Documentação pedagógica enquanto um exercício de sensibilização: do protagonismo das crianças ao olhar atento do educador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Gabrielle Augusta Silva de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13896
Resumo: This undergraduate thesis investigates the pedagogical documentation as an essential element to Early Childhood Education, allowing teachers being more critics with their practices, valuing more the children, their learnings, and different childhoods. During 2018 and 2019, critical thoughts were accomplished about the author own practice with a group of 18 children, using photos, drawings and speeches registers to compose the research. Teachers’ critical thoughts can contribute to the development of the children identities, helping them to be more autonomies and creativities. The main goal of this research is to know different ways to create the pedagogical documentation and to document practices, comprehending the documentation in its complexity, studying and extending meaningful knowledge to the pedagogical practice, that craves for the legitimacy of the children’s rights, helping the improvement of the public education and the construction of a fairer society. This paperwork came from a bibliographic and pedagogical research (LANKSHEAR & NOBEL, 2008), making an effort to establish praxeological knowledge (FOCHI, 2019) through dialogues between theory and practice, dialogical articulation between context and individuals, understanding this movement as something essential to Kindergarten, to teachers’ practices, children and their childhoods.
id SCAR_094a2d0aaee1ee7ddf2c92b7609f994e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/13896
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Camargo, Gabrielle Augusta Silva deLombardi, Lucia Maria Salgado dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/5697508831302188http://lattes.cnpq.br/12398106783272274d499e53-f003-4eee-8d04-b2e0d79bfe4e2021-02-28T19:41:53Z2021-02-28T19:41:53Z2019-12-18CAMARGO, Gabrielle Augusta Silva de. Documentação pedagógica enquanto um exercício de sensibilização: do protagonismo das crianças ao olhar atento do educador. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13896.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13896This undergraduate thesis investigates the pedagogical documentation as an essential element to Early Childhood Education, allowing teachers being more critics with their practices, valuing more the children, their learnings, and different childhoods. During 2018 and 2019, critical thoughts were accomplished about the author own practice with a group of 18 children, using photos, drawings and speeches registers to compose the research. Teachers’ critical thoughts can contribute to the development of the children identities, helping them to be more autonomies and creativities. The main goal of this research is to know different ways to create the pedagogical documentation and to document practices, comprehending the documentation in its complexity, studying and extending meaningful knowledge to the pedagogical practice, that craves for the legitimacy of the children’s rights, helping the improvement of the public education and the construction of a fairer society. This paperwork came from a bibliographic and pedagogical research (LANKSHEAR & NOBEL, 2008), making an effort to establish praxeological knowledge (FOCHI, 2019) through dialogues between theory and practice, dialogical articulation between context and individuals, understanding this movement as something essential to Kindergarten, to teachers’ practices, children and their childhoods.O presente trabalho de conclusão de curso investiga a documentação pedagógica como elemento fundamental para a Educação Infantil, o qual possibilita às/aos docentes exercerem um papel mais reflexivo sobre suas práticas, valorizando as crianças, suas aprendizagens, seus conhecimentos e suas diferentes infâncias. Durante os anos de 2018 e 2019 foram realizadas reflexões sobre a prática da própria autora junto a uma turma de 18 crianças, sendo coletadas fotografias, desenhos e registros de suas das falas para compor a pesquisa. Sendo mais aprofundada, a reflexão docente, pode contribuir com a construção das identidades das crianças, no sentido de serem mais autônomas e criativas. O principal objetivo da pesquisa foi conhecer diferentes modos de realizar a documentação pedagógica e os registros das práticas na Educação Infantil, compreendendo a documentação em sua complexidade, estudando-a e ampliando conhecimentos contributivos a um saber-fazer docente que almeja legitimar os direitos das crianças, somar esforços para a melhoria da educação pública e da construção de uma sociedade mais justa. O trabalho se constituiu como uma pesquisa bibliográfica e pesquisa pedagógica (LANKSHEAr e NOBEL, 2008), fazendo esforços de estabelecer conhecimentos praxiológicos (FOCHI, 2019), por meio do estabelecimento de diálogos entre teoria e prática, de articulações dialógicas entre os sujeitos ao seu contexto, entendendo este movimento enquanto algo essencial para os contextos da Educação Infantil, para a prática docente, para as crianças e suas infâncias.