INTERRELAÇÃO ENTRE OS CRIADORES DE CONTEÚDO DO YOUTUBE E OS ALUNOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Aguiar, Reullyanne Freitas
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sales, Francisco Alexandre de Lima, Oliveira, Jonas Noronha de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/397
Resumo: As inovações ocasionadas pelo crescente desenvolvimento de tecnologias, tem alterado de forma dinâmica vários segmentos da sociedade, entre eles a educação. A incorporação de novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação voltadas para o ensino de matemática e ferramentas nesse meio tem sido tema recorrente com o intuito de melhorar/ possibilitar na relação de ensino e aprendizagem de conteúdo. Entre as ferramentas mais utilizadas, principalmente por parte dos alunos, para auxiliar a aprendizagem de um determinado conteúdo está o YouTube, uma plataforma de vídeos que apresenta, entre outros conteúdos, temas envolvendo o ensino de matemática e com isso a aprendizagem de fração. Com isso, esta pesquisa teve como intuito identificar o ensino e aprendizagem de frações em perspectivas atuais no que tange a relação entre os produtores de vídeo e os alunos que se utilizam dessa ferramenta no auxílio da aprendizagem matemática. Para isso foi realizado um levantamento de informações junto aos dados do YouTube, com buscas relacionados ao ensino e aprendizagem de fração e utilizadas técnicas de mineração de dados e regressões. Na análise foi possível identificar que houve uma relação positiva de aprendizagem entre os alunos e professores virtuais, e outro ponto também relevante foi o significativo aumento na utilização do uso do YouTube durante o período de pandemia.
id SBHMAT_a37b7e224ff17d3842e87393f2ef1bfc
oai_identifier_str oai:ojs2.www.histemat.com.br:article/397
network_acronym_str SBHMAT
network_name_str Revista de História da Educação Matemática
repository_id_str
spelling INTERRELAÇÃO ENTRE OS CRIADORES DE CONTEÚDO DO YOUTUBE E OS ALUNOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÕESPandemia.Matemática.Ferramentas digitais.As inovações ocasionadas pelo crescente desenvolvimento de tecnologias, tem alterado de forma dinâmica vários segmentos da sociedade, entre eles a educação. A incorporação de novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação voltadas para o ensino de matemática e ferramentas nesse meio tem sido tema recorrente com o intuito de melhorar/ possibilitar na relação de ensino e aprendizagem de conteúdo. Entre as ferramentas mais utilizadas, principalmente por parte dos alunos, para auxiliar a aprendizagem de um determinado conteúdo está o YouTube, uma plataforma de vídeos que apresenta, entre outros conteúdos, temas envolvendo o ensino de matemática e com isso a aprendizagem de fração. Com isso, esta pesquisa teve como intuito identificar o ensino e aprendizagem de frações em perspectivas atuais no que tange a relação entre os produtores de vídeo e os alunos que se utilizam dessa ferramenta no auxílio da aprendizagem matemática. Para isso foi realizado um levantamento de informações junto aos dados do YouTube, com buscas relacionados ao ensino e aprendizagem de fração e utilizadas técnicas de mineração de dados e regressões. Na análise foi possível identificar que houve uma relação positiva de aprendizagem entre os alunos e professores virtuais, e outro ponto também relevante foi o significativo aumento na utilização do uso do YouTube durante o período de pandemia.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2021-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/397Revista de História da Educação Matemática; v. 7 (2021): Fluxo Contínuo; 1-152447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/397/306Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Aguiar, Reullyanne FreitasSales, Francisco Alexandre de LimaOliveira, Jonas Noronha de2021-09-24T14:26:12Zoai:ojs2.www.histemat.com.br:article/397Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2021-09-24T14:26:12Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERRELAÇÃO ENTRE OS CRIADORES DE CONTEÚDO DO YOUTUBE E OS ALUNOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES
title INTERRELAÇÃO ENTRE OS CRIADORES DE CONTEÚDO DO YOUTUBE E OS ALUNOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES
spellingShingle INTERRELAÇÃO ENTRE OS CRIADORES DE CONTEÚDO DO YOUTUBE E OS ALUNOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES
de Aguiar, Reullyanne Freitas
Pandemia.
Matemática.
Ferramentas digitais.
title_short INTERRELAÇÃO ENTRE OS CRIADORES DE CONTEÚDO DO YOUTUBE E OS ALUNOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES
title_full INTERRELAÇÃO ENTRE OS CRIADORES DE CONTEÚDO DO YOUTUBE E OS ALUNOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES
title_fullStr INTERRELAÇÃO ENTRE OS CRIADORES DE CONTEÚDO DO YOUTUBE E OS ALUNOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES
title_full_unstemmed INTERRELAÇÃO ENTRE OS CRIADORES DE CONTEÚDO DO YOUTUBE E OS ALUNOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES
title_sort INTERRELAÇÃO ENTRE OS CRIADORES DE CONTEÚDO DO YOUTUBE E OS ALUNOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES
author de Aguiar, Reullyanne Freitas
author_facet de Aguiar, Reullyanne Freitas
Sales, Francisco Alexandre de Lima
Oliveira, Jonas Noronha de
author_role author
author2 Sales, Francisco Alexandre de Lima
Oliveira, Jonas Noronha de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Aguiar, Reullyanne Freitas
Sales, Francisco Alexandre de Lima
Oliveira, Jonas Noronha de
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemia.
Matemática.
Ferramentas digitais.
topic Pandemia.
Matemática.
Ferramentas digitais.
description As inovações ocasionadas pelo crescente desenvolvimento de tecnologias, tem alterado de forma dinâmica vários segmentos da sociedade, entre eles a educação. A incorporação de novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação voltadas para o ensino de matemática e ferramentas nesse meio tem sido tema recorrente com o intuito de melhorar/ possibilitar na relação de ensino e aprendizagem de conteúdo. Entre as ferramentas mais utilizadas, principalmente por parte dos alunos, para auxiliar a aprendizagem de um determinado conteúdo está o YouTube, uma plataforma de vídeos que apresenta, entre outros conteúdos, temas envolvendo o ensino de matemática e com isso a aprendizagem de fração. Com isso, esta pesquisa teve como intuito identificar o ensino e aprendizagem de frações em perspectivas atuais no que tange a relação entre os produtores de vídeo e os alunos que se utilizam dessa ferramenta no auxílio da aprendizagem matemática. Para isso foi realizado um levantamento de informações junto aos dados do YouTube, com buscas relacionados ao ensino e aprendizagem de fração e utilizadas técnicas de mineração de dados e regressões. Na análise foi possível identificar que houve uma relação positiva de aprendizagem entre os alunos e professores virtuais, e outro ponto também relevante foi o significativo aumento na utilização do uso do YouTube durante o período de pandemia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/397
url http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/397
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/397/306
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática; v. 7 (2021): Fluxo Contínuo; 1-15
2447-6447
reponame:Revista de História da Educação Matemática
instname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron:SBHMAT
instname_str Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
instacron_str SBHMAT
institution SBHMAT
reponame_str Revista de História da Educação Matemática
collection Revista de História da Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)
repository.mail.fl_str_mv revista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com
_version_ 1797053464715460608