Aprendizagem docente e colaboração de professores que ensinam matemática em projeto de extensão universitária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/298 |
Resumo: | Apresentamos, neste texto, alguns resultados de um projeto de extensão universitária desenvolvido no ano de 2013, junto a um grupo de professores que ensinam matemática em escolas da rede estadual da cidade de Rondonópolis, estado de Mato Grosso. Nesse projeto, inicialmente, foram apresentadas as metodologias de ensino de matemática como a Resolução de Problemas e a Investigação Matemática, além da definição do objetivo de promover uma discussão sobre as práticas de ensinar e aprender matemática, de modo a contribuir com a pesquisa da própria prática. Com a constituição de um ambiente do tipo colaborativo, os professores participantes propuseram o estudo de temáticas a partir de suas demandas. Ao final, analisamos a avaliação realizada pelos participantes do projeto, com a intenção de compreender a importância e potencialidades desse modelo de formação contínua no desenvolvimento profissional desses professores e as possíveis contribuições das metodologias estudadas. |
id |
SBEM_22ff1d6858c889df0fef42e8b235d334 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/298 |
network_acronym_str |
SBEM |
network_name_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem docente e colaboração de professores que ensinam matemática em projeto de extensão universitáriaEducação MatemáticaInvestigação MatemáticaFormação ContinuadaGrupos ColaborativosApresentamos, neste texto, alguns resultados de um projeto de extensão universitária desenvolvido no ano de 2013, junto a um grupo de professores que ensinam matemática em escolas da rede estadual da cidade de Rondonópolis, estado de Mato Grosso. Nesse projeto, inicialmente, foram apresentadas as metodologias de ensino de matemática como a Resolução de Problemas e a Investigação Matemática, além da definição do objetivo de promover uma discussão sobre as práticas de ensinar e aprender matemática, de modo a contribuir com a pesquisa da própria prática. Com a constituição de um ambiente do tipo colaborativo, os professores participantes propuseram o estudo de temáticas a partir de suas demandas. Ao final, analisamos a avaliação realizada pelos participantes do projeto, com a intenção de compreender a importância e potencialidades desse modelo de formação contínua no desenvolvimento profissional desses professores e as possíveis contribuições das metodologias estudadas.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2017-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/298Revista de Educação Matemática; Vol. 14 No. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 113-122Revista de Educação Matemática; Vol. 14 Núm. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 113-122Revista de Educação Matemática; v. 14 n. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 113-1222526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/298/307https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira Fernandes, Fernando Luís2023-07-12T02:29:00Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/298Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2023-07-12T02:29Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem docente e colaboração de professores que ensinam matemática em projeto de extensão universitária |
title |
Aprendizagem docente e colaboração de professores que ensinam matemática em projeto de extensão universitária |
spellingShingle |
Aprendizagem docente e colaboração de professores que ensinam matemática em projeto de extensão universitária Pereira Fernandes, Fernando Luís Educação Matemática Investigação Matemática Formação Continuada Grupos Colaborativos |
title_short |
Aprendizagem docente e colaboração de professores que ensinam matemática em projeto de extensão universitária |
title_full |
Aprendizagem docente e colaboração de professores que ensinam matemática em projeto de extensão universitária |
title_fullStr |
Aprendizagem docente e colaboração de professores que ensinam matemática em projeto de extensão universitária |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem docente e colaboração de professores que ensinam matemática em projeto de extensão universitária |
title_sort |
Aprendizagem docente e colaboração de professores que ensinam matemática em projeto de extensão universitária |
author |
Pereira Fernandes, Fernando Luís |
author_facet |
Pereira Fernandes, Fernando Luís |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira Fernandes, Fernando Luís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Investigação Matemática Formação Continuada Grupos Colaborativos |
topic |
Educação Matemática Investigação Matemática Formação Continuada Grupos Colaborativos |
description |
Apresentamos, neste texto, alguns resultados de um projeto de extensão universitária desenvolvido no ano de 2013, junto a um grupo de professores que ensinam matemática em escolas da rede estadual da cidade de Rondonópolis, estado de Mato Grosso. Nesse projeto, inicialmente, foram apresentadas as metodologias de ensino de matemática como a Resolução de Problemas e a Investigação Matemática, além da definição do objetivo de promover uma discussão sobre as práticas de ensinar e aprender matemática, de modo a contribuir com a pesquisa da própria prática. Com a constituição de um ambiente do tipo colaborativo, os professores participantes propuseram o estudo de temáticas a partir de suas demandas. Ao final, analisamos a avaliação realizada pelos participantes do projeto, com a intenção de compreender a importância e potencialidades desse modelo de formação contínua no desenvolvimento profissional desses professores e as possíveis contribuições das metodologias estudadas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/298 |
url |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/298 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/298/307 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática; Vol. 14 No. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 113-122 Revista de Educação Matemática; Vol. 14 Núm. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 113-122 Revista de Educação Matemática; v. 14 n. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 113-122 2526-9062 reponame:Revista de Educação Matemática (Online) instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM |
institution |
SBEM |
reponame_str |
Revista de Educação Matemática (Online) |
collection |
Revista de Educação Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
douglas.tinti@unicid.edu.br |
_version_ |
1798313495617339392 |