O ensino de botânica no ensino médio sob a perspectiva da complexidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ismerim, Julia de Camargo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14891
Resumo: Fragmented knowledge has several impacts on the life of the learner because, in this way, knowledge is worked in such a way that concepts are isolated and distanced from the observer. One of the results of knowledge fragmentation is "Botanic Blindness", characterized by the difficulty to recognize the presence of plants in everyday life. Complexity challenges this simplifying view of knowledge by considering the world as a system. The main goal of this work was to know the participants' perception about Botany, and also to reflect about the possibility of inserting the Complexity perspective in the teaching of Botany in High School. To this end, we first searched for Botany concepts in the different Education guidelines directed to the teaching of Biology in High School, and then we prepared a dissertative questionnaire to know the perceptions of people who finished High School between 2015 and 2019, about Botany, which was answered by 50 participants. The answers indicated a difficulty in establishing correlations between Botany and other subjects, demonstrating a simple vision in the perception of the participants, and it was also noted an impact of specialization, directing the look of the participants to the theme from different perspectives.
id SCAR_2ee093d8e1772fd9a884607d44ca3c2e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14891
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Ismerim, Julia de CamargoFernandes, Hylio Laganáhttp://lattes.cnpq.br/1315602045624096http://lattes.cnpq.br/66017208406339968867e758-9d9d-411b-a80f-18f54de242542021-09-13T16:32:38Z2021-09-13T16:32:38Z2021-08-10ISMERIM, Julia de Camargo. O ensino de botânica no ensino médio sob a perspectiva da complexidade. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14891.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14891Fragmented knowledge has several impacts on the life of the learner because, in this way, knowledge is worked in such a way that concepts are isolated and distanced from the observer. One of the results of knowledge fragmentation is "Botanic Blindness", characterized by the difficulty to recognize the presence of plants in everyday life. Complexity challenges this simplifying view of knowledge by considering the world as a system. The main goal of this work was to know the participants' perception about Botany, and also to reflect about the possibility of inserting the Complexity perspective in the teaching of Botany in High School. To this end, we first searched for Botany concepts in the different Education guidelines directed to the teaching of Biology in High School, and then we prepared a dissertative questionnaire to know the perceptions of people who finished High School between 2015 and 2019, about Botany, which was answered by 50 participants. The answers indicated a difficulty in establishing correlations between Botany and other subjects, demonstrating a simple vision in the perception of the participants, and it was also noted an impact of specialization, directing the look of the participants to the theme from different perspectives.O conhecimento fragmentado tem diversos impactos sobre a vida do discente pois, deste modo, o saber é trabalhado de modo que os conceitos são isolados e distanciados do observador. Um dos resultados da fragmentação do conhecimento é a “Cegueira Botânica”, caracterizada pela dificuldade de reconhecer a presença das plantas no cotidiano. Na Complexidade é contestada essa visão simplificadora do conhecimento considerando o mundo como um sistema. Este trabalho teve como principal objetivo conhecer a percepção dos participantes sobre a Botânica e também refletir sobre a possibilidade de inserir a perspectiva da Complexidade no ensino de Botânica no Ensino Médio. Para isso, primeiramente foi feita uma busca por conceitos de Botânica nas diferentes diretrizes de Educação direcionadas ao ensino de Biologia no Ensino Médio e, em seguida, foi elaborado um questionário dissertativo para conhecer as percepções, de pessoas que concluíram o Ensino Médio entre 2015 e 2019, acerca da Botânica, que foi respondido por 50 participantes. As respostas indicaram uma dificuldade em estabelecer correlações entre a Botânica e outros temas, demonstrando uma visão simples na percepção dos participantes, e notou-se também um impacto da especialização, direcionando o olhar dos participantes ao tema sob diferentes perspectivas.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaCiências Biológicas - CBL-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessComplexidadeBotânicaEnsino médioTeoria sistemicaCegueira botânicaComplexityBotanyHigh SchoolSystemic TheoryBotanical BlindnessCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMO ensino de botânica no ensino médio sob a perspectiva da complexidadeBotanical teaching in high school from the perspective of complexityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis600d44efc94-6862-4dac-bca7-feae1cadeb23reponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC JÚLIA C. ISMERIM.pdfTCC JÚLIA C. ISMERIM.pdfapplication/pdf1701223https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14891/1/TCC%20J%c3%9aLIA%20C.