Formação docente para a inclusão nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma análise a partir da formulação e adaptação de enunciados de problemas matemáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1915 |
Resumo: | O presente artigo aborda uma pesquisa com a qual se buscou investigar o desempenho de futuros professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na elaboração de situações-problema de estruturas aditivas, cujo escopo inclusivo para surdos e ouvintes está estabelecido na forma de apresentação dos enunciados. Para tal intento, a coleta dos dados se deu por meio da aplicação de uma atividade para 468 graduandos de Pedagogia em um curso a distância de uma universidade do Paraná, sendo que, para a análise, foram selecionadas 30 atividades desenvolvidas. Nas atividades, os acadêmicos foram convidados a formular um problema representado verbalmente, bem como transpô-lo para outras duas formas de representações, em diagrama e ilustração. Para a análise dos dados, optou-se pela formulação de unidades de análise, resultando-se em quatro: a algoritmização dos recursos visuais; a predominância de problemas das classes de composição e transformação; o destaque para as respostas dos problemas, em detrimento da adaptação visual; e incoerências entre as diferentes representações. Dentre outras conclusões, destaca-se a necessidade de que a formulação de problemas diversificados em suas representações deve fazer parte de estratégias de formação docente com vistas a uma perspectiva inclusiva. |
id |
SBEM_MAT-1_ec3aad558497f275b2b20aca46075e67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/1915 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação docente para a inclusão nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma análise a partir da formulação e adaptação de enunciados de problemas matemáticosFormulação de problemas matemáticosO presente artigo aborda uma pesquisa com a qual se buscou investigar o desempenho de futuros professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na elaboração de situações-problema de estruturas aditivas, cujo escopo inclusivo para surdos e ouvintes está estabelecido na forma de apresentação dos enunciados. Para tal intento, a coleta dos dados se deu por meio da aplicação de uma atividade para 468 graduandos de Pedagogia em um curso a distância de uma universidade do Paraná, sendo que, para a análise, foram selecionadas 30 atividades desenvolvidas. Nas atividades, os acadêmicos foram convidados a formular um problema representado verbalmente, bem como transpô-lo para outras duas formas de representações, em diagrama e ilustração. Para a análise dos dados, optou-se pela formulação de unidades de análise, resultando-se em quatro: a algoritmização dos recursos visuais; a predominância de problemas das classes de composição e transformação; o destaque para as respostas dos problemas, em detrimento da adaptação visual; e incoerências entre as diferentes representações. Dentre outras conclusões, destaca-se a necessidade de que a formulação de problemas diversificados em suas representações deve fazer parte de estratégias de formação docente com vistas a uma perspectiva inclusiva. Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionInclusão educacional de surdosapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1915Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 65 (2019): dez.; 4-282317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1915/pdfCopyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessNogueira, Clélia Maria IgnatiusBorges, Fábio Alexandre2022-12-21T18:38:43Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1915Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-21T18:38:43Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação docente para a inclusão nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma análise a partir da formulação e adaptação de enunciados de problemas matemáticos |
title |
Formação docente para a inclusão nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma análise a partir da formulação e adaptação de enunciados de problemas matemáticos |
spellingShingle |
Formação docente para a inclusão nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma análise a partir da formulação e adaptação de enunciados de problemas matemáticos Nogueira, Clélia Maria Ignatius Formulação de problemas matemáticos |
title_short |
Formação docente para a inclusão nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma análise a partir da formulação e adaptação de enunciados de problemas matemáticos |
title_full |
Formação docente para a inclusão nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma análise a partir da formulação e adaptação de enunciados de problemas matemáticos |
title_fullStr |
Formação docente para a inclusão nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma análise a partir da formulação e adaptação de enunciados de problemas matemáticos |
title_full_unstemmed |
Formação docente para a inclusão nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma análise a partir da formulação e adaptação de enunciados de problemas matemáticos |
title_sort |
Formação docente para a inclusão nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma análise a partir da formulação e adaptação de enunciados de problemas matemáticos |
author |
Nogueira, Clélia Maria Ignatius |
author_facet |
Nogueira, Clélia Maria Ignatius Borges, Fábio Alexandre |
author_role |
author |
author2 |
Borges, Fábio Alexandre |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Clélia Maria Ignatius Borges, Fábio Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formulação de problemas matemáticos |
topic |
Formulação de problemas matemáticos |
description |
O presente artigo aborda uma pesquisa com a qual se buscou investigar o desempenho de futuros professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na elaboração de situações-problema de estruturas aditivas, cujo escopo inclusivo para surdos e ouvintes está estabelecido na forma de apresentação dos enunciados. Para tal intento, a coleta dos dados se deu por meio da aplicação de uma atividade para 468 graduandos de Pedagogia em um curso a distância de uma universidade do Paraná, sendo que, para a análise, foram selecionadas 30 atividades desenvolvidas. Nas atividades, os acadêmicos foram convidados a formular um problema representado verbalmente, bem como transpô-lo para outras duas formas de representações, em diagrama e ilustração. Para a análise dos dados, optou-se pela formulação de unidades de análise, resultando-se em quatro: a algoritmização dos recursos visuais; a predominância de problemas das classes de composição e transformação; o destaque para as respostas dos problemas, em detrimento da adaptação visual; e incoerências entre as diferentes representações. Dentre outras conclusões, destaca-se a necessidade de que a formulação de problemas diversificados em suas representações deve fazer parte de estratégias de formação docente com vistas a uma perspectiva inclusiva. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Inclusão educacional de surdos |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1915 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1915 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1915/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 65 (2019): dez.; 4-28 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050130681036800 |