Aula Invertida: uma perspectiva de trabalho com alunos com Distúrbio do Déficit de Atenção (DDA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Luis Fernando Pacheco
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: da Silva, Elizabete Leopoldina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1987
Resumo: As instituições de ensino têm aplicado novas metodologias, para proporcionar melhores resultados de aprendizagem. Este trabalho busca analisar se o método Flipped Classroom é eficaz no auxílio à aprendizagem de Cálculo I, para alunos com Distúrbio de Déficit de Atenção (DDA). Utiliza-se uma abordagem metodológica qualitativa, baseada em observação, entrevistas e comparação de resultados acadêmicos. Na turma A, a professora aplicou o método, valorizando o estudo prévio. Na turma B, a professora apenas orientou sobre o estudo prévio. Na turma C, apenas disponibilizou o material previamente. De posse das notas, observou-se que: o aluno com DDA da turma A foi aprovado e participou ativamente das atividades em sala. O aluno da turma B teve um desempenho inferior, esclarecia dúvidas e realizava as atividades. O aluno da turma C teve um desempenho bem inferior, não realizava as atividades, ignorava as explicações e apenas copiava as respostas. Dessa forma, pode-se verificar a eficácia do método para alunos com DDA.
id SBEM_MAT-1_e79322b7708b6e806f4734b997575733
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/1987
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Aula Invertida: uma perspectiva de trabalho com alunos com Distúrbio do Déficit de Atenção (DDA)Educação Matemática Inclusiva. Distúrbio de Déficit de Atenção. Sala de aula invertida.As instituições de ensino têm aplicado novas metodologias, para proporcionar melhores resultados de aprendizagem. Este trabalho busca analisar se o método Flipped Classroom é eficaz no auxílio à aprendizagem de Cálculo I, para alunos com Distúrbio de Déficit de Atenção (DDA). Utiliza-se uma abordagem metodológica qualitativa, baseada em observação, entrevistas e comparação de resultados acadêmicos. Na turma A, a professora aplicou o método, valorizando o estudo prévio. Na turma B, a professora apenas orientou sobre o estudo prévio. Na turma C, apenas disponibilizou o material previamente. De posse das notas, observou-se que: o aluno com DDA da turma A foi aprovado e participou ativamente das atividades em sala. O aluno da turma B teve um desempenho inferior, esclarecia dúvidas e realizava as atividades. O aluno da turma C teve um desempenho bem inferior, não realizava as atividades, ignorava as explicações e apenas copiava as respostas. Dessa forma, pode-se verificar a eficácia do método para alunos com DDA.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1987Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 64 (2019): out./dez.; 239-2512317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1987/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1987/1644Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Luis Fernando Pachecoda Silva, Elizabete Leopoldina2022-12-21T18:39:57Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1987Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-21T18:39:57Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Aula Invertida: uma perspectiva de trabalho com alunos com Distúrbio do Déficit de Atenção (DDA)
title Aula Invertida: uma perspectiva de trabalho com alunos com Distúrbio do Déficit de Atenção (DDA)
spellingShingle Aula Invertida: uma perspectiva de trabalho com alunos com Distúrbio do Déficit de Atenção (DDA)
Pereira, Luis Fernando Pacheco
Educação Matemática Inclusiva. Distúrbio de Déficit de Atenção. Sala de aula invertida.
title_short Aula Invertida: uma perspectiva de trabalho com alunos com Distúrbio do Déficit de Atenção (DDA)
title_full Aula Invertida: uma perspectiva de trabalho com alunos com Distúrbio do Déficit de Atenção (DDA)
title_fullStr Aula Invertida: uma perspectiva de trabalho com alunos com Distúrbio do Déficit de Atenção (DDA)
title_full_unstemmed Aula Invertida: uma perspectiva de trabalho com alunos com Distúrbio do Déficit de Atenção (DDA)
title_sort Aula Invertida: uma perspectiva de trabalho com alunos com Distúrbio do Déficit de Atenção (DDA)
author Pereira, Luis Fernando Pacheco
author_facet Pereira, Luis Fernando Pacheco
da Silva, Elizabete Leopoldina
author_role author
author2 da Silva, Elizabete Leopoldina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Luis Fernando Pacheco
da Silva, Elizabete Leopoldina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática Inclusiva. Distúrbio de Déficit de Atenção. Sala de aula invertida.
topic Educação Matemática Inclusiva. Distúrbio de Déficit de Atenção. Sala de aula invertida.
description As instituições de ensino têm aplicado novas metodologias, para proporcionar melhores resultados de aprendizagem. Este trabalho busca analisar se o método Flipped Classroom é eficaz no auxílio à aprendizagem de Cálculo I, para alunos com Distúrbio de Déficit de Atenção (DDA). Utiliza-se uma abordagem metodológica qualitativa, baseada em observação, entrevistas e comparação de resultados acadêmicos. Na turma A, a professora aplicou o método, valorizando o estudo prévio. Na turma B, a professora apenas orientou sobre o estudo prévio. Na turma C, apenas disponibilizou o material previamente. De posse das notas, observou-se que: o aluno com DDA da turma A foi aprovado e participou ativamente das atividades em sala. O aluno da turma B teve um desempenho inferior, esclarecia dúvidas e realizava as atividades. O aluno da turma C teve um desempenho bem inferior, não realizava as atividades, ignorava as explicações e apenas copiava as respostas. Dessa forma, pode-se verificar a eficácia do método para alunos com DDA.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1987
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1987
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1987/pdf
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1987/1644
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 64 (2019): out./dez.; 239-251
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050130719834112