Valores motivacionais nas organizações: um estudo com diferentes grupos de trabalho de servidores públicos da educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/14745 |
Resumo: | Objetivo: Esta pesquisa teve como objetivo identificar os Valores Motivacionais que se destacam na percepção dos colaboradores de uma Instituição Pública de Ensino.Metodologia: O instrumento aplicado foi o questionário eletrônico sobre as características demográficas e o modelo da estrutura de valores básicos utilizando a escala de Schwartz (1992), Portrait Value Questionnaire (PVQ). A coleta de dados foi realizada em todos os campi do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), com amostra de 549 servidores, os quais foram analisados por estatística descritiva e regressão múltipla.Principais Resultados: Os resultados sugerem que há percepções distintas sobre os valores motivacionais percebidos na instituição. Quanto ao grupo de trabalho Docentes, pode-se considerar que dão mais importância à transmissão dos conhecimentos para gerações futuras, priorizando o cuidado com a preservação do planeta e das relações. Quanto ao grupo Técnicos Administrativos pode-se destacar que apreciam a segurança nas relações e a continuidade dos processos. |
id |
RIEOEI-1_fc5c59efe4f6ba6e477d817cddda2f06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://periodicos.uninove.br:article/14745 |
network_acronym_str |
RIEOEI-1 |
network_name_str |
Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
repository_id_str |
|
spelling |
Valores motivacionais nas organizações: um estudo com diferentes grupos de trabalho de servidores públicos da educaçãoMotivational values in organizations: a study with different working groups of public education servantsValores motivacionales en las organizaciones: un estudio con diferentes grupos de trabajo de servidores públicos de la educaciónValores motivacionais; Grupos de trabalho; Servidores da educação pública.Motivational values; Work groups; Public education servers.Valores de motivación; Grupos de Trabajo; Servidores de Educación Pública.Objetivo: Esta pesquisa teve como objetivo identificar os Valores Motivacionais que se destacam na percepção dos colaboradores de uma Instituição Pública de Ensino.Metodologia: O instrumento aplicado foi o questionário eletrônico sobre as características demográficas e o modelo da estrutura de valores básicos utilizando a escala de Schwartz (1992), Portrait Value Questionnaire (PVQ). A coleta de dados foi realizada em todos os campi do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), com amostra de 549 servidores, os quais foram analisados por estatística descritiva e regressão múltipla.Principais Resultados: Os resultados sugerem que há percepções distintas sobre os valores motivacionais percebidos na instituição. Quanto ao grupo de trabalho Docentes, pode-se considerar que dão mais importância à transmissão dos conhecimentos para gerações futuras, priorizando o cuidado com a preservação do planeta e das relações. Quanto ao grupo Técnicos Administrativos pode-se destacar que apreciam a segurança nas relações e a continuidade dos processos.Objective: This research aimed to identify the Motivational Values that stand out in the perception of employees of a Public Educational Institution.Methodology: The instrument applied was the electronic questionnaire on demographic characteristics and the basic value structure model using the Schwartz (1992), Portrait Value Questionnaire (PVQ) scale. Data collection was carried out at all campuses and rectory of the Federal Institute of Espírito Santo (IFES), whose sample was composed by 549 servers, and analyzed through descriptive statistics and multiple regression.Main results: The results suggest that there are different perceptions about the motivational values perceived in the institution. As for the working group of Professors, it can be considered that they give more importance to transmit knowledge to future generations, prioritizing care with the preservation of the planet and relationships. As for the Administrative Technicians group, it can be highlighted that they appreciate the security of relationships and the continuity of processes.Objetivo: Esta investigación tuvo como objetivo identificar los Valores Motivacionales que se destacan en la percepción de los empleados de una Institución Educativa Pública.Metodología: El instrumento aplicado fue uma encuesta electrónica sobre las características demográficas y el modelo de la estructura de valores básicos utilizando la escala de Schwartz (1992), Portrait Value Questionnaire (PVQ). La recolección de datos fue realizada en todos los campi del Instituto Federal de Espírito Santo (IFES), con una muestra de 549 servidores, analizados por estadística descriptiva y regresión múltiple.Principales resultados: Los resultados sugieren que existen diferentes percepciones sobre los valores motivacionales percibidos en la institución. En cuanto al grupo de trabajo de Profesores, se puede considerar que dan más importancia a la transmisión del conocimiento a las generaciones futuras, priorizando el cuidado con la preservación del planeta y las relaciones. En cuanto al grupo de Técnicos Administrativos, se puede destacar que aprecian la seguridad de las relaciones y la continuidad de los procesos.Universidade Nove de Julho - UNINOVEMoreira, Paulo Roberto BorghiTeixeira, AridelmoLocatelli, Octavio2020-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/1474510.5585/riae.v19i3.14745Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 