UMA ANÁLISE DOS ERROS DAS CRIANÇAS AO FORMULAREM PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/574 |
Resumo: | Na educação matemática os erros são considerados como uma questão didática e psicológica, sendo necessário conhecer sua natureza para gerar alternativas educacionais que auxiliem a superação de dificuldades na aprendizagem de conceitos. O presente estudo, de natureza qualitativa e descritiva, procurou identificar os tipos de erros apresentados por estudantes do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental ao formularem problemas. Esse tema é relevante porque para elaborar problemas o estudante aciona conhecimentos relativos aos conceitos neles envolvidos, existindo uma associação entre formulá-los e resolvê-los. Cada participante foi solicitado a criar por escrito dois problemas de multiplicação e dois de divisão que foram analisados a partir de parâmetros linguísticos e matemáticos. Foram identificados oito tipos de erros que expressavam limitações quanto à clareza das proposições, à estrutura característica deste tipo de texto e em relação a conhecimentos sobre as ideias matemáticas envolvidas nos problemas. Uma dificuldade recorrente foi quanto à pergunta que era omitida, apresentada de forma confusa e pouco relacionada com as informações anteriores, e desnecessária, uma vez que a resposta à pergunta estava explicitada no enunciado. A conclusão foi que lidar com aquilo que é buscado é um grande desafio na formulação de problemas. Conhecer os tipos de erros dos estudantes traz contribuições para a pesquisa na área no sentido de identificar as dificuldades que experimentam, bem como para a educação matemática no sentido de tratar o erro como estratégia didática. |
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