Abordagem da saúde da criança na educação infantil: percepção de educadoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Karina Rumi de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3257
Resumo: The first years of a child life is recognized as determinant to the establishment of concepts and attitudes that impacts its whole life. In this sense, child day care centers, throughout the relationships offered, are of great influence. The present study contributed with the qualification of these places when assumed as its aim to comprehend the health approach developed by educators of child day care centers. It adopted the Symbolic Interactionism as theoretical reference and the Thematic Content Analysis as the methodological reference. Interviews with twenty educators were developed. Insecurity in health approach revealed to be the central phenomena and the thematic categories health in child day care centers ; Child day care centers contexts as limit and Need of partnerships described conceptions, needs and actions in the process of including health in the educators practice. Reach the integration of health and education in child day care centers is an actual challenge and claim for investments.
id SCAR_220775b09770767af08959c21cafab69
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/3257
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Moura, Karina Rumi deWernet, Monikahttp://lattes.cnpq.br/6056127658896265http://lattes.cnpq.br/41843853492031691f789c44-e07d-463f-b096-f135370b2e202016-06-02T19:48:22Z2013-04-152016-06-02T19:48:22Z2013-02-07MOURA, Karina Rumi de. Abordagem da saúde da criança na educação infantil : percepção de educadoras. 2013. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3257The first years of a child life is recognized as determinant to the establishment of concepts and attitudes that impacts its whole life. In this sense, child day care centers, throughout the relationships offered, are of great influence. The present study contributed with the qualification of these places when assumed as its aim to comprehend the health approach developed by educators of child day care centers. It adopted the Symbolic Interactionism as theoretical reference and the Thematic Content Analysis as the methodological reference. Interviews with twenty educators were developed. Insecurity in health approach revealed to be the central phenomena and the thematic categories health in child day care centers ; Child day care centers contexts as limit and Need of partnerships described conceptions, needs and actions in the process of including health in the educators practice. Reach the integration of health and education in child day care centers is an actual challenge and claim for investments.Os primeiros anos de vida de uma criança são reconhecidos como determinantes para o estabelecimento de concepções e atitudes, com desdobramentos para o resto da vida. Neste sentido, os espaços de educação infantil despontam-se como de grande influência, por meio das interações ali vivenciadas. Esta pesquisa buscou contribuir com a qualificação destes espaços ao tomar como objetivo compreender a abordagem de saúde da criança pelos educadores no espaço de educação infantil. Adotou o Interacionismo Simbólico como referencial teórico e a Análise de Conteúdo na modalidade temática enquanto referencial metodológico. Foram realizadas entrevistas com vinte educadoras. Insegurança frente a abordagem da saúde da criança revelou-se como fenômeno central e as categorias temáticas Saúde no espaço de educação infantil ; Contexto da escola como limite e Necessidade de parcerias retratam significados, necessidades e ações desenvolvidas pelos educadores no processo de incluir saúde em suas praticas. Alcançar a integração saúde e educação nos espaços de educação infantil revelou-se como desafio atual e que carece de investimentos.application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Enfermagem - PPGEnfUFSCarBREnfermagemEducação infantilEducadorSaúdeCrechesEarly childhood educationPedagogueHealthChild day care centersNursingCIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMAbordagem da saúde da criança na educação infantil: percepção de educadorasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-1-169777727-7d1e-4068-a02f-cf76c2370463info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL4981.pdfapplication/pdf1167488https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/3257/1/4981.pdfa329eff241e4a9d971f1dc92418d90abMD51TEXT4981.pdf.txt4981.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/3257/2/4981.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52THUMBNAIL4981.pdf.jpg4981.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6018https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/3257/3/4981.pdf.jpg485e8ec86aabbb0d98526ac16d33953dMD53ufscar/32572023-09-18 18:32:19.022oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/3257Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:19Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Abordagem da saúde da criança na educação infantil: percepção de educadoras
title Abordagem da saúde da criança na educação infantil: percepção de educadoras
spellingShingle Abordagem da saúde da criança na educação infantil: percepção de educadoras
Moura, Karina Rumi de
Enfermagem
Educação infantil
Educador
Saúde
Creches
Early childhood education
Pedagogue
Health
Child day care centers
Nursing
CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
title_short Abordagem da saúde da criança na educação infantil: percepção de educadoras
title_full Abordagem da saúde da criança na educação infantil: percepção de educadoras
title_fullStr Abordagem da saúde da criança na educação infantil: percepção de educadoras
title_full_unstemmed Abordagem da saúde da criança na educação infantil: percepção de educadoras
title_sort Abordagem da saúde da criança na educação infantil: percepção de educadoras
author Moura, Karina Rumi de
author_facet Moura, Karina Rumi de
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4184385349203169
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Karina Rumi de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wernet, Monika
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6056127658896265
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 1f789c44-e07d-463f-b096-f135370b2e20
contributor_str_mv Wernet, Monika
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Educação infantil
Educador
Saúde
Creches
topic Enfermagem
Educação infantil
Educador
Saúde
Creches
Early childhood education
Pedagogue
Health
Child day care centers
Nursing
CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
dc.subject.eng.fl_str_mv Early childhood education
Pedagogue
Health
Child day care centers
Nursing
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
description The first years of a child life is recognized as determinant to the establishment of concepts and attitudes that impacts its whole life. In this sense, child day care centers, throughout the relationships offered, are of great influence. The present study contributed with the qualification of these places when assumed as its aim to comprehend the health approach developed by educators of child day care centers. It adopted the Symbolic Interactionism as theoretical reference and the Thematic Content Analysis as the methodological reference. Interviews with twenty educators were developed. Insecurity in health approach revealed to be the central phenomena and the thematic categories health in child day care centers ; Child day care centers contexts as limit and Need of partnerships described conceptions, needs and actions in the process of including health in the educators practice. Reach the integration of health and education in child day care centers is an actual challenge and claim for investments.
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-04-15
2016-06-02T19:48:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-02-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-02T19:48:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MOURA, Karina Rumi de. Abordagem da saúde da criança na educação infantil : percepção de educadoras. 2013. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3257
identifier_str_mv MOURA, Karina Rumi de. Abordagem da saúde da criança na educação infantil : percepção de educadoras. 2013. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv -1
-1
dc.relation.authority.fl_str_mv 69777727-7d1e-4068-a02f-cf76c2370463
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - PPGEnf
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/3257/1/4981.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/3257/2/4981.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/3257/3/4981.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a329eff241e4a9d971f1dc92418d90ab
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
485e8ec86aabbb0d98526ac16d33953d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813715526014205952