O currículo oculto no ensino de ciências: uma análise crítica da Base Nacional Comum Curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bimbatti, Bianca Rita
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14521
Resumo: Historically, school has been used as an important space for social control and maintenance of classes, relying on the curriculum as an important tool for the production and reproduction of values, behaviors and meanings aligned with the interests of the capitalist social and economic organization model. With the neoliberal politics’ advancement, a National Curriculum Common Core (BNCC) is being imposed on schools as an important element for the development of a more just, democratic and quality education. However, the BNCC reveals itself as another instrument in service of the capitalist financial market. In this work, the BNCC was analyzed from a critical perspective, in order to highlight the presence of the hidden curriculum in the proposals of the BNCC for the Natural Sciences’ area, and to understand how such hidden curricular practices contribute to the maintenance of the current productive system. From a documental analysis guided by the qualitative research method, Paulo Freire's pedagogical and epistemological contributions to overcome the hidden curriculum were used for the development of this work, using three parameters: historical-dialectical materialism, dialogue and concrete reality. Throughout this work, it was possible to highlight the role of BNCC in legitimizing an instrumental and decontextualized science teaching, contributing to the normalization of social contradictions and adaptation of the students to the current reality.
id SCAR_c3d196afcfa7a4b5a1b23d9fd2e5b3c8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14521
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Bimbatti, Bianca RitaSilva, Antonio Fernando Gouvêa dahttp://lattes.cnpq.br/9621931288117213http://lattes.cnpq.br/61921188149233608b687511-a2c1-44d7-b6ba-76ced39d16652021-07-05T22:34:49Z2021-07-05T22:34:49Z2021-06-21BIMBATTI, Bianca Rita. O currículo oculto no ensino de ciências: uma análise crítica da Base Nacional Comum Curricular. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14521.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14521Historically, school has been used as an important space for social control and maintenance of classes, relying on the curriculum as an important tool for the production and reproduction of values, behaviors and meanings aligned with the interests of the capitalist social and economic organization model. With the neoliberal politics’ advancement, a National Curriculum Common Core (BNCC) is being imposed on schools as an important element for the development of a more just, democratic and quality education. However, the BNCC reveals itself as another instrument in service of the capitalist financial market. In this work, the BNCC was analyzed from a critical perspective, in order to highlight the presence of the hidden curriculum in the proposals of the BNCC for the Natural Sciences’ area, and to understand how such hidden curricular practices contribute to the maintenance of the current productive system. From a documental analysis guided by the qualitative research method, Paulo Freire's pedagogical and epistemological contributions to overcome the hidden curriculum were used for the development of this work, using three parameters: historical-dialectical materialism, dialogue and concrete reality. Throughout this work, it was possible to highlight the role of BNCC in legitimizing an instrumental and decontextualized science teaching, contributing to the normalization of social contradictions and adaptation of the students to the current reality.Ao longo da história, a escola vem sendo utilizada como um importante espaço para o controle social e manutenção das classes, tendo o currículo como um importante instrumento para a produção e reprodução de valores, comportamentos e significados alinhados aos interesses do modelo de organização social e econômico capitalista. Com o avanço das políticas neoliberais, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é imposta às escolas como uma importante peça para o desenvolvimento de uma educação mais justa, democrática e de qualidade. Entretanto, a BNCC se revela como mais um instrumento em função do mercado econômico capitalista. Neste trabalho, foi realizada uma análise crítica da BNCC, a fim de evidenciar a presença do currículo oculto nas proposições da Base para a área de Ciências da Natureza, e entender como tais práticas curriculares ocultas contribuem para a manutenção do atual sistema produtivo. A partir de uma análise documental pautada pelo método qualitativo de pesquisa, as contribuições pedagógicas e epistemológicas de Paulo Freire para a superação do currículo oculto foram utilizadas para o desenvolvimento deste trabalho, partindo de três parâmetros: materialismo histórico-dialético, diálogo e realidade concreta. Ao decorrer do trabalho foi possível destacar o papel da BNCC na legitimação de um ensino de ciências instrumental e descontextualizado, contribuindo para a normalização das contradições sociais e adequação dos estudantes à realidade vigente.