Aprendizagem docente e colaboração de professores que ensinam matemática em projeto de extensão universitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira Fernandes, Fernando Luís
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Matemática (Online)
Texto Completo: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/298
Resumo: Apresentamos, neste texto, alguns resultados de um projeto de extensão universitária desenvolvido no ano de 2013, junto a um grupo de professores que ensinam matemática em escolas da rede estadual da cidade de Rondonópolis, estado de Mato Grosso. Nesse projeto, inicialmente, foram apresentadas as metodologias de ensino de matemática como a Resolução de Problemas e a Investigação Matemática, além da definição do objetivo de promover uma discussão sobre as práticas de ensinar e aprender matemática, de modo a contribuir com a pesquisa da própria prática. Com a constituição de um ambiente do tipo colaborativo, os professores participantes propuseram o estudo de temáticas a partir de suas demandas. Ao final, analisamos a avaliação realizada pelos participantes do projeto, com a intenção de compreender a importância e potencialidades desse modelo de formação contínua no desenvolvimento profissional desses professores e as possíveis contribuições das metodologias estudadas.
id SBEM_22ff1d6858c889df0fef42e8b235d334
oai_identifier_str oai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/298
network_acronym_str SBEM
network_name_str Revista de Educação Matemática (Online)
repository_id_str
spelling Aprendizagem docente e colaboração de professores que ensinam matemática em projeto de extensão universitáriaEducação MatemáticaInvestigação MatemáticaFormação ContinuadaGrupos ColaborativosApresentamos, neste texto, alguns resultados de um projeto de extensão universitária desenvolvido no ano de 2013, junto a um grupo de professores que ensinam matemática em escolas da rede estadual da cidade de Rondonópolis, estado de Mato Grosso. Nesse projeto, inicialmente, foram apresentadas as metodologias de ensino de matemática como a Resolução de Problemas e a Investigação Matemática, além da definição do objetivo de promover uma discussão sobre as práticas de ensinar e aprender matemática, de modo a contribuir com a pesquisa da própria prática. Com a constituição de um ambiente do tipo colaborativo, os professores participantes propuseram o estudo de temáticas a partir de suas demandas. Ao final, analisamos a avaliação realizada pelos participantes do projeto, com a intenção de compreender a importância e potencialidades desse modelo de formação contínua no desenvolvimento profissional desses professores e as possíveis contribuições das metodologias estudadas.Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)2017-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/298Revista de Educação Matemática; Vol. 14 No. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 113-122Revista de Educação Matemática; Vol. 14 Núm. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 113-122Revista de Educação Matemática; v. 14 n. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 113-1222526-9062reponame:Revista de Educação Matemática (Online)instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEMporhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/298/307https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira Fernandes, Fernando Luís2023-07-12T02:29:00Zoai:ojs2.www.revistasbemsp.com.br:article/298Revistahttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SPONGhttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/oaidouglas.tinti@unicid.edu.br2526-90621676-8868opendoar:2023-07-12T02:29Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem docente e colaboração de professores que ensinam matemática em projeto de extensão universitária
title Aprendizagem docente e colaboração de professores que ensinam matemática em projeto de extensão universitária
spellingShingle Aprendizagem docente e colaboração de professores que ensinam matemática em projeto de extensão universitária
Pereira Fernandes, Fernando Luís
Educação Matemática
Investigação Matemática
Formação Continuada
Grupos Colaborativos
title_short Aprendizagem docente e colaboração de professores que ensinam matemática em projeto de extensão universitária
title_full Aprendizagem docente e colaboração de professores que ensinam matemática em projeto de extensão universitária
title_fullStr Aprendizagem docente e colaboração de professores que ensinam matemática em projeto de extensão universitária
title_full_unstemmed Aprendizagem docente e colaboração de professores que ensinam matemática em projeto de extensão universitária
title_sort Aprendizagem docente e colaboração de professores que ensinam matemática em projeto de extensão universitária
author Pereira Fernandes, Fernando Luís
author_facet Pereira Fernandes, Fernando Luís
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira Fernandes, Fernando Luís
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Investigação Matemática
Formação Continuada
Grupos Colaborativos
topic Educação Matemática
Investigação Matemática
Formação Continuada
Grupos Colaborativos
description Apresentamos, neste texto, alguns resultados de um projeto de extensão universitária desenvolvido no ano de 2013, junto a um grupo de professores que ensinam matemática em escolas da rede estadual da cidade de Rondonópolis, estado de Mato Grosso. Nesse projeto, inicialmente, foram apresentadas as metodologias de ensino de matemática como a Resolução de Problemas e a Investigação Matemática, além da definição do objetivo de promover uma discussão sobre as práticas de ensinar e aprender matemática, de modo a contribuir com a pesquisa da própria prática. Com a constituição de um ambiente do tipo colaborativo, os professores participantes propuseram o estudo de temáticas a partir de suas demandas. Ao final, analisamos a avaliação realizada pelos participantes do projeto, com a intenção de compreender a importância e potencialidades desse modelo de formação contínua no desenvolvimento profissional desses professores e as possíveis contribuições das metodologias estudadas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/298
url https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/298/307
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Matemática; Vol. 14 No. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 113-122
Revista de Educação Matemática; Vol. 14 Núm. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 113-122
Revista de Educação Matemática; v. 14 n. 16 (2017): jan. /jun. 2017; 113-122
2526-9062
reponame:Revista de Educação Matemática (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM
institution SBEM
reponame_str Revista de Educação Matemática (Online)
collection Revista de Educação Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Matemática (Online) - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv douglas.tinti@unicid.edu.br
_version_ 1798313495617339392