UMA ANÁLISE DOS ERROS DAS CRIANÇAS AO FORMULAREM PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, José Allyson da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Melo, Nathália Patrícia Teófilo Bezerra de, Spinillo, Alina Galvão, Nascimento, Júlia Barros do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/574
Resumo: Na educação matemática os erros são considerados como uma questão didática e psicológica, sendo necessário conhecer sua natureza para gerar alternativas educacionais que auxiliem a superação de dificuldades na aprendizagem de conceitos. O presente estudo, de natureza qualitativa e descritiva, procurou identificar os tipos de erros apresentados por estudantes do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental ao formularem problemas. Esse tema é relevante porque para elaborar problemas o estudante aciona conhecimentos relativos aos conceitos neles envolvidos, existindo uma associação entre formulá-los e resolvê-los. Cada participante foi solicitado a criar por escrito dois problemas de multiplicação e dois de divisão que foram analisados a partir de parâmetros linguísticos e matemáticos. Foram identificados oito tipos de erros que expressavam limitações quanto à clareza das proposições, à estrutura característica deste tipo de texto e em relação a conhecimentos sobre as ideias matemáticas envolvidas nos problemas. Uma dificuldade recorrente foi quanto à pergunta que era omitida, apresentada de forma confusa e pouco relacionada com as informações anteriores, e desnecessária, uma vez que a resposta à pergunta estava explicitada no enunciado. A conclusão foi que lidar com aquilo que é buscado é um grande desafio na formulação de problemas. Conhecer os tipos de erros dos estudantes traz contribuições para a pesquisa na área no sentido de identificar as dificuldades que experimentam, bem como para a educação matemática no sentido de tratar o erro como estratégia didática.
id SBHMAT_29e22de27c05210f92cd7dab89a1628d
oai_identifier_str oai:ojs2.histemat.com.br:article/574
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling UMA ANÁLISE DOS ERROS DAS CRIANÇAS AO FORMULAREM PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO Análise de errosFormulação de problemasEnsino FundamentalNa educação matemática os erros são considerados como uma questão didática e psicológica, sendo necessário conhecer sua natureza para gerar alternativas educacionais que auxiliem a superação de dificuldades na aprendizagem de conceitos. O presente estudo, de natureza qualitativa e descritiva, procurou identificar os tipos de erros apresentados por estudantes do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental ao formularem problemas. Esse tema é relevante porque para elaborar problemas o estudante aciona conhecimentos relativos aos conceitos neles envolvidos, existindo uma associação entre formulá-los e resolvê-los. Cada participante foi solicitado a criar por escrito dois problemas de multiplicação e dois de divisão que foram analisados a partir de parâmetros linguísticos e matemáticos. Foram identificados oito tipos de erros que expressavam limitações quanto à clareza das proposições, à estrutura característica deste tipo de texto e em relação a conhecimentos sobre as ideias matemáticas envolvidas nos problemas. Uma dificuldade recorrente foi quanto à pergunta que era omitida, apresentada de forma confusa e pouco relacionada com as informações anteriores, e desnecessária, uma vez que a resposta à pergunta estava explicitada no enunciado. A conclusão foi que lidar com aquilo que é buscado é um grande desafio na formulação de problemas. Conhecer os tipos de erros dos estudantes traz contribuições para a pesquisa na área no sentido de identificar as dificuldades que experimentam, bem como para a educação matemática no sentido de tratar o erro como estratégia didática.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2023-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/574Revista de História da Educação Matemática; v. 9 (2023): Fluxo Contínuo; 1-232447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/574/499Silva, José Allyson daMelo, Nathália Patrícia Teófilo Bezerra deSpinillo, Alina GalvãoNascimento, Júlia Barros doinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-13T16:39:24Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/574Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T16:39:24Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA ANÁLISE DOS ERROS DAS CRIANÇAS AO FORMULAREM PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO
title UMA ANÁLISE DOS ERROS DAS CRIANÇAS AO FORMULAREM PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO
spellingShingle UMA ANÁLISE DOS ERROS DAS CRIANÇAS AO FORMULAREM PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO
Silva, José Allyson da
Análise de erros
Formulação de problemas
Ensino Fundamental
title_short UMA ANÁLISE DOS ERROS DAS CRIANÇAS AO FORMULAREM PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO
title_full UMA ANÁLISE DOS ERROS DAS CRIANÇAS AO FORMULAREM PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO
title_fullStr UMA ANÁLISE DOS ERROS DAS CRIANÇAS AO FORMULAREM PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO
title_full_unstemmed UMA ANÁLISE DOS ERROS DAS CRIANÇAS AO FORMULAREM PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO
title_sort UMA ANÁLISE DOS ERROS DAS CRIANÇAS AO FORMULAREM PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO
author Silva, José Allyson da
author_facet Silva, José Allyson da
Melo, Nathália Patrícia Teófilo Bezerra de
Spinillo, Alina Galvão
Nascimento, Júlia Barros do
author_role author
author2 Melo, Nathália Patrícia Teófilo Bezerra de
Spinillo, Alina Galvão
Nascimento, Júlia Barros do
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, José Allyson da
Melo, Nathália Patrícia Teófilo Bezerra de
Spinillo, Alina Galvão
Nascimento, Júlia Barros do
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de erros
Formulação de problemas
Ensino Fundamental
topic Análise de erros
Formulação de problemas
Ensino Fundamental
description Na educação matemática os erros são considerados como uma questão didática e psicológica, sendo necessário conhecer sua natureza para gerar alternativas educacionais que auxiliem a superação de dificuldades na aprendizagem de conceitos. O presente estudo, de natureza qualitativa e descritiva, procurou identificar os tipos de erros apresentados por estudantes do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental ao formularem problemas. Esse tema é relevante porque para elaborar problemas o estudante aciona conhecimentos relativos aos conceitos neles envolvidos, existindo uma associação entre formulá-los e resolvê-los. Cada participante foi solicitado a criar por escrito dois problemas de multiplicação e dois de divisão que foram analisados a partir de parâmetros linguísticos e matemáticos. Foram identificados oito tipos de erros que expressavam limitações quanto à clareza das proposições, à estrutura característica deste tipo de texto e em relação a conhecimentos sobre as ideias matemáticas envolvidas nos problemas. Uma dificuldade recorrente foi quanto à pergunta que era omitida, apresentada de forma confusa e pouco relacionada com as informações anteriores, e desnecessária, uma vez que a resposta à pergunta estava explicitada no enunciado. A conclusão foi que lidar com aquilo que é buscado é um grande desafio na formulação de problemas. Conhecer os tipos de erros dos estudantes traz contribuições para a pesquisa na área no sentido de identificar as dificuldades que experimentam, bem como para a educação matemática no sentido de tratar o erro como estratégia didática.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/574
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/574/499
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 9 (2023): Fluxo Contínuo; 1-23
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053463729799168