EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES SOBRE AVANÇOS E DESAFIOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Científica Educ@ção Online |
Texto Completo: | https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/95 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema principal a inclusão dos alunos com deficiência no ensino regular. Conhecer as diretrizes da educação inclusiva é um requisito básico para qualquer profissional da educação, assim sendo, a presente pesquisa de revisão bibliográfica justifica-se pela necessidade de aprofundamento sobre o tema delimitado. Como objetivos foram definidos: conhecer a história da inclusão no Brasil; destacar as leis sobre a educação inclusiva; analisar os avanços na inclusão escolar citados por pesquisadores da área e apontar os desafios ainda presentes nas salas de aula de acordo com o material bibliográfico pesquisado. A pesquisa mostrou que a educação foi por muito tempo negada as pessoas com deficiência. Após séculos de práticas excludentes, hoje a educação inclusiva norteia as diretrizes nacionais. Ao se receber o aluno com deficiência a escola precisa interagir com a família e equipe médica para conhecer o diagnóstico interdisciplinar e traçar um planejamento individualizado. A adequação curricular, de metodologias e avaliações são respaldadas pela legislação vigente e garantem o respeito as especificidades do aluno. Apesar de existirem inúmeros desafios a serem superados (como falta de materiais, infraestrutura precária, salas superlotadas) o professor precisa continuar com o compromisso de sempre buscar o melhor para todos os alunos, lutando para fazer valer os direitos já conquistados. |
id |
RCE_996c92a52bc37fd15617ed9e0284a7f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:jornal.periodicosrefoc.com.br:article/95 |
network_acronym_str |
RCE |
network_name_str |
Revista Científica Educ@ção Online |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES SOBRE AVANÇOS E DESAFIOSEducação. Inclusão. Direitos. Desafios.O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema principal a inclusão dos alunos com deficiência no ensino regular. Conhecer as diretrizes da educação inclusiva é um requisito básico para qualquer profissional da educação, assim sendo, a presente pesquisa de revisão bibliográfica justifica-se pela necessidade de aprofundamento sobre o tema delimitado. Como objetivos foram definidos: conhecer a história da inclusão no Brasil; destacar as leis sobre a educação inclusiva; analisar os avanços na inclusão escolar citados por pesquisadores da área e apontar os desafios ainda presentes nas salas de aula de acordo com o material bibliográfico pesquisado. A pesquisa mostrou que a educação foi por muito tempo negada as pessoas com deficiência. Após séculos de práticas excludentes, hoje a educação inclusiva norteia as diretrizes nacionais. Ao se receber o aluno com deficiência a escola precisa interagir com a família e equipe médica para conhecer o diagnóstico interdisciplinar e traçar um planejamento individualizado. A adequação curricular, de metodologias e avaliações são respaldadas pela legislação vigente e garantem o respeito as especificidades do aluno. Apesar de existirem inúmeros desafios a serem superados (como falta de materiais, infraestrutura precária, salas superlotadas) o professor precisa continuar com o compromisso de sempre buscar o melhor para todos os alunos, lutando para fazer valer os direitos já conquistados.Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)2020-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/9510.46616/rce.v4i7.95Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 4 No. 7 (2020): Educação Especial e Inclusiva sob novas perspectivas; 825-834Revista Científica Educ@ción ; Vol. 4 Núm. 7 (2020): Educação Especial e Inclusiva sob novas perspectivas; 825-834Revista Científica Educ@ção; v. 4 n. 7 (2020): Educação Especial e Inclusiva sob novas perspectivas; 825-8342526-871610.46616/rce.v4i7reponame:Revista Científica Educ@ção Onlineinstname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)instacron:CEITporhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/95/90Copyright (c) 2020 Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à RCE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da RCE) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJarmelinda da Silva de Carvalho Irineu Lopes2021-05-22T16:22:49ZRevistahttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES SOBRE AVANÇOS E DESAFIOS |
title |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES SOBRE AVANÇOS E DESAFIOS |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES SOBRE AVANÇOS E DESAFIOS Jarmelinda da Silva de Carvalho Educação. Inclusão. Direitos. Desafios. |
title_short |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES SOBRE AVANÇOS E DESAFIOS |
title_full |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES SOBRE AVANÇOS E DESAFIOS |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES SOBRE AVANÇOS E DESAFIOS |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES SOBRE AVANÇOS E DESAFIOS |
title_sort |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES SOBRE AVANÇOS E DESAFIOS |
author |
Jarmelinda da Silva de Carvalho |
author_facet |
Jarmelinda da Silva de Carvalho Irineu Lopes |
author_role |
author |
author2 |
Irineu Lopes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jarmelinda da Silva de Carvalho Irineu Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Inclusão. Direitos. Desafios. |
topic |
Educação. Inclusão. Direitos. Desafios. |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema principal a inclusão dos alunos com deficiência no ensino regular. Conhecer as diretrizes da educação inclusiva é um requisito básico para qualquer profissional da educação, assim sendo, a presente pesquisa de revisão bibliográfica justifica-se pela necessidade de aprofundamento sobre o tema delimitado. Como objetivos foram definidos: conhecer a história da inclusão no Brasil; destacar as leis sobre a educação inclusiva; analisar os avanços na inclusão escolar citados por pesquisadores da área e apontar os desafios ainda presentes nas salas de aula de acordo com o material bibliográfico pesquisado. A pesquisa mostrou que a educação foi por muito tempo negada as pessoas com deficiência. Após séculos de práticas excludentes, hoje a educação inclusiva norteia as diretrizes nacionais. Ao se receber o aluno com deficiência a escola precisa interagir com a família e equipe médica para conhecer o diagnóstico interdisciplinar e traçar um planejamento individualizado. A adequação curricular, de metodologias e avaliações são respaldadas pela legislação vigente e garantem o respeito as especificidades do aluno. Apesar de existirem inúmeros desafios a serem superados (como falta de materiais, infraestrutura precária, salas superlotadas) o professor precisa continuar com o compromisso de sempre buscar o melhor para todos os alunos, lutando para fazer valer os direitos já conquistados. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/95 10.46616/rce.v4i7.95 |
url |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/95 |
identifier_str_mv |
10.46616/rce.v4i7.95 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/95/90 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 4 No. 7 (2020): Educação Especial e Inclusiva sob novas perspectivas; 825-834 Revista Científica Educ@ción ; Vol. 4 Núm. 7 (2020): Educação Especial e Inclusiva sob novas perspectivas; 825-834 Revista Científica Educ@ção; v. 4 n. 7 (2020): Educação Especial e Inclusiva sob novas perspectivas; 825-834 2526-8716 10.46616/rce.v4i7 reponame:Revista Científica Educ@ção Online instname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) instacron:CEIT |
instname_str |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
instacron_str |
CEIT |
institution |
CEIT |
reponame_str |
Revista Científica Educ@ção Online |
collection |
Revista Científica Educ@ção Online |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1731820502328016896 |