ATTRACTION JOURNALISM WITH IMMERSION AND PRESENCE-BASED SYSTEMS: experimental approach applying the classical diffusion of innovation theory

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARNEIRO DOS SANTOS, MÁRCIO
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Brazilian journalism research (Online)
Texto Completo: https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/e1549
Resumo: ABSTRACT - The potential adoption of content characterized as immersive journalism is analyzed, using the Diffusion of Innovations area and a prototype news consumption environment based on virtual reality. The methodology involved a bibliographic review, an empirical experiment, and consolidation of the theoretical proposition of journalism of attractions. As a result, we suggest that most of the factors correlated to the acceleration of the adoption process, nowadays, present difficulties, such as access to experimentation itself, cost of equipment, ergonomics, and the still initial phase of building a narrative language of its own, at a stage similar to the period of cinema in which the production of the Lumière brothers, Méliès, and other forerunners, had not yet discovered the resources to tell stories in a current way and was only able to impact the spectators, through the previous references of the circus arts and the theater, in a direction focusing on sensory stimuli, current essence of content using VR. RESUMO - Analisa-se o potencial de adoção do conteúdo caracterizado como jornalismo imersivo, usando a área da Difusão de Inovações e um protótipo de ambiente de consumo de notícias baseado em realidade virtual. A metodologia envolveu revisão bibliográfica, experimento empírico e consolidação da proposição teórica de um jornalismo de atrações. Como resultados sugerimos que a maioria dos fatores correlacionados à aceleração do processo de adoção, no momento atual, apresenta dificuldades, como o próprio acesso à experimentação, custo dos equipamentos, ergonomia e a fase ainda inicial da construção de uma linguagem narrativa própria, em um estágio similar ao cinema, no período em que a produção dos irmãos Lumiére, Melies e outros precursores, ainda não tinha descoberto os recursos para contar histórias do jeito atual, e sim, conseguia apenas impactar os espectadores, através das referências anteriores das artes circenses e do teatro, em um direcionamento com foco em estímulos sensoriais, essência atual do conteúdo usando RV. RESUMEN - Se analiza el potencial de adopción de contenidos caracterizados como periodismo inmersivo, utilizando el área de Difusión de Innovaciones y un prototipo de consumo de noticias basado en realidad virtual. La metodología implicó una revisión bibliográfica, un experimento empírico y la consolidación de la propuesta teórica de un periodismo de atracciones. Como resultado, sugerimos que la mayoría de los factores correlacionados con la aceleración del proceso de adopción, en la actualidad, presentan dificultades, como el acceso a la experimentación misma, el costo de los equipos, la ergonomía y la fase aún inicial de construcción de un lenguaje narrativo por su cuenta, en una etapa similar al del cine, a la época en que la producción de los hermanos Lumiére, Melies y otros precursores, aún no había descubierto los recursos para contar historias de la manera actual y sí, solo lograba impactar a los espectadores, a través de las referencias anteriores de las artes circenses y el teatro, en una dirección centrada en los estímulos sensoriales, esencia actual de los contenidos utilizando VR.
