A PRESENÇA DAS TABUADAS EM PROGRAMAS DE ENSINO E EM LIVROS DIDÁTICOS DE ARITMÉTICA DA ESCOLA PRIMÁRIA – Início do século XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, André Francisco de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pinto, Neuza Bertoni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/162
Resumo: São recentes estudos históricos que tratam da presença das tabuadas em programas de ensino e livros didáticos e como este dispositivo estava ligado às práticas de memorização que por longo tempo marcaram o ensino primário brasileiro. Com o objetivo de compreender como as tabuadas foram apropriadas em livros didáticos de Aritmética, nas primeiras décadas do século XX, o presente estudo realizado na perspectiva da história cultural (Chartier, 1990; Julia, 2001) e da história das disciplinas escolares (Chervel, 1990) analisa livros didáticos que tiveram ampla repercussão no período delimitado. As análises dos livros “Arithmetica Elementar (1919)”, de Georg Büchler e “Aritmética Elementar (1922)” de Antônio Trajano, apresentam registros de novos usos das tabuadas que em tempos de protagonismo do método intuitivo expressam contraponto com as práticas de memorização da tabuada de períodos anteriores.
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