Escola inclusiva: principais desafios dos educandos frente á ação educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Biscaglia, Joscelaine da Silveira
Data de Publicação: 2010
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000sbtj
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1296
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.
id UFSM_c010a9e24a37fe484594a9e947f96866
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/1296
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Escola inclusiva: principais desafios dos educandos frente á ação educativaEducação especialDesafiosInclusãoArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.O presente trabalho monográfico busca apresentar reflexões teóricas a cerca da educação inclusiva e os principais desafios dos educadores frente à ação educativa com o objetivo de esclarecer sobre as dificuldades que esses profissionais se defrontam no processo inclusivo. É importante conhecer a trajetória que a educação especial fez até chegar à inclusão, compreendendo as políticas públicas em prol desta. A educação especial sob a perspectiva da inclusão é um desafio a ser vencido pela sociedade, pelo estado e, de modo bem específico, pela escola, onde de fato a verdadeira batalha é realizada. As dificuldades e os desafios da inclusão escolar estão ligados a questões como organização da sociedade, valores que nela prevalecem, prioridades definidas pelas políticas públicas, meios efetivamente disponibilizados para a implantação dessas políticas, fatores relacionados à formação de docentes, infra-estrutura e problemas vinculados à especificidade das diferentes condições que afetam o desempenho acadêmico e a formação pessoal de sujeitos que apresentam necessidades especiais ou outras características que os introduzem na categoria de alunos especiais. A inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino sempre foi um discurso distante das práticas educacionais. Por isso, devem ser criadas políticas públicas visando à inclusão social que partam de uma conscientização dos direitos do cidadão e da valorização do ser humano, quebrando a tradição assistencialista da educação especial.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoCopetti, Rosana EstelaBiscaglia, Joscelaine da Silveira2016-03-01T13:53:46Z2016-03-01T13:53:46Z2010-12-142010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1296ark:/26339/001300000sbtjporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:53:18Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1296Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:53:18Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola inclusiva: principais desafios dos educandos frente á ação educativa
title Escola inclusiva: principais desafios dos educandos frente á ação educativa
spellingShingle Escola inclusiva: principais desafios dos educandos frente á ação educativa
Biscaglia, Joscelaine da Silveira
Educação especial
Desafios
Inclusão
title_short Escola inclusiva: principais desafios dos educandos frente á ação educativa
title_full Escola inclusiva: principais desafios dos educandos frente á ação educativa
title_fullStr Escola inclusiva: principais desafios dos educandos frente á ação educativa
title_full_unstemmed Escola inclusiva: principais desafios dos educandos frente á ação educativa
title_sort Escola inclusiva: principais desafios dos educandos frente á ação educativa
author Biscaglia, Joscelaine da Silveira
author_facet Biscaglia, Joscelaine da Silveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Copetti, Rosana Estela
dc.contributor.author.fl_str_mv Biscaglia, Joscelaine da Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Desafios
Inclusão
topic Educação especial
Desafios
Inclusão
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-14
2010
2016-03-01T13:53:46Z
2016-03-01T13:53:46Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1296
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000sbtj
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1296
identifier_str_mv ark:/26339/001300000sbtj
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172389716099072