Saberes Matemáticos no Ensino Industrial: o caso dos números complexos e incomplexos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/317 |
Resumo: | Este trabalho surge no âmbito da História da educação matemática para discutir os enunciados e propriedades dos Números Complexos e Incomplexos e sua utilização com os sistemas métricos ou metrológicos no âmbito do ensino industrial brasileiro. O objetivo é analisar a obra Caderno de Matemática, pertencente à uma coleção denominada Biblioteca do Ensino Industrial, de autoria de Arlindo Clemente e publicada pelo Ministério da Educação e Cultura em parceria com a Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial (CBAI), com enfoque para o conteúdo dos números já nominados, com o propósito de responder à seguinte questão: números complexos e incomplexos podem ser considerados como matemática a ensinar nas escolas de ensino industrial brasileiras? Como referenciais teórico-metodológicos adotam-se as categorias de análise “saberes a ensinar” e “saberes para ensinar”, de Hofstetter e Schneuwly (2017) bem como “matemática a ensinar” e “matemática para ensinar”, de Valente (2020). Como resultados, verifica-se que a nomenclatura perdurou por mais de 400 anos, mas teve modificações consubstanciais nas definições e conteúdos trabalhados. Além disso, verifica-se que a obra analisada traz definições ligeiras e sucintas e dá importância aos exercícios e problemas, que eram destinados aos alunos dos cursos ligados aos ofícios em metal, madeira, eletricidade e artes gráficas. |
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