Consumismo infantil: um olhar sobre o papel da escola nos anos iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14312 |
Resumo: | This study aims to present a bibliographic survey on consumerism in childhood, seeking to contribute to the discussion of the theme in the educational field. To this end, the work addresses the relationship between culture and consumption, the definition of consumerism, marketing and advertising, the presentation of the definition of childhood, the influence of the media and its relationship with child consumerism, laws for the protection of children and the role of the school in this context. It is exposed that the market increasingly uses mechanisms to win over the child audience using various media and tools such as advertising, advertising and "marketing" that increase their profitability and profitability on a daily basis. Ever-changing family functioning models and easy access to new technologies make consumer education a much-needed reality for the schooling process. It is discussed that it is necessary to educate students under a critical perspective, seeking to overcome naive visions and to create more conscious habits about consumption. |
id |
SCAR_0f84e0ed3db5cb325491108837541bca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14312 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Moura, Bianca Paula deSant Ana, Izabella Mendeshttp://lattes.cnpq.br/7860235863062183http://lattes.cnpq.br/142260836440403528957abf-bd7a-43fd-bde6-e9a6fb4518262021-05-26T14:31:54Z2021-05-26T14:31:54Z2021-04-23MOURA, Bianca Paula de. Consumismo infantil: um olhar sobre o papel da escola nos anos iniciais. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14312.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14312This study aims to present a bibliographic survey on consumerism in childhood, seeking to contribute to the discussion of the theme in the educational field. To this end, the work addresses the relationship between culture and consumption, the definition of consumerism, marketing and advertising, the presentation of the definition of childhood, the influence of the media and its relationship with child consumerism, laws for the protection of children and the role of the school in this context. It is exposed that the market increasingly uses mechanisms to win over the child audience using various media and tools such as advertising, advertising and "marketing" that increase their profitability and profitability on a daily basis. Ever-changing family functioning models and easy access to new technologies make consumer education a much-needed reality for the schooling process. It is discussed that it is necessary to educate students under a critical perspective, seeking to overcome naive visions and to create more conscious habits about consumption.Este estudo visa apresentar um levantamento bibliográfico sobre o consumismo na infância, buscando contribuir para a discussão do tema no campo educacional. Para tanto, o trabalho aborda a relação entre cultura e consumo, a definição de consumismo, publicidade e propaganda, a apresentação da definição de infância, a influência das mídias e sua relação com o consumismo infantil, legislações de proteção ao público infantil e o papel da escola neste contexto. O mercado usa cada vez mais de mecanismos para conquistar o público infantil utilizando diversas mídias e ferramentas como a publicidade, a propaganda e o “marketing” que aumentam diariamente a lucratividade e rentabilidade das empresas. Os modelos de funcionamento familiares em constante mudança e o acesso facilitado às novas tecnologia fazem da educação para o consumo uma realidade muito necessária no processo de escolarização. Discute-se que é necessário educar os alunos sob uma ótica crítica, buscando a superação de visões ingênuas e a criação de hábitos mais conscientes sobre o consumo.porUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaPedagogia - PedL-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessConsumismo infantilEducação para o consumoCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOConsumismo infantil: um olhar sobre o papel da escola nos anos iniciaisChild consumerism: a look at the role of schools in the early yearsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis6006005c16396e-7d48-4e51-8f4e-f6876c2746b2reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC - Bianca Paula de Moura.pdfTCC - Bianca Paula de Moura.pdfapplication/pdf1385789https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14312/1/TCC%20-%20Bianca%20Paula%20de%20Moura.pdf3e6b079c6feeed7e00520ba787840d67MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14312/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTTCC - Bianca Paula de Moura.pdf.txtTCC - Bianca Paula de Moura.pdf.txtExtracted texttext/plain74959https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14312/3/TCC%20-%20Bianca%20Paula%20de%20Moura.pdf.txtab1123c52671e7eaec66da54dd07f9dbMD53THUMBNAILTCC - Bianca Paula de Moura.pdf.jpgTCC - Bianca Paula de Moura.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7354https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14312/4/TCC%20-%20Bianca%20Paula%20de%20Moura.pdf.jpg308f3c2ce88536d4290e41de5a463c41MD54ufscar/143122024-01-27 14:04:23.037oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14312Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222024-01-27T14:04:23Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Consumismo infantil: um olhar sobre o papel da escola nos anos iniciais |
dc.title.alternative.por.fl_str_mv |
Child consumerism: a look at the role of schools in the early years |
title |
Consumismo infantil: um olhar sobre o papel da escola nos anos iniciais |
spellingShingle |
Consumismo infantil: um olhar sobre o papel da escola nos anos iniciais Moura, Bianca Paula de Consumismo infantil Educação para o consumo CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
title_short |
Consumismo infantil: um olhar sobre o papel da escola nos anos iniciais |
title_full |
Consumismo infantil: um olhar sobre o papel da escola nos anos iniciais |
title_fullStr |
Consumismo infantil: um olhar sobre o papel da escola nos anos iniciais |
title_full_unstemmed |
Consumismo infantil: um olhar sobre o papel da escola nos anos iniciais |
title_sort |
Consumismo infantil: um olhar sobre o papel da escola nos anos iniciais |
author |
Moura, Bianca Paula de |
author_facet |
Moura, Bianca Paula de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1422608364404035 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Bianca Paula de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sant Ana, Izabella Mendes |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7860235863062183 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
28957abf-bd7a-43fd-bde6-e9a6fb451826 |
contributor_str_mv |
Sant Ana, Izabella Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumismo infantil Educação para o consumo |
topic |
Consumismo infantil Educação para o consumo CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
description |
This study aims to present a bibliographic survey on consumerism in childhood, seeking to contribute to the discussion of the theme in the educational field. To this end, the work addresses the relationship between culture and consumption, the definition of consumerism, marketing and advertising, the presentation of the definition of childhood, the influence of the media and its relationship with child consumerism, laws for the protection of children and the role of the school in this context. It is exposed that the market increasingly uses mechanisms to win over the child audience using various media and tools such as advertising, advertising and "marketing" that increase their profitability and profitability on a daily basis. Ever-changing family functioning models and easy access to new technologies make consumer education a much-needed reality for the schooling process. It is discussed that it is necessary to educate students under a critical perspective, seeking to overcome naive visions and to create more conscious habits about consumption. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-26T14:31:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-05-26T14:31:54Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-04-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MOURA, Bianca Paula de. Consumismo infantil: um olhar sobre o papel da escola nos anos iniciais. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14312. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14312 |
identifier_str_mv |
MOURA, Bianca Paula de. Consumismo infantil: um olhar sobre o papel da escola nos anos iniciais. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14312. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14312 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
5c16396e-7d48-4e51-8f4e-f6876c2746b2 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus Sorocaba Pedagogia - PedL-So |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus Sorocaba Pedagogia - PedL-So |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14312/1/TCC%20-%20Bianca%20Paula%20de%20Moura.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14312/2/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14312/3/TCC%20-%20Bianca%20Paula%20de%20Moura.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14312/4/TCC%20-%20Bianca%20Paula%20de%20Moura.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3e6b079c6feeed7e00520ba787840d67 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 ab1123c52671e7eaec66da54dd07f9db 308f3c2ce88536d4290e41de5a463c41 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813715631173795840 |