INTERRELAÇÃO ENTRE OS CRIADORES DE CONTEÚDO DO YOUTUBE E OS ALUNOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/397 |
Resumo: | As inovações ocasionadas pelo crescente desenvolvimento de tecnologias, tem alterado de forma dinâmica vários segmentos da sociedade, entre eles a educação. A incorporação de novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação voltadas para o ensino de matemática e ferramentas nesse meio tem sido tema recorrente com o intuito de melhorar/ possibilitar na relação de ensino e aprendizagem de conteúdo. Entre as ferramentas mais utilizadas, principalmente por parte dos alunos, para auxiliar a aprendizagem de um determinado conteúdo está o YouTube, uma plataforma de vídeos que apresenta, entre outros conteúdos, temas envolvendo o ensino de matemática e com isso a aprendizagem de fração. Com isso, esta pesquisa teve como intuito identificar o ensino e aprendizagem de frações em perspectivas atuais no que tange a relação entre os produtores de vídeo e os alunos que se utilizam dessa ferramenta no auxílio da aprendizagem matemática. Para isso foi realizado um levantamento de informações junto aos dados do YouTube, com buscas relacionados ao ensino e aprendizagem de fração e utilizadas técnicas de mineração de dados e regressões. Na análise foi possível identificar que houve uma relação positiva de aprendizagem entre os alunos e professores virtuais, e outro ponto também relevante foi o significativo aumento na utilização do uso do YouTube durante o período de pandemia. |
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INTERRELAÇÃO ENTRE OS CRIADORES DE CONTEÚDO DO YOUTUBE E OS ALUNOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÕESPandemia.Matemática.Ferramentas digitais.As inovações ocasionadas pelo crescente desenvolvimento de tecnologias, tem alterado de forma dinâmica vários segmentos da sociedade, entre eles a educação. A incorporação de novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação voltadas para o ensino de matemática e ferramentas nesse meio tem sido tema recorrente com o intuito de melhorar/ possibilitar na relação de ensino e aprendizagem de conteúdo. Entre as ferramentas mais utilizadas, principalmente por parte dos alunos, para auxiliar a aprendizagem de um determinado conteúdo está o YouTube, uma plataforma de vídeos que apresenta, entre outros conteúdos, temas envolvendo o ensino de matemática e com isso a aprendizagem de fração. Com isso, esta pesquisa teve como intuito identificar o ensino e aprendizagem de frações em perspectivas atuais no que tange a relação entre os produtores de vídeo e os alunos que se utilizam dessa ferramenta no auxílio da aprendizagem matemática. Para isso foi realizado um levantamento de informações junto aos dados do YouTube, com buscas relacionados ao ensino e aprendizagem de fração e utilizadas técnicas de mineração de dados e regressões. Na análise foi possível identificar que houve uma relação positiva de aprendizagem entre os alunos e professores virtuais, e outro ponto também relevante foi o significativo aumento na utilização do uso do YouTube durante o período de pandemia.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2021-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/397Revista de História da Educação Matemática; v. 7 (2021): Fluxo Contínuo; 1-152447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/397/306Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Aguiar, Reullyanne FreitasSales, Francisco Alexandre de LimaOliveira, Jonas Noronha de2023-12-13T13:04:06Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/397Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T13:04:06Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
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