Discalculia: história, memória, (trans)form(ação)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Raene Galvão
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55096
Resumo: A Discalculia é uma deficiência específica na aprendizagem aritmética que ocorre em indivíduos sem, necessariamente, distúrbios neurológicos, psiquiátricos, sensoriais e emocionais. Ao encontro disso, percebe-se no espaço-tempo do/no cotidiano escolar inúmeras dificuldades dos alunos relacionadas à capacidade de resolver problemas matemáticos e a certas habilidades com cálculos - essas dificuldades intercorrem da Discalculia? Entende-se que no centro de uma investigação historiográfica com narrativas, reflexões acerca de estudantes discalcúlicos sejam necessárias, dando visibilidade aos olhos do sistema educacional, em especial ao professor de Matemática, que poderá ter ações assertivas para esses estudantes no contexto sala de aula. De posse desta premissa, definiu-se o objetivo geral desta investigação que consiste em elaborar uma narrativa histórica dos processos de identificação, diagnóstico, intervenção e inclusão de um estudante discalcúlico em uma escola da cidade de Assú/RN. Para tanto, apoiamo-nos em uma pesquisa de natureza qualitativa, destacando interpretações, valores e as experiências humanas. Neste diapasão, atrela-se à pesquisa bibliográfica e a documental. Para tanto, como instrumento, recorreu-se a entrevistas, a fim de reconstituir e narrar como se dá o ensino e a aprendizagem de Matemática de um aluno que possui Discalculia e o que demanda tal diagnóstico daqueles que estão ao seu redor. Em vista disso, os resultados apresentados ganham lugar em dois eixos: a voz dos atores, àqueles que vivenciam a Discalculia - pais, estudantes, professores, psicopedagogos - descreveu-se a (trans)form(ação) de suas práticas, diante da realidade pessoal vivida e, um Produto Educacional - um vídeo - que traz, por meio da Literatura de Cordel, a existência de discalcúlicos nas escolas, destacando a importância desse diagnóstico, de seus familiares e dos membros da escola. O primeiro, é desenvolvido a partir de uma discussão entrelaçada à intertextualidade. O segundo, por sua vez, passou por um processo de análise junto a professores de Matemática, pedagogos e licenciandos do curso de Matemática, com o intuito de averiguar, ao passo final, a relevância da produção supracitada. Diante das discussões e reflexões suscitadas ao longo deste estudo, concluímos que, com a narrativa, conseguimos perceber contribuições para o entendimento sobre os processos de identificação, diagnóstico, intervenção e inclusão de alunos no contexto escolar, pois com base nas falas dos entrevistados, refletimos à importância de acompanhar o aluno desde as primeiras atividades escolares, com o intuito de que essas possam levar a um diagnóstico preciso com profissionais que atuam neste cenário. Além disso, a escola se permitirá ser como mola propulsora, juntamente com a família, para que haja as intervenções pedagógicas na construção de conhecimento do discalcúlico. Ademais, a inclusão ganha centralidade. Esta, por sua vez, é um eixo preponderante capaz de tornar o estudante discalcúlico imerso nos espaços escolares e sociais.
