Sequência didática como instrumento para a possível promoção do desenvolvimento do engajamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17021 |
Resumo: | Engagement is a multifaceted construct and its study seeks to trace ways to improve the teaching-learning process. For this, it analyzes the student's development and their interactions with school and pedagogical activities, thus observing facilitating actions for its promotion, as well as their contributions and possibilities for development. The present qualitative, descriptