Mensurando Habilidades Socioemocionais de Crianças e Adolescentes: Desenvolvimento e Validação de uma Bateria (Nota Técnica)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trends in Psychology |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2358-18832017000402043 |
Resumo: | Resumo As habilidades socioemocionais (HSE) têm sido compreendidas como um construto multidimensional, composto por variáveis emocionais, cognitivas e comportamentais que auxiliam no desenvolvimento saudável ao longo do ciclo vital. Estudos recentes têm demonstrado que as HSE podem ser desenvolvidas e aprendidas. Nesse sentido, há, atualmente, uma ampla concordância que o sistema educacional de ensino deve focar não só no desenvolvimento cognitivo, mas também no desenvolvimento das competências sociais e emocionais de crianças e adolescentes. A presente nota técnica descreve, brevemente, o procedimento de criação e as propriedades psicométricas de seis instrumentos de avaliação de HSE. As escalas foram desenvolvidas para mensurar o Programa Semente - um novo programa de aprendizagem de habilidades socioemocionais. Os instrumentos mensuram as facetas propostas pelo Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning (CASEL), a saber: autoconhecimento, autocontrole, perseverança, empatia, decisões responsáveis e comportamentos prossociais. Todos os instrumentos apresentam evidências de validade baseada na estrutura interna (estrutura fatorial, fidedignidade, invariância configural, métrica e escalar) bem como na relação com medidas externas (padrões de validade convergente e/ou concorrente). A versão final da bateria é composta por 45 itens. Juntos os construtos formam um fator de segunda-ordem, denominado HSE, que, também apresentou adequados índices de ajuste. |
id |
SBP-2_11f6800dbeb016df07fd871996d186f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2358-18832017000402043 |
network_acronym_str |
SBP-2 |
network_name_str |
Trends in Psychology |
repository_id_str |
|
spelling |
Mensurando Habilidades Socioemocionais de Crianças e Adolescentes: Desenvolvimento e Validação de uma Bateria (Nota Técnica)Habilidades socioemocionaismedidaescalaCASELPrograma SementeResumo As habilidades socioemocionais (HSE) têm sido compreendidas como um construto multidimensional, composto por variáveis emocionais, cognitivas e comportamentais que auxiliam no desenvolvimento saudável ao longo do ciclo vital. Estudos recentes têm demonstrado que as HSE podem ser desenvolvidas e aprendidas. Nesse sentido, há, atualmente, uma ampla concordância que o sistema educacional de ensino deve focar não só no desenvolvimento cognitivo, mas também no desenvolvimento das competências sociais e emocionais de crianças e adolescentes. A presente nota técnica descreve, brevemente, o procedimento de criação e as propriedades psicométricas de seis instrumentos de avaliação de HSE. As escalas foram desenvolvidas para mensurar o Programa Semente - um novo programa de aprendizagem de habilidades socioemocionais. Os instrumentos mensuram as facetas propostas pelo Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning (CASEL), a saber: autoconhecimento, autocontrole, perseverança, empatia, decisões responsáveis e comportamentos prossociais. Todos os instrumentos apresentam evidências de validade baseada na estrutura interna (estrutura fatorial, fidedignidade, invariância configural, métrica e escalar) bem como na relação com medidas externas (padrões de validade convergente e/ou concorrente). A versão final da bateria é composta por 45 itens. Juntos os construtos formam um fator de segunda-ordem, denominado HSE, que, também apresentou adequados índices de ajuste.Sociedade Brasileira de Psicologia2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2358-18832017000402043Trends in Psychology v.25 n.4 2017reponame:Trends in Psychologyinstname:Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP)instacron:SBP10.9788/tp2017.4-24ptinfo:eu-repo/semantics/openAccessDamásio,Bruno Figueiredopor2018-03-23T00:00:00Zoai:scielo:S2358-18832017000402043Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-389XONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||comissaoeditorial@sbponline.org.br2358-18832358-1883opendoar:2018-03-23T00:00Trends in Psychology - Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mensurando Habilidades Socioemocionais de Crianças e Adolescentes: Desenvolvimento e Validação de uma Bateria (Nota Técnica) |
title |
Mensurando Habilidades Socioemocionais de Crianças e Adolescentes: Desenvolvimento e Validação de uma Bateria (Nota Técnica) |
spellingShingle |
Mensurando Habilidades Socioemocionais de Crianças e Adolescentes: Desenvolvimento e Validação de uma Bateria (Nota Técnica) Damásio,Bruno Figueiredo Habilidades socioemocionais medida escala CASEL Programa Semente |
title_short |
Mensurando Habilidades Socioemocionais de Crianças e Adolescentes: Desenvolvimento e Validação de uma Bateria (Nota Técnica) |
title_full |
Mensurando Habilidades Socioemocionais de Crianças e Adolescentes: Desenvolvimento e Validação de uma Bateria (Nota Técnica) |
title_fullStr |
Mensurando Habilidades Socioemocionais de Crianças e Adolescentes: Desenvolvimento e Validação de uma Bateria (Nota Técnica) |
title_full_unstemmed |
Mensurando Habilidades Socioemocionais de Crianças e Adolescentes: Desenvolvimento e Validação de uma Bateria (Nota Técnica) |
title_sort |
Mensurando Habilidades Socioemocionais de Crianças e Adolescentes: Desenvolvimento e Validação de uma Bateria (Nota Técnica) |
author |
Damásio,Bruno Figueiredo |
author_facet |
Damásio,Bruno Figueiredo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Damásio,Bruno Figueiredo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Habilidades socioemocionais medida escala CASEL Programa Semente |
topic |
Habilidades socioemocionais medida escala CASEL Programa Semente |
description |
Resumo As habilidades socioemocionais (HSE) têm sido compreendidas como um construto multidimensional, composto por variáveis emocionais, cognitivas e comportamentais que auxiliam no desenvolvimento saudável ao longo do ciclo vital. Estudos recentes têm demonstrado que as HSE podem ser desenvolvidas e aprendidas. Nesse sentido, há, atualmente, uma ampla concordância que o sistema educacional de ensino deve focar não só no desenvolvimento cognitivo, mas também no desenvolvimento das competências sociais e emocionais de crianças e adolescentes. A presente nota técnica descreve, brevemente, o procedimento de criação e as propriedades psicométricas de seis instrumentos de avaliação de HSE. As escalas foram desenvolvidas para mensurar o Programa Semente - um novo programa de aprendizagem de habilidades socioemocionais. Os instrumentos mensuram as facetas propostas pelo Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning (CASEL), a saber: autoconhecimento, autocontrole, perseverança, empatia, decisões responsáveis e comportamentos prossociais. Todos os instrumentos apresentam evidências de validade baseada na estrutura interna (estrutura fatorial, fidedignidade, invariância configural, métrica e escalar) bem como na relação com medidas externas (padrões de validade convergente e/ou concorrente). A versão final da bateria é composta por 45 itens. Juntos os construtos formam um fator de segunda-ordem, denominado HSE, que, também apresentou adequados índices de ajuste. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2358-18832017000402043 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2358-18832017000402043 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.9788/tp2017.4-24pt |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trends in Psychology v.25 n.4 2017 reponame:Trends in Psychology instname:Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) instacron:SBP |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) |
instacron_str |
SBP |
institution |
SBP |
reponame_str |
Trends in Psychology |
collection |
Trends in Psychology |
repository.name.fl_str_mv |
Trends in Psychology - Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||comissaoeditorial@sbponline.org.br |
_version_ |
1754734763960172544 |