INTERRELAÇÃO ENTRE OS CRIADORES DE CONTEÚDO DO YOUTUBE E OS ALUNOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Aguiar, Reullyanne Freitas
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sales, Francisco Alexandre de Lima, Oliveira, Jonas Noronha de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/397
Resumo: As inovações ocasionadas pelo crescente desenvolvimento de tecnologias, tem alterado de forma dinâmica vários segmentos da sociedade, entre eles a educação. A incorporação de novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação voltadas para o ensino de matemática e ferramentas nesse meio tem sido tema recorrente com o intuito de melhorar/ possibilitar na relação de ensino e aprendizagem de conteúdo. Entre as ferramentas mais utilizadas, principalmente por parte dos alunos, para auxiliar a aprendizagem de um determinado conteúdo está o YouTube, uma plataforma de vídeos que apresenta, entre outros conteúdos, temas envolvendo o ensino de matemática e com isso a aprendizagem de fração. Com isso, esta pesquisa teve como intuito identificar o ensino e aprendizagem de frações em perspectivas atuais no que tange a relação entre os produtores de vídeo e os alunos que se utilizam dessa ferramenta no auxílio da aprendizagem matemática. Para isso foi realizado um levantamento de informações junto aos dados do YouTube, com buscas relacionados ao ensino e aprendizagem de fração e utilizadas técnicas de mineração de dados e regressões. Na análise foi possível identificar que houve uma relação positiva de aprendizagem entre os alunos e professores virtuais, e outro ponto também relevante foi o significativo aumento na utilização do uso do YouTube durante o período de pandemia.
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