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Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55096A Discalculia é uma deficiência específica na aprendizagem aritmética que ocorre em indivíduos sem, necessariamente, distúrbios neurológicos, psiquiátricos, sensoriais e emocionais. Ao encontro disso, percebe-se no espaço-tempo do/no cotidiano escolar inúmeras dificuldades dos alunos relacionadas à capacidade de resolver problemas matemáticos e a certas habilidades com cálculos - essas dificuldades intercorrem da Discalculia? Entende-se que no centro de uma investigação historiográfica com narrativas, reflexões acerca de estudantes discalcúlicos sejam necessárias, dando visibilidade aos olhos do sistema educacional, em especial ao professor de Matemática, que poderá ter ações assertivas para esses estudantes no contexto sala de aula. De posse desta premissa, definiu-se o objetivo geral desta investigação que consiste em elaborar uma narrativa histórica dos processos de identificação, diagnóstico, intervenção e inclusão de um estudante discalcúlico em uma escola da cidade de Assú/RN. Para tanto, apoiamo-nos em uma pesquisa de natureza qualitativa, destacando interpretações, valores e as experiências humanas. Neste diapasão, atrela-se à pesquisa bibliográfica e a documental. Para tanto, como instrumento, recorreu-se a entrevistas, a fim de reconstituir e narrar como se dá o ensino e a aprendizagem de Matemática de um aluno que possui Discalculia e o que demanda tal diagnóstico daqueles que estão ao seu redor. Em vista disso, os resultados apresentados ganham lugar em dois eixos: a voz dos atores, àqueles que vivenciam a Discalculia - pais, estudantes, professores, psicopedagogos - descreveu-se a (trans)form(ação) de suas práticas, diante da realidade pessoal vivida e, um Produto Educacional - um vídeo - que traz, por meio da Literatura de Cordel, a existência de discalcúlicos nas escolas, destacando a importância desse diagnóstico, de seus familiares e dos membros da escola. O primeiro, é desenvolvido a partir de uma discussão entrelaçada à intertextualidade. O segundo, por sua vez, passou por um processo de análise junto a professores de Matemática, pedagogos e licenciandos do curso de Matemática, com o intuito de averiguar, ao passo final, a relevância da produção supracitada. Diante das discussões e reflexões suscitadas ao longo deste estudo, concluímos que, com a narrativa, conseguimos perceber contribuições para o entendimento sobre os processos de identificação, diagnóstico, intervenção e inclusão de alunos no contexto escolar, pois com base nas falas dos entrevistados, refletimos à importância de acompanhar o aluno desde as primeiras atividades escolares, com o intuito de que essas possam levar a um diagnóstico preciso com profissionais que atuam neste cenário. Além disso, a escola se permitirá ser como mola propulsora, juntamente com a família, para que haja as intervenções pedagógicas na construção de conhecimento do discalcúlico. Ademais, a inclusão ganha centralidade. Esta, por sua vez, é um eixo preponderante capaz de tornar o estudante discalcúlico imerso nos espaços escolares e sociais.Dyscalculia is a specific deficiency in arithmetic learning that occurs in individuals without necessarily neurological, psychiatric, sensory and emotional disorders. In line with this, we can see in the space-time of/in everyday school life numerous difficulties faced by students related to the ability to solve mathematical problems and certain calculation skills – do these difficulties arise from Dyscalculia? It is understood that at the center of a historiographical investigation with narratives, reflections on dyscalculic students are necessary, giving visibility to the eyes of the educational system, especially to the Mathematics teacher, who can take assertive actions for these students in the classroom context. Armed with this premise, the general objective of this investigation was defined, which consists of preparing a historical narrative of the processes of identification, diagnosis, intervention and inclusion of a dyscalculic student in a school in the city of Assú/RN. To this end, we rely on qualitative research, highlighting interpretations, values and human experiences. In this vein, it is linked to bibliographic and documentary research. To this end, as an instrument, interviews were used in order to reconstruct and narrate how Mathematics is taught and learned by a student who has Dyscalculia and what demands such a diagnosis from those around him. In view of this, the results presented take place on two axes: the voice of the actors, those who experience Dyscalculia – parents, students, teachers, psychopedagogues – described the (trans)formation(action) of their practices, in the face of reality personal experience and, an Educational Product – a video – that brings, through Cordel Literature, the existence of dyscalculics in schools, highlighting the importance of this diagnosis, of their families and school members. The first is developed from a discussion intertwined with intertextuality. The second, in turn, went through an analysis process with Mathematics teachers, pedagogues and Mathematics course graduates, with the aim of investigating, in the final step, the relevance of the aforementioned production, as well as possible adjustments. Given the discussions and reflections raised throughout this study, we concluded that, with the narrative, we were able to perceive contributions to the understanding of the processes of identification, diagnosis, intervention and inclusion of students in the school context, as based on the statements of the interviewees, we reflected the importance of accompanying the student from their first school activities, so that these can lead to an accurate diagnosis with professionals who work in this scenario. Furthermore, the school will allow itself to be a driving force, together with the family, so that there are pedagogical interventions in the construction of knowledge about dyscalculics. Furthermore, inclusion gains centrality. This, in turn, is a preponderant axis capable of making the dyscalculic student immersed in school and social spacesUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e MatemáticaUFRNBrasilhttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58244discalculiaensino de matemáticainclusãoproduto educacional.narrativasDiscalculia: história, memória, (trans)form(ação)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDiscalculiaHistoriaMemoria_Farias_2023.pdfapplication/pdf5629250https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55096/1/DiscalculiaHistoriaMemoria_Farias_2023.pdfd564ed78e699292b77297780694267e2MD51123456789/550962024-04-24 08:55:16.755oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55096Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-04-24T11:55:16Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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