id SBPJOR-1_db90f30285a8c44cb84fcd5687fb7fd1
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1549
network_acronym_str SBPJOR-1
network_name_str Brazilian journalism research (Online)
repository_id_str
spelling ATTRACTION JOURNALISM WITH IMMERSION AND PRESENCE-BASED SYSTEMS: experimental approach applying the classical diffusion of innovation theoryJORNALISMO DE ATRAÇÕES E CONTEÚDOS BASEADOS EM IMERSÃO E PRESENÇA: potencial de adoção a partir de uma abordagem experimental, sob a ótica da teoria clássica da difusão de inovaçõesDiffusionInnovationVirtual realityMetaverseCinema of attractionsDifusãoInovaçõesRealidade virtualMetaversoCinema de atraçõesABSTRACT - The potential adoption of content characterized as immersive journalism is analyzed, using the Diffusion of Innovations area and a prototype news consumption environment based on virtual reality. The methodology involved a bibliographic review, an empirical experiment, and consolidation of the theoretical proposition of journalism of attractions. As a result, we suggest that most of the factors correlated to the acceleration of the adoption process, nowadays, present difficulties, such as access to experimentation itself, cost of equipment, ergonomics, and the still initial phase of building a narrative language of its own, at a stage similar to the period of cinema in which the production of the Lumière brothers, Méliès, and other forerunners, had not yet discovered the resources to tell stories in a current way and was only able to impact the spectators, through the previous references of the circus arts and the theater, in a direction focusing on sensory stimuli, current essence of content using VR. RESUMO - Analisa-se o potencial de adoção do conteúdo caracterizado como jornalismo imersivo, usando a área da Difusão de Inovações e um protótipo de ambiente de consumo de notícias baseado em realidade virtual. A metodologia envolveu revisão bibliográfica, experimento empírico e consolidação da proposição teórica de um jornalismo de atrações. Como resultados sugerimos que a maioria dos fatores correlacionados à aceleração do processo de adoção, no momento atual, apresenta dificuldades, como o próprio acesso à experimentação, custo dos equipamentos, ergonomia e a fase ainda inicial da construção de uma linguagem narrativa própria, em um estágio similar ao cinema, no período em que a produção dos irmãos Lumiére, Melies e outros precursores, ainda não tinha descoberto os recursos para contar histórias do jeito atual, e sim, conseguia apenas impactar os espectadores, através das referências anteriores das artes circenses e do teatro, em um direcionamento com foco em estímulos sensoriais, essência atual do conteúdo usando RV. RESUMEN - Se analiza el potencial de adopción de contenidos caracterizados como periodismo inmersivo, utilizando el área de Difusión de Innovaciones y un prototipo de consumo de noticias basado en realidad virtual. La metodología implicó una revisión bibliográfica, un experimento empírico y la consolidación de la propuesta teórica de un periodismo de atracciones. Como resultado, sugerimos que la mayoría de los factores correlacionados con la aceleración del proceso de adopción, en la actualidad, presentan dificultades, como el acceso a la experimentación misma, el costo de los equipos, la ergonomía y la fase aún inicial de construcción de un lenguaje narrativo por su cuenta, en una etapa similar al del cine, a la época en que la producción de los hermanos Lumiére, Melies y otros precursores, aún no había descubierto los recursos para contar historias de la manera actual y sí, solo lograba impactar a los espectadores, a través de las referencias anteriores de las artes circenses y el teatro, en una dirección centrada en los estímulos sensoriales, esencia actual de los contenidos utilizando VR.RESUMO - Analisa-se o potencial de adoção do conteúdo caracterizado como jornalismo imersivo, usando a área da Difusão de Inovações e um protótipo de ambiente de consumo de notícias baseado em realidade virtual. A metodologia envolveu revisão bibliográfica, experimento empírico e consolidação da proposição teórica de um jornalismo de atrações. Como resultados sugerimos que a maioria dos fatores correlacionados à aceleração do processo de adoção, no momento atual, apresenta dificuldades, como o próprio acesso à experimentação, custo dos equipamentos, ergonomia e a fase ainda inicial da construção de uma linguagem narrativa própria, em um estágio similar ao cinema, no período em que a produção dos irmãos Lumiére, Melies e outros precursores, ainda não tinha descoberto os recursos para contar histórias do jeito atual, e sim, conseguia apenas impactar os espectadores, através das referências anteriores das artes circenses e do teatro, em um direcionamento com foco em estímulos sensoriais, essência atual do conteúdo usando RV. ABSTRACT - The potential adoption of content characterized as immersive journalism is analyzed, using the Diffusion