19, No 3 (2020): July/Sept.; 116-145Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 19, No 3 (2020): July/Sept.; 116-1452176-0756reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAEinstname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)instacron:RIEOEIporhttps://periodicos.uninove.br/riae/article/view/14745/8497https://periodicos.uninove.br/riae/article/downloadSuppFile/14745/14314Copyright (c) 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Managementhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-19T18:14:18Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/14745Revistahttps://periodicos.uninove.br/riaePRIhttps://periodicos.uninove.br/riae/oai||bennycosta@yahoo.com.br2176-07562176-0756opendoar:2020-10-19T18:14:18Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Valores motivacionais nas organizações: um estudo com diferentes grupos de trabalho de servidores públicos da educação Motivational values in organizations: a study with different working groups of public education servants Valores motivacionales en las organizaciones: un estudio con diferentes grupos de trabajo de servidores públicos de la educación |
title |
Valores motivacionais nas organizações: um estudo com diferentes grupos de trabalho de servidores públicos da educação |
spellingShingle |
Valores motivacionais nas organizações: um estudo com diferentes grupos de trabalho de servidores públicos da educação Moreira, Paulo Roberto Borghi Valores motivacionais; Grupos de trabalho; Servidores da educação pública. Motivational values; Work groups; Public education servers. Valores de motivación; Grupos de Trabajo; Servidores de Educación Pública. |
title_short |
Valores motivacionais nas organizações: um estudo com diferentes grupos de trabalho de servidores públicos da educação |
title_full |
Valores motivacionais nas organizações: um estudo com diferentes grupos de trabalho de servidores públicos da educação |
title_fullStr |
Valores motivacionais nas organizações: um estudo com diferentes grupos de trabalho de servidores públicos da educação |
title_full_unstemmed |
Valores motivacionais nas organizações: um estudo com diferentes grupos de trabalho de servidores públicos da educação |
title_sort |
Valores motivacionais nas organizações: um estudo com diferentes grupos de trabalho de servidores públicos da educação |
author |
Moreira, Paulo Roberto Borghi |
author_facet |
Moreira, Paulo Roberto Borghi Teixeira, Aridelmo Locatelli, Octavio |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Aridelmo Locatelli, Octavio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Paulo Roberto Borghi Teixeira, Aridelmo Locatelli, Octavio |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Valores motivacionais; Grupos de trabalho; Servidores da educação pública. Motivational values; Work groups; Public education servers. Valores de motivación; Grupos de Trabajo; Servidores de Educación Pública. |
topic |
Valores motivacionais; Grupos de trabalho; Servidores da educação pública. Motivational values; Work groups; Public education servers. Valores de motivación; Grupos de Trabajo; Servidores de Educación Pública. |
description |
Objetivo: Esta pesquisa teve como objetivo identificar os Valores Motivacionais que se destacam na percepção dos colaboradores de uma Instituição Pública de Ensino.Metodologia: O instrumento aplicado foi o questionário eletrônico sobre as características demográficas e o modelo da estrutura de valores básicos utilizando a escala de Schwartz (1992), Portrait Value Questionnaire (PVQ). A coleta de dados foi realizada em todos os campi do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), com amostra de 549 servidores, os quais foram analisados por estatística descritiva e regressão múltipla.Principais Resultados: Os resultados sugerem que há percepções distintas sobre os valores motivacionais percebidos na instituição. Quanto ao grupo de trabalho Docentes, pode-se considerar que dão mais importância à transmissão dos conhecimentos para gerações futuras, priorizando o cuidado com a preservação do planeta e das relações. Quanto ao grupo Técnicos Administrativos pode-se destacar que apreciam a segurança nas relações e a continuidade dos processos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/14745 10.5585/riae.v19i3.14745 |
url |
https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/14745 |
identifier_str_mv |
10.5585/riae.v19i3.14745 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uninove.br/riae/article/view/14745/8497 https://periodicos.uninove.br/riae/article/downloadSuppFile/14745/14314 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho - UNINOVE |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho - UNINOVE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 19, No 3 (2020): July/Sept.; 116-145 Revista Ibero-Americana de Estratégia; Vol 19, No 3 (2020): July/Sept.; 116-145 2176-0756 reponame:Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE instname:Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) instacron:RIEOEI |
instname_str |
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) |
instacron_str |
RIEOEI |
institution |
RIEOEI |
reponame_str |
Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
collection |
Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero Americana de Estratégia - RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||bennycosta@yahoo.com.br |
_version_ |
1799138724716478464 |