O Ensino de Ciências da Natureza nas versões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattos, Kélli Renata Corrêa de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Amestoy, Micheli Bordoli, Tolentino-Neto, Luiz Caldeira Brant de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/11887
Resumo: Este artigo aborda o contexto de elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e algumas das reverberações na área de Ciências da Natureza (CN), fomentando uma discussão sobre políticas educacionais no cenário contemporâneo do ensino de CN. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo analisar a proposta do componente curricular de CN, ao longo das cinco versões da BNCC, com a perspectiva de compreender como a recente reforma educacional foi elaborada e quais as ideologias e interesses que se fazem presentes. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e pautada em uma análise documental. A partir da análise realizada, observa-se que o ensino de CN sofreu impactos com os impasses vivenciados no contexto político-social brasileiro, ao longo da construção da Base. Ademais, percebe-se a descaracterização de temas relevantes à formação humana e pertinentes à área de CN, como: Educação Ambiental e Sexualidade. Contudo, mesmo diante da notável impotência da comunidade escolar frente à BNCC, permanecem os esforços em fomentar uma análise crítica ao documento, de modo a empoderar professores e professoras a desenvolver aulas com temáticas e abordagens descaracterizadas na Base.
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spelling O Ensino de Ciências da Natureza nas versões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)The Teaching of Natural Sciences in the Versions of The National Common Curricular Base (BNCC)Currículo; Políticas Públicas; BNCC; Ensino de Ciências.Curriculum; Public Policy; BNCC; Science Teaching.Este artigo aborda o contexto de elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e algumas das reverberações na área de Ciências da Natureza (CN), fomentando uma discussão sobre políticas educacionais no cenário contemporâneo do ensino de CN. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo analisar a proposta do componente curricular de CN, ao longo das cinco versões da BNCC, com a perspectiva de compreender como a recente reforma educacional foi elaborada e quais as ideologias e interesses que se fazem presentes. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e pautada em uma análise documental. A partir da análise realizada, observa-se que o ensino de CN sofreu impactos com os impasses vivenciados no contexto político-social brasileiro, ao longo da construção da Base. Ademais, percebe-se a descaracterização de temas relevantes à formação humana e pertinentes à área de CN, como: Educação Ambiental e Sexualidade. Contudo, mesmo diante da notável impotência da comunidade escolar frente à BNCC, permanecem os esforços em fomentar uma análise crítica ao documento, de modo a empoderar professores e professoras a desenvolver aulas com temáticas e abordagens descaracterizadas na Base.This article addresses the context of the preparation of the Common National Curricular Base (BNCC) and some of the repercussions in the area of Natural Sciences (NS), promoting a discussion on educational policies in the contemporary scenario of the teaching of NS. Thus, this study aims to analyze the proposal of the curriculum component of NS throughout the five versions of the BNCC), with the perspective of understanding how the recent educational reform was prepared and what ideologies and interests are present. This is a qualitative research based on a documentary analysis. From the analysis, it can be observed that the teaching of NS suffered impacts with the impasses experienced in the Brazilian social-political context during the construction of the Base. Furthermore, it is clear that relevant themes to human formation and pertinent to the area of NS, such as Environmental Education and Sexuality, have been mischaracterized. However, even before the notable impotence of the school community facing the BNCC, efforts remain to promote a critical analysis of the document, in order to empower teachers to develop classes with themes and approaches mischaracterized in the BaseUniversidade Federal do ParáCAPESMattos, Kélli Renata Corrêa deAmestoy, Micheli BordoliTolentino-Neto, Luiz Caldeira Brant de2022-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1188710.18542/amazrecm.v18i40.11887Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 18, n. 40 (2022): Ahead of Print; 22-34Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 18, n. 40 (2022): Ahead of Print; 22-342317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/11887/8377/*ref*/AGUIAR, M. A. 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Acesso em: 14 jan. 2022.Direitos autorais 2022 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-28T12:54:15Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/11887Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2023-01-28T12:54:15Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
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Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 18, n. 40 (2022): Ahead of Print; 22-34
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