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus SorocabaCiências Biológicas - CBL-SoUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCurrículo ocultoBNCCEnsino de ciênciasHidden curriculumBNCCScience teachingCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOO currículo oculto no ensino de ciências: uma análise crítica da Base Nacional Comum CurricularThe hidden curriculum in science education: a critical analysis of the National Curriculum Common Coreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis6006002bbe7a5f-ed56-4f2f-a85f-08da9b9238ccreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALTCC_Bianca_Bimbatti_versãoF (1).pdfTCC_Bianca_Bimbatti_versãoF (1).pdfapplication/pdf508957https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14521/1/TCC_Bianca_Bimbatti_vers%c3%a3oF%20%281%29.pdf7887b6048ee8b184860b9ca0571c32ecMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14521/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTTCC_Bianca_Bimbatti_versãoF (1).pdf.txtTCC_Bianca_Bimbatti_versãoF (1).pdf.txtExtracted texttext/plain150249https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14521/3/TCC_Bianca_Bimbatti_vers%c3%a3oF%20%281%29.pdf.txtb305e2d06fe777c7ebdbceab8427c403MD53THUMBNAILTCC_Bianca_Bimbatti_versãoF (1).pdf.jpgTCC_Bianca_Bimbatti_versãoF (1).pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5033https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14521/4/TCC_Bianca_Bimbatti_vers%c3%a3oF%20%281%29.pdf.jpg73e3e33cc52f264af1d421f6c47a8a6aMD54ufscar/145212023-09-18 18:32:14.396oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/14521Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:14Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv O currículo oculto no ensino de ciências: uma análise crítica da Base Nacional Comum Curricular
dc.title.alternative.por.fl_str_mv The hidden curriculum in science education: a critical analysis of the National Curriculum Common Core
title O currículo oculto no ensino de ciências: uma análise crítica da Base Nacional Comum Curricular
spellingShingle O currículo oculto no ensino de ciências: uma análise crítica da Base Nacional Comum Curricular
Bimbatti, Bianca Rita
Currículo oculto
BNCC
Ensino de ciências
Hidden curriculum
BNCC
Science teaching
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
title_short O currículo oculto no ensino de ciências: uma análise crítica da Base Nacional Comum Curricular
title_full O currículo oculto no ensino de ciências: uma análise crítica da Base Nacional Comum Curricular
title_fullStr O currículo oculto no ensino de ciências: uma análise crítica da Base Nacional Comum Curricular
title_full_unstemmed O currículo oculto no ensino de ciências: uma análise crítica da Base Nacional Comum Curricular
title_sort O currículo oculto no ensino de ciências: uma análise crítica da Base Nacional Comum Curricular
author Bimbatti, Bianca Rita
author_facet Bimbatti, Bianca Rita
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6192118814923360
dc.contributor.author.fl_str_mv Bimbatti, Bianca Rita
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Antonio Fernando Gouvêa da
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9621931288117213
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 8b687511-a2c1-44d7-b6ba-76ced39d1665
contributor_str_mv Silva, Antonio Fernando Gouvêa da
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo oculto
BNCC
Ensino de ciências
Hidden curriculum
BNCC
Science teaching
topic Currículo oculto
BNCC
Ensino de ciências
Hidden curriculum
BNCC
Science teaching
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
description Historically, school has been used as an important space for social control and maintenance of classes, relying on the curriculum as an important tool for the production and reproduction of values, behaviors and meanings aligned with the interests of the capitalist social and economic organization model. With the neoliberal politics’ advancement, a National Curriculum Common Core (BNCC) is being imposed on schools as an important element for the development of a more just, democratic and quality education. However, the BNCC reveals itself as another instrument in service of the capitalist financial market. In this work, the BNCC was analyzed from a critical perspective, in order to highlight the presence of the hidden curriculum in the proposals of the BNCC for the Natural Sciences’ area, and to understand how such hidden curricular practices contribute to the maintenance of the current productive system. From a documental analysis guided by the qualitative research method, Paulo Freire's pedagogical and epistemological contributions to overcome the hidden curriculum were used for the development of this work, using three parameters: historical-dialectical materialism, dialogue and concrete reality. Throughout this work, it was possible to highlight the role of BNCC in legitimizing an instrumental and decontextualized science teaching, contributing to the normalization of social contradictions and adaptation of the students to the current reality.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-05T22:34:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-05T22:34:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-06-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BIMBATTI, Bianca Rita. O currículo oculto no ensino de ciências: uma análise crítica da Base Nacional Comum Curricular. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14521.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14521
identifier_str_mv BIMBATTI, Bianca Rita. O currículo oculto no ensino de ciências: uma análise crítica da Base Nacional Comum Curricular. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14521.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv 2bbe7a5f-ed56-4f2f-a85f-08da9b9238cc
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Ciências Biológicas - CBL-So
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus Sorocaba
Ciências Biológicas - CBL-So
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14521/1/TCC_Bianca_Bimbatti_vers%c3%a3oF%20%281%29.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14521/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14521/3/TCC_Bianca_Bimbatti_vers%c3%a3oF%20%281%29.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/14521/4/TCC_Bianca_Bimbatti_vers%c3%a3oF%20%281%29.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7887b6048ee8b184860b9ca0571c32ec
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
b305e2d06fe777c7ebdbceab8427c403
73e3e33cc52f264af1d421f6c47a8a6a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136392651767808