Mensurando Habilidades Socioemocionais de Crianças e Adolescentes: Desenvolvimento e Validação de uma Bateria (Nota Técnica)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damásio,Bruno Figueiredo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trends in Psychology
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2358-18832017000402043
Resumo: Resumo As habilidades socioemocionais (HSE) têm sido compreendidas como um construto multidimensional, composto por variáveis emocionais, cognitivas e comportamentais que auxiliam no desenvolvimento saudável ao longo do ciclo vital. Estudos recentes têm demonstrado que as HSE podem ser desenvolvidas e aprendidas. Nesse sentido, há, atualmente, uma ampla concordância que o sistema educacional de ensino deve focar não só no desenvolvimento cognitivo, mas também no desenvolvimento das competências sociais e emocionais de crianças e adolescentes. A presente nota técnica descreve, brevemente, o procedimento de criação e as propriedades psicométricas de seis instrumentos de avaliação de HSE. As escalas foram desenvolvidas para mensurar o Programa Semente - um novo programa de aprendizagem de habilidades socioemocionais. Os instrumentos mensuram as facetas propostas pelo Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning (CASEL), a saber: autoconhecimento, autocontrole, perseverança, empatia, decisões responsáveis e comportamentos prossociais. Todos os instrumentos apresentam evidências de validade baseada na estrutura interna (estrutura fatorial, fidedignidade, invariância configural, métrica e escalar) bem como na relação com medidas externas (padrões de validade convergente e/ou concorrente). A versão final da bateria é composta por 45 itens. Juntos os construtos formam um fator de segunda-ordem, denominado HSE, que, também apresentou adequados índices de ajuste.
id SBP-2_11f6800dbeb016df07fd871996d186f4
oai_identifier_str oai:scielo:S2358-18832017000402043
network_acronym_str SBP-2
network_name_str Trends in Psychology
repository_id_str
spelling Mensurando Habilidades Socioemocionais de Crianças e Adolescentes: Desenvolvimento e Validação de uma Bateria (Nota Técnica)Habilidades socioemocionaismedidaescalaCASELPrograma SementeResumo As habilidades socioemocionais (HSE) têm sido compreendidas como um construto multidimensional, composto por variáveis emocionais, cognitivas e comportamentais que auxiliam no desenvolvimento saudável ao longo do ciclo vital. Estudos recentes têm demonstrado que as HSE podem ser desenvolvidas e aprendidas. Nesse sentido, há, atualmente, uma ampla concordância que o sistema educacional de ensino deve focar não só no desenvolvimento cognitivo, mas também no desenvolvimento das competências sociais e emocionais de crianças e adolescentes. A presente nota técnica descreve, brevemente, o procedimento de criação e as propriedades psicométricas de seis instrumentos de avaliação de HSE. As escalas foram desenvolvidas para mensurar o Programa Semente - um novo programa de aprendizagem de habilidades socioemocionais. Os instrumentos mensuram as facetas propostas pelo Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning (CASEL), a saber: autoconhecimento, autocontrole, perseverança, empatia, decisões responsáveis e comportamentos prossociais. Todos os instrumentos apresentam evidências de validade baseada na estrutura interna (estrutura fatorial, fidedignidade, invariância configural, métrica e escalar) bem como na relação com medidas externas (padrões de validade convergente e/ou concorrente). A versão final da bateria é composta por 45 itens. Juntos os construtos formam um fator de segunda-ordem, denominado HSE, que, também apresentou adequados índices de ajuste.Sociedade Brasileira de Psicologia2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2358-18832017000402043Trends in Psychology v.25 n.4 2017reponame:Trends in Psychologyinstname:Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP)instacron:SBP10.9788/tp2017.4-24ptinfo:eu-repo/semantics/openAccessDamásio,Bruno Figueiredopor2018-03-23T00:00:00Zoai:scielo:S2358-18832017000402043Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-389XONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||comissaoeditorial@sbponline.org.br2358-18832358-1883opendoar:2018-03-23T00:00Trends in Psychology - Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mensurando Habilidades Socioemocionais de Crianças e Adolescentes: Desenvolvimento e Validação de uma Bateria (Nota Técnica)
title Mensurando Habilidades Socioemocionais de Crianças e Adolescentes: Desenvolvimento e Validação de uma Bateria (Nota Técnica)
spellingShingle Mensurando Habilidades Socioemocionais de Crianças e Adolescentes: Desenvolvimento e Validação de uma Bateria (Nota Técnica)
Damásio,Bruno Figueiredo
Habilidades socioemocionais
medida
escala
CASEL
Programa Semente
title_short Mensurando Habilidades Socioemocionais de Crianças e Adolescentes: Desenvolvimento e Validação de uma Bateria (Nota Técnica)
title_full Mensurando Habilidades Socioemocionais de Crianças e Adolescentes: Desenvolvimento e Validação de uma Bateria (Nota Técnica)
title_fullStr Mensurando Habilidades Socioemocionais de Crianças e Adolescentes: Desenvolvimento e Validação de uma Bateria (Nota Técnica)
title_full_unstemmed Mensurando Habilidades Socioemocionais de Crianças e Adolescentes: Desenvolvimento e Validação de uma Bateria (Nota Técnica)
title_sort Mensurando Habilidades Socioemocionais de Crianças e Adolescentes: Desenvolvimento e Validação de uma Bateria (Nota Técnica)
author Damásio,Bruno Figueiredo
author_facet Damásio,Bruno Figueiredo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Damásio,Bruno Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidades socioemocionais
medida
escala
CASEL
Programa Semente
topic Habilidades socioemocionais
medida
escala
CASEL
Programa Semente
description Resumo As habilidades socioemocionais (HSE) têm sido compreendidas como um construto multidimensional, composto por variáveis emocionais, cognitivas e comportamentais que auxiliam no desenvolvimento saudável ao longo do ciclo vital. Estudos recentes têm demonstrado que as HSE podem ser desenvolvidas e aprendidas. Nesse sentido, há, atualmente, uma ampla concordância que o sistema educacional de ensino deve focar não só no desenvolvimento cognitivo, mas também no desenvolvimento das competências sociais e emocionais de crianças e adolescentes. A presente nota técnica descreve, brevemente, o procedimento de criação e as propriedades psicométricas de seis instrumentos de avaliação de HSE. As escalas foram desenvolvidas para mensurar o Programa Semente - um novo programa de aprendizagem de habilidades socioemocionais. Os instrumentos mensuram as facetas propostas pelo Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning (CASEL), a saber: autoconhecimento, autocontrole, perseverança, empatia, decisões responsáveis e comportamentos prossociais. Todos os instrumentos apresentam evidências de validade baseada na estrutura interna (estrutura fatorial, fidedignidade, invariância configural, métrica e escalar) bem como na relação com medidas externas (padrões de validade convergente e/ou concorrente). A versão final da bateria é composta por 45 itens. Juntos os construtos formam um fator de segunda-ordem, denominado HSE, que, também apresentou adequados índices de ajuste.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2358-18832017000402043
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2358-18832017000402043
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.9788/tp2017.4-24pt
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Trends in Psychology v.25 n.4 2017
reponame:Trends in Psychology
instname:Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP)
instacron:SBP
instname_str Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP)
instacron_str SBP
institution SBP
reponame_str Trends in Psychology
collection Trends in Psychology
repository.name.fl_str_mv Trends in Psychology - Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP)
repository.mail.fl_str_mv ||comissaoeditorial@sbponline.org.br
_version_ 1754734763960172544