Parâmetros prosódicos de leitura em escolares do segundo ao quinto ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | CoDAS |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822018000100501 |
Resumo: | RESUMO Objetivo Caracterizar a variação melódica e a velocidade de leitura, comparando-as e verificando se há evolução de acordo com o avanço da escolaridade. Método Foi analisada a leitura de 78 escolares do 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental I, por meio do Praat, por meio da análise dos parâmetros de variação melódica (F0) e velocidade de leitura (Duração) e foram realizadas medidas estatísticas (média e desvio padrão) e o teste de student (com nível de significância de 5%). Resultados Foi possível observar que a variação melódica e a velocidade de leitura tendem a aumentar com o desenvolvimento da escolaridade, especialmente para o quinto ano. Conclusão A variação melódica aumenta de acordo com o avanço da escolaridade, assim como a velocidade de leitura, sendo maiores os resultados para o quinto ano. Verificou-se que a análise de leitura do primeiro minuto seria necessária para a análise da velocidade de leitura de textos, não sendo necessária a análise do texto completo. |
id |
SBFA-1_8fa1103a91427f5e2f204a499e6801cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2317-17822018000100501 |
network_acronym_str |
SBFA-1 |
network_name_str |
CoDAS |
repository_id_str |
|
spelling |
Parâmetros prosódicos de leitura em escolares do segundo ao quinto ano do ensino fundamentalEscolaresFluênciaProsódiaVelocidade de LeituraVariação MelódicaRESUMO Objetivo Caracterizar a variação melódica e a velocidade de leitura, comparando-as e verificando se há evolução de acordo com o avanço da escolaridade. Método Foi analisada a leitura de 78 escolares do 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental I, por meio do Praat, por meio da análise dos parâmetros de variação melódica (F0) e velocidade de leitura (Duração) e foram realizadas medidas estatísticas (média e desvio padrão) e o teste de student (com nível de significância de 5%). Resultados Foi possível observar que a variação melódica e a velocidade de leitura tendem a aumentar com o desenvolvimento da escolaridade, especialmente para o quinto ano. Conclusão A variação melódica aumenta de acordo com o avanço da escolaridade, assim como a velocidade de leitura, sendo maiores os resultados para o quinto ano. Verificou-se que a análise de leitura do primeiro minuto seria necessária para a análise da velocidade de leitura de textos, não sendo necessária a análise do texto completo.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2018-01-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822018000100501CoDAS v.30 n.1 2018reponame:CoDASinstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)instacron:SBFA10.1590/2317-1782/20182017034info:eu-repo/semantics/openAccessCeleste,Letícia CorrêaPereira,Edlaine SouzaPereira,Naira Rúbia RodriguesAlves,Luciana Mendonçapor2018-02-05T00:00:00Zoai:scielo:S2317-17822018000100501Revistahttps://www.codas.org.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcodas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br2317-17822317-1782opendoar:2018-02-05T00:00CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Parâmetros prosódicos de leitura em escolares do segundo ao quinto ano do ensino fundamental |
title |
Parâmetros prosódicos de leitura em escolares do segundo ao quinto ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
Parâmetros prosódicos de leitura em escolares do segundo ao quinto ano do ensino fundamental Celeste,Letícia Corrêa Escolares Fluência Prosódia Velocidade de Leitura Variação Melódica |
title_short |
Parâmetros prosódicos de leitura em escolares do segundo ao quinto ano do ensino fundamental |
title_full |
Parâmetros prosódicos de leitura em escolares do segundo ao quinto ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
Parâmetros prosódicos de leitura em escolares do segundo ao quinto ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Parâmetros prosódicos de leitura em escolares do segundo ao quinto ano do ensino fundamental |
title_sort |
Parâmetros prosódicos de leitura em escolares do segundo ao quinto ano do ensino fundamental |
author |
Celeste,Letícia Corrêa |
author_facet |
Celeste,Letícia Corrêa Pereira,Edlaine Souza Pereira,Naira Rúbia Rodrigues Alves,Luciana Mendonça |
author_role |
author |
author2 |
Pereira,Edlaine Souza Pereira,Naira Rúbia Rodrigues Alves,Luciana Mendonça |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Celeste,Letícia Corrêa Pereira,Edlaine Souza Pereira,Naira Rúbia Rodrigues Alves,Luciana Mendonça |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escolares Fluência Prosódia Velocidade de Leitura Variação Melódica |
topic |
Escolares Fluência Prosódia Velocidade de Leitura Variação Melódica |
description |
RESUMO Objetivo Caracterizar a variação melódica e a velocidade de leitura, comparando-as e verificando se há evolução de acordo com o avanço da escolaridade. Método Foi analisada a leitura de 78 escolares do 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental I, por meio do Praat, por meio da análise dos parâmetros de variação melódica (F0) e velocidade de leitura (Duração) e foram realizadas medidas estatísticas (média e desvio padrão) e o teste de student (com nível de significância de 5%). Resultados Foi possível observar que a variação melódica e a velocidade de leitura tendem a aumentar com o desenvolvimento da escolaridade, especialmente para o quinto ano. Conclusão A variação melódica aumenta de acordo com o avanço da escolaridade, assim como a velocidade de leitura, sendo maiores os resultados para o quinto ano. Verificou-se que a análise de leitura do primeiro minuto seria necessária para a análise da velocidade de leitura de textos, não sendo necessária a análise do texto completo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822018000100501 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822018000100501 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2317-1782/20182017034 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
CoDAS v.30 n.1 2018 reponame:CoDAS instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA) instacron:SBFA |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA) |
instacron_str |
SBFA |
institution |
SBFA |
reponame_str |
CoDAS |
collection |
CoDAS |
repository.name.fl_str_mv |
CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA) |
repository.mail.fl_str_mv |
codas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br |
_version_ |
1752122442082418688 |