of Innovations area and a prototype news consumption environment based on virtual reality. The methodology involved a bibliographic review, an empirical experiment, and consolidation of the theoretical proposition of journalism of attractions. As a result, we suggest that most of the factors correlated to the acceleration of the adoption process, nowadays, present difficulties, such as access to experimentation itself, cost of equipment, ergonomics, and the still initial phase of building a narrative language of its own, at a stage similar to the period of cinema in which the production of the Lumière brothers, Méliès, and other forerunners, had not yet discovered the resources to tell stories in a current way and was only able to impact the spectators, through the previous references of the circus arts and the theater, in a direction focusing on sensory stimuli, current essence of content using VR. RESUMEN - Se analiza el potencial de adopción de contenidos caracterizados como periodismo inmersivo, utilizando el área de Difusión de Innovaciones y un prototipo de consumo de noticias basado en realidad virtual. La metodología implicó una revisión bibliográfica, un experimento empírico y la consolidación de la propuesta teórica de un periodismo de atracciones. Como resultado, sugerimos que la mayoría de los factores correlacionados con la aceleración del proceso de adopción, en la actualidad, presentan dificultades, como el acceso a la experimentación misma, el costo de los equipos, la ergonomía y la fase aún inicial de construcción de un lenguaje narrativo por su cuenta, en una etapa similar al del cine, a la época en que la producción de los hermanos Lumiére, Melies y otros precursores, aún no había descubierto los recursos para contar historias de la manera actual y sí, solo lograba impactar a los espectadores, a través de las referencias anteriores de las artes circenses y el teatro, en una dirección centrada en los estímulos sensoriales, esencia actual de los contenidos utilizando VR.Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor)2023-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/e154910.25200/BJR.v19n2.2023.1549Brazilian journalism research; Vol. 19 No. 2 (2023): Virtual, Augmented and Mixed Realities in Journalism: Theory, Practice, CritiqueBrazilian journalism research; v. 19 n. 2 (2023): Realidade Virtual, Aumentada e Mista no Jornalismo: Teoria, Prática e Crítica1981-98541808-4079reponame:Brazilian journalism research (Online)instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)instacron:SBPJORengporhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/e1549/1462https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/e1549/1463Copyright (c) 2023 Brazilian journalism researchhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCARNEIRO DOS SANTOS, MÁRCIO 2023-09-18T16:03:34Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1549Revistahttps://bjr.sbpjor.org.br/bjrONGhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/oaibjreditor@gmail.com||bjreditor@gmail.com1981-98541808-4079opendoar:2023-09-18T16:03:34Brazilian journalism research (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)false
dc.title.none.fl_str_mv ATTRACTION JOURNALISM WITH IMMERSION AND PRESENCE-BASED SYSTEMS: experimental approach applying the classical diffusion of innovation theory
JORNALISMO DE ATRAÇÕES E CONTEÚDOS BASEADOS EM IMERSÃO E PRESENÇA: potencial de adoção a partir de uma abordagem experimental, sob a ótica da teoria clássica da difusão de inovações
title ATTRACTION JOURNALISM WITH IMMERSION AND PRESENCE-BASED SYSTEMS: experimental approach applying the classical diffusion of innovation theory
spellingShingle ATTRACTION JOURNALISM WITH IMMERSION AND PRESENCE-BASED SYSTEMS: experimental approach applying the classical diffusion of innovation theory
CARNEIRO DOS SANTOS, MÁRCIO
Diffusion
Innovation
Virtual reality
Metaverse
Cinema of attractions
Difusão
Inovações
Realidade virtual
Metaverso
Cinema de atrações
title_short ATTRACTION JOURNALISM WITH IMMERSION AND PRESENCE-BASED SYSTEMS: experimental approach applying the classical diffusion of innovation theory
title_full ATTRACTION JOURNALISM WITH IMMERSION AND PRESENCE-BASED SYSTEMS: experimental approach applying the classical diffusion of innovation theory
title_fullStr ATTRACTION JOURNALISM WITH IMMERSION AND PRESENCE-BASED SYSTEMS: experimental approach applying the classical diffusion of innovation theory
title_full_unstemmed ATTRACTION JOURNALISM WITH IMMERSION AND PRESENCE-BASED SYSTEMS: experimental approach applying the classical diffusion of innovation theory
title_sort ATTRACTION JOURNALISM WITH IMMERSION AND PRESENCE-BASED SYSTEMS: experimental approach applying the classical diffusion of innovation theory
author CARNEIRO DOS SANTOS, MÁRCIO
author_facet CARNEIRO DOS SANTOS, MÁRCIO
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CARNEIRO DOS SANTOS, MÁRCIO
dc.subject.por.fl_str_mv Diffusion
Innovation