%20ISMERIM.pdf06b6000909e13721e66a11ee53a679edMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14891/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTTCC JÚLIA C. ISMERIM.pdf.txtTCC JÚLIA C. ISMERIM.pdf.txtExtracted texttext/plain102617https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14891/3/TCC%20J%c3%9aLIA%20C.%20ISMERIM.pdf.txta928a2c96ca02305256fe998e1d900cfMD53THUMBNAILTCC JÚLIA C. ISMERIM.pdf.jpgTCC JÚLIA C. ISMERIM.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5028https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14891/4/TCC%20J%c3%9aLIA%20C.%20ISMERIM.pdf.jpg31a63967715690867fe13093795e04deMD54ufscar/148912023-09-18 18:32:15.532oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14891Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:15Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv O ensino de botânica no ensino médio sob a perspectiva da complexidade
dc.title.alternative.por.fl_str_mv Botanical teaching in high school from the perspective of complexity
title O ensino de botânica no ensino médio sob a perspectiva da complexidade
spellingShingle O ensino de botânica no ensino médio sob a perspectiva da complexidade
Ismerim, Julia de Camargo
Complexidade
Botânica
Ensino médio
Teoria sistemica
Cegueira botânica
Complexity
Botany
High School
Systemic Theory
Botanical Blindness
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short O ensino de botânica no ensino médio sob a perspectiva da complexidade
title_full O ensino de botânica no ensino médio sob a perspectiva da complexidade
title_fullStr O ensino de botânica no ensino médio sob a perspectiva da complexidade
title_full_unstemmed O ensino de botânica no ensino médio sob a perspectiva da complexidade
title_sort O ensino de botânica no ensino médio sob a perspectiva da complexidade
author Ismerim, Julia de Camargo
author_facet Ismerim, Julia de Camargo
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6601720840633996
dc.contributor.author.fl_str_mv Ismerim, Julia de Camargo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fernandes, Hylio Laganá
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1315602045624096
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 8867e758-9d9d-411b-a80f-18f54de24254
contributor_str_mv Fernandes, Hylio Laganá
dc.subject.por.fl_str_mv Complexidade
Botânica
Ensino médio
Teoria sistemica
Cegueira botânica
topic Complexidade
Botânica
Ensino médio
Teoria sistemica
Cegueira botânica
Complexity
Botany
High School
Systemic Theory
Botanical Blindness
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
dc.subject.eng.fl_str_mv Complexity
Botany
High School
Systemic Theory
Botanical Blindness
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Fragmented knowledge has several impacts on the life of the learner because, in this way, knowledge is worked in such a way that concepts are isolated and distanced from the observer. One of the results of knowledge fragmentation is "Botanic Blindness", characterized by the difficulty to recognize the presence of plants in everyday life. Complexity challenges this simplifying view of knowledge by considering the world as a system. The main goal of this work was to know the participants' perception about Botany, and also to reflect about the possibility of inserting the Complexity perspective in the teaching of Botany in High School. To this end, we first searched for Botany concepts in the different Education guidelines directed to the teaching of Biology in High School, and then we prepared a dissertative questionnaire to know the perceptions of people who finished High School between 2015 and 2019, about Botany, which was answered by 50 participants. The answers indicated a difficulty in establishing correlations between Botany and other subjects, demonstrating a simple vision in the perception of the participants, and it was also noted an impact of specialization, directing the look of the participants to the theme from different perspectives.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-13T16:32:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-13T16:32:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-08-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ISMERIM, Julia de Camargo. O ensino de botânica no ensino médio sob a perspectiva da complexidade. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14891.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14891
identifier_str_mv ISMERIM, Julia de Camargo. O ensino de botânica no ensino médio sob a perspectiva da complexidade. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14891.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
dc.relation.authority.fl_str_mv d44efc94-6862-4dac-bca7-feae1cadeb23
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Ciências Biológicas - CBL-So
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Ciências Biológicas - CBL-So
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14891/1/TCC%20J%c3%9aLIA%20C.%20ISMERIM.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14891/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14891/3/TCC%20J%c3%9aLIA%20C.%20ISMERIM.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14891/4/TCC%20J%c3%9aLIA%20C.%20ISMERIM.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 06b6000909e13721e66a11ee53a679ed
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
a928a2c96ca02305256fe998e1d900cf
31a63967715690867fe13093795e04de
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136395584634880