclusiva sob novas perspectivas; 825-834
Revista Científica Educ@ción ; Vol. 4 Núm. 7 (2020): Educação Especial e Inclusiva sob novas perspectivas; 825-834
Revista Científica Educ@ção; v. 4 n. 7 (2020): Educação Especial e Inclusiva sob novas perspectivas; 825-834
2526-8716
10.46616/rce.v4i7
reponame:Revista Científica Educ@ção Online
instname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
instacron:CEIT
instname_str Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
instacron_str CEIT
institution CEIT
reponame_str Revista Científica Educ@ção Online
collection Revista Científica Educ@ção Online
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1731820502328016896