Virtual reality
Metaverse
Cinema of attractions
Difusão
Inovações
Realidade virtual
Metaverso
Cinema de atrações
topic Diffusion
Innovation
Virtual reality
Metaverse
Cinema of attractions
Difusão
Inovações
Realidade virtual
Metaverso
Cinema de atrações
description ABSTRACT - The potential adoption of content characterized as immersive journalism is analyzed, using the Diffusion of Innovations area and a prototype news consumption environment based on virtual reality. The methodology involved a bibliographic review, an empirical experiment, and consolidation of the theoretical proposition of journalism of attractions. As a result, we suggest that most of the factors correlated to the acceleration of the adoption process, nowadays, present difficulties, such as access to experimentation itself, cost of equipment, ergonomics, and the still initial phase of building a narrative language of its own, at a stage similar to the period of cinema in which the production of the Lumière brothers, Méliès, and other forerunners, had not yet discovered the resources to tell stories in a current way and was only able to impact the spectators, through the previous references of the circus arts and the theater, in a direction focusing on sensory stimuli, current essence of content using VR. RESUMO - Analisa-se o potencial de adoção do conteúdo caracterizado como jornalismo imersivo, usando a área da Difusão de Inovações e um protótipo de ambiente de consumo de notícias baseado em realidade virtual. A metodologia envolveu revisão bibliográfica, experimento empírico e consolidação da proposição teórica de um jornalismo de atrações. Como resultados sugerimos que a maioria dos fatores correlacionados à aceleração do processo de adoção, no momento atual, apresenta dificuldades, como o próprio acesso à experimentação, custo dos equipamentos, ergonomia e a fase ainda inicial da construção de uma linguagem narrativa própria, em um estágio similar ao cinema, no período em que a produção dos irmãos Lumiére, Melies e outros precursores, ainda não tinha descoberto os recursos para contar histórias do jeito atual, e sim, conseguia apenas impactar os espectadores, através das referências anteriores das artes circenses e do teatro, em um direcionamento com foco em estímulos sensoriais, essência atual do conteúdo usando RV. RESUMEN - Se analiza el potencial de adopción de contenidos caracterizados como periodismo inmersivo, utilizando el área de Difusión de Innovaciones y un prototipo de consumo de noticias basado en realidad virtual. La metodología implicó una revisión bibliográfica, un experimento empírico y la consolidación de la propuesta teórica de un periodismo de atracciones. Como resultado, sugerimos que la mayoría de los factores correlacionados con la aceleración del proceso de adopción, en la actualidad, presentan dificultades, como el acceso a la experimentación misma, el costo de los equipos, la ergonomía y la fase aún inicial de construcción de un lenguaje narrativo por su cuenta, en una etapa similar al del cine, a la época en que la producción de los hermanos Lumiére, Melies y otros precursores, aún no había descubierto los recursos para contar historias de la manera actual y sí, solo lograba impactar a los espectadores, a través de las referencias anteriores de las artes circenses y el teatro, en una dirección centrada en los estímulos sensoriales, esencia actual de los contenidos utilizando VR.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/e1549
10.25200/BJR.v19n2.2023.1549
url https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/e1549
identifier_str_mv 10.25200/BJR.v19n2.2023.1549
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/e1549/1462
https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/e1549/1463
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Brazilian journalism research
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Brazilian journalism research
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor)
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Association of Journalism Researchers (SBPJor)
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian journalism research; Vol. 19 No. 2 (2023): Virtual, Augmented and Mixed Realities in Journalism: Theory, Practice, Critique
Brazilian journalism research; v. 19 n. 2 (2023): Realidade Virtual, Aumentada e Mista no Jornalismo: Teoria, Prática e Crítica
1981-9854
1808-4079
reponame:Brazilian journalism research (Online)
instname:Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)
instacron:SBPJOR
instname_str Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)
instacron_str SBPJOR
institution SBPJOR
reponame_str Brazilian journalism research (Online)
collection Brazilian journalism research (Online)
repository.name.fl_str_mv Brazilian journalism research (Online) - Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)
repository.mail.fl_str_mv bjreditor@gmail.com||bjreditor@gmail.com
_version_ 1799304161006714880