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaPedagogia - PedL-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessDocumentação pedagógicaEducação InfantilPesquisa pedagógicaPedagogical documentationEarly Childhood EducationPedagogic researchCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAODocumentação pedagógica enquanto um exercício de sensibilização: do protagonismo das crianças ao olhar atento do educadorPedagogical documentation as an awareness-raising exercise: from children´s protagonism to teacher’s attentive lookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis600600050de062-28ff-400a-a21c-32f51cb58b10reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALCamargo_TCC_2019_Repositorio_UFSCar.pdfCamargo_TCC_2019_Repositorio_UFSCar.pdfTrabalho de Conclusão de Cursoapplication/pdf1565589https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13896/5/Camargo_TCC_2019_Repositorio_UFSCar.pdf502a57e0a7964936ece45b8fe6acdbe9MD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13896/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTCamargo_TCC_2019_Repositorio_UFSCar.pdf.txtCamargo_TCC_2019_Repositorio_UFSCar.pdf.txtExtracted texttext/plain129417https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13896/6/Camargo_TCC_2019_Repositorio_UFSCar.pdf.txte618b281a6e304a7a7d56f30bb6f7694MD56ufscar/138962024-05-14 18:25:57.556oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/13896Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-05-14T18:25:57Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Documentação pedagógica enquanto um exercício de sensibilização: do protagonismo das crianças ao olhar atento do educador
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Pedagogical documentation as an awareness-raising exercise: from children´s protagonism to teacher’s attentive look
title Documentação pedagógica enquanto um exercício de sensibilização: do protagonismo das crianças ao olhar atento do educador
spellingShingle Documentação pedagógica enquanto um exercício de sensibilização: do protagonismo das crianças ao olhar atento do educador
Camargo, Gabrielle Augusta Silva de
Documentação pedagógica
Educação Infantil
Pesquisa pedagógica
Pedagogical documentation
Early Childhood Education
Pedagogic research
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
title_short Documentação pedagógica enquanto um exercício de sensibilização: do protagonismo das crianças ao olhar atento do educador
title_full Documentação pedagógica enquanto um exercício de sensibilização: do protagonismo das crianças ao olhar atento do educador
title_fullStr Documentação pedagógica enquanto um exercício de sensibilização: do protagonismo das crianças ao olhar atento do educador
title_full_unstemmed Documentação pedagógica enquanto um exercício de sensibilização: do protagonismo das crianças ao olhar atento do educador
title_sort Documentação pedagógica enquanto um exercício de sensibilização: do protagonismo das crianças ao olhar atento do educador
author Camargo, Gabrielle Augusta Silva de
author_facet Camargo, Gabrielle Augusta Silva de
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1239810678327227
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Gabrielle Augusta Silva de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5697508831302188
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 4d499e53-f003-4eee-8d04-b2e0d79bfe4e
contributor_str_mv Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Documentação pedagógica
Educação Infantil
Pesquisa pedagógica
topic Documentação pedagógica
Educação Infantil
Pesquisa pedagógica
Pedagogical documentation
Early Childhood Education
Pedagogic research
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Pedagogical documentation
Early Childhood Education
Pedagogic research
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
description This undergraduate thesis investigates the pedagogical documentation as an essential element to Early Childhood Education, allowing teachers being more critics with their practices, valuing more the children, their learnings, and different childhoods. During 2018 and 2019, critical thoughts were accomplished about the author own practice with a group of 18 children, using photos, drawings and speeches registers to compose the research. Teachers’ critical thoughts can contribute to the development of the children identities, helping them to be more autonomies and creativities. The main goal of this research is to know different ways to create the pedagogical documentation and to document practices, comprehending the documentation in its complexity, studying and extending meaningful knowledge to the pedagogical practice, that craves for the legitimacy of the children’s rights, helping the improvement of the public education and the construction of a fairer society. This paperwork came from a bibliographic and pedagogical research (LANKSHEAR & NOBEL, 2008), making an effort to establish praxeological knowledge (FOCHI, 2019) through dialogues between theory and practice, dialogical articulation between context and individuals, understanding this movement as something essential to Kindergarten, to teachers’ practices, children and their childhoods.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-28T19:41:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-02-28T19:41:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CAMARGO, Gabrielle Augusta Silva de. Documentação pedagógica enquanto um exercício de sensibilização: do protagonismo das crianças ao olhar atento do educador. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13896.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13896
identifier_str_mv CAMARGO, Gabrielle Augusta Silva de. Documentação pedagógica enquanto um exercício de sensibilização: do protagonismo das crianças ao olhar atento do educador. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13896.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv 050de062-28ff-400a-a21c-32f51cb58b10
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Pedagogia - PedL-So
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Pedagogia - PedL-So
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13896/5/Camargo_TCC_2019_Repositorio_UFSCar.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13896/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/13896/6/Camargo_TCC_2019_Repositorio_UFSCar.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 502a57e0a7964936ece45b8fe6acdbe9
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
e618b281a6e304a7a7d56f30bb6f7694
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715627330764800