Consumismo infantil: um olhar sobre o papel da escola nos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Bianca Paula de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14312
Resumo: This study aims to present a bibliographic survey on consumerism in childhood, seeking to contribute to the discussion of the theme in the educational field. To this end, the work addresses the relationship between culture and consumption, the definition of consumerism, marketing and advertising, the presentation of the definition of childhood, the influence of the media and its relationship with child consumerism, laws for the protection of children and the role of the school in this context. It is exposed that the market increasingly uses mechanisms to win over the child audience using various media and tools such as advertising, advertising and "marketing" that increase their profitability and profitability on a daily basis. Ever-changing family functioning models and easy access to new technologies make consumer education a much-needed reality for the schooling process. It is discussed that it is necessary to educate students under a critical perspective, seeking to overcome naive visions and to create more conscious habits about consumption.
id SCAR_0f84e0ed3db5cb325491108837541bca
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14312
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Moura, Bianca Paula deSant Ana, Izabella Mendeshttp://lattes.cnpq.br/7860235863062183http://lattes.cnpq.br/142260836440403528957abf-bd7a-43fd-bde6-e9a6fb4518262021-05-26T14:31:54Z2021-05-26T14:31:54Z2021-04-23MOURA, Bianca Paula de. Consumismo infantil: um olhar sobre o papel da escola nos anos iniciais. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14312.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14312This study aims to present a bibliographic survey on consumerism in childhood, seeking to contribute to the discussion of the theme in the educational field. To this end, the work addresses the relationship between culture and consumption, the definition of consumerism, marketing and advertising, the presentation of the definition of childhood, the influence of the media and its relationship with child consumerism, laws for the protection of children and the role of the school in this context. It is exposed that the market increasingly uses mechanisms to win over the child audience using various media and tools such as advertising, advertising and "marketing" that increase their profitability and profitability on a daily basis. Ever-changing family functioning models and easy access to new technologies make consumer education a much-needed reality for the schooling process. It is discussed that it is necessary to educate students under a critical perspective, seeking to overcome naive visions and to create more conscious habits about consumption.Este estudo visa apresentar um levantamento bibliográfico sobre o consumismo na infância, buscando contribuir para a discussão do tema no campo educacional. Para tanto, o trabalho aborda a relação entre cultura e consumo, a definição de consumismo, publicidade e propaganda, a apresentação da definição de infância, a influência das mídias e sua relação com o consumismo infantil, legislações de proteção ao público infantil e o papel da escola neste contexto. O mercado usa cada vez mais de mecanismos para conquistar o público infantil utilizando diversas mídias e ferramentas como a publicidade, a propaganda e o “marketing” que aumentam diariamente a lucratividade e rentabilidade das empresas. Os modelos de funcionamento familiares em constante mudança e o acesso facilitado às novas tecnologia fazem da educação para o consumo uma realidade muito necessária no processo de escolarização. Discute-se que é necessário educar os alunos sob uma ótica crítica, buscando a superação de visões ingênuas e a criação de hábitos mais conscientes sobre o consumo.porUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaPedagogia - PedL-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessConsumismo infantilEducação para o consumoCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOConsumismo infantil: um olhar sobre o papel da escola nos anos iniciaisChild consumerism: a look at the role of schools in the early yearsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis6006005c16396e-7d48-4e51-8f4e-f6876c2746b2reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC - Bianca Paula de Moura.pdfTCC - Bianca Paula de Moura.pdfapplication/pdf1385789https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14312/1/TCC%20-%20Bianca%20Paula%20de%20Moura.pdf3e6b079c6feeed7e00520ba787840d67MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14312/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTTCC - Bianca Paula de Moura.pdf.txtTCC - Bianca Paula de Moura.pdf.txtExtracted texttext/plain74959https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14312/3/TCC%20-%20Bianca%20Paula%20de%20Moura.pdf.txtab1123c52671e7eaec66da54dd07f9dbMD53THUMBNAILTCC - Bianca Paula de Moura.pdf.jpgTCC - Bianca Paula de Moura.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7354https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14312/4/TCC%20-%20Bianca%20Paula%20de%20Moura.pdf.jpg308f3c2ce88536d4290e41de5a463c41MD54ufscar/143122024-01-27 14:04:23.037oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14312Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-01-27T14:04:23Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Consumismo infantil: um olhar sobre o papel da escola nos anos iniciais
dc.title.alternative.por.fl_str_mv Child consumerism: a look at the role of schools in the early years
title Consumismo infantil: um olhar sobre o papel da escola nos anos iniciais
spellingShingle Consumismo infantil: um olhar sobre o papel da escola nos anos iniciais
Moura, Bianca Paula de
Consumismo infantil
Educação para o consumo
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
title_short Consumismo infantil: um olhar sobre o papel da escola nos anos iniciais
title_full Consumismo infantil: um olhar sobre o papel da escola nos anos iniciais
title_fullStr Consumismo infantil: um olhar sobre o papel da escola nos anos iniciais
title_full_unstemmed Consumismo infantil: um olhar sobre o papel da escola nos anos iniciais
title_sort Consumismo infantil: um olhar sobre o papel da escola nos anos iniciais
author Moura, Bianca Paula de
author_facet Moura, Bianca Paula de
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1422608364404035
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Bianca Paula de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sant Ana, Izabella Mendes
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7860235863062183
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 28957abf-bd7a-43fd-bde6-e9a6fb451826
contributor_str_mv Sant Ana, Izabella Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Consumismo infantil
Educação para o consumo
topic Consumismo infantil
Educação para o consumo
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
description This study aims to present a bibliographic survey on consumerism in childhood, seeking to contribute to the discussion of the theme in the educational field. To this end, the work addresses the relationship between culture and consumption, the definition of consumerism, marketing and advertising, the presentation of the definition of childhood, the influence of the media and its relationship with child consumerism, laws for the protection of children and the role of the school in this context. It is exposed that the market increasingly uses mechanisms to win over the child audience using various media and tools such as advertising, advertising and "marketing" that increase their profitability and profitability on a daily basis. Ever-changing family functioning models and easy access to new technologies make consumer education a much-needed reality for the schooling process. It is discussed that it is necessary to educate students under a critical perspective, seeking to overcome naive visions and to create more conscious habits about consumption.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-26T14:31:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-26T14:31:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-04-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MOURA, Bianca Paula de. Consumismo infantil: um olhar sobre o papel da escola nos anos iniciais. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14312.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14312
identifier_str_mv MOURA, Bianca Paula de. Consumismo infantil: um olhar sobre o papel da escola nos anos iniciais. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14312.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv 5c16396e-7d48-4e51-8f4e-f6876c2746b2
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Pedagogia - PedL-So
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Pedagogia - PedL-So
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14312/1/TCC%20-%20Bianca%20Paula%20de%20Moura.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14312/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14312/3/TCC%20-%20Bianca%20Paula%20de%20Moura.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14312/4/TCC%20-%20Bianca%20Paula%20de%20Moura.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3e6b079c6feeed7e00520ba787840d67
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
ab1123c52671e7eaec66da54dd07f9db
308f3c2ce88536d4290e41de5a463c41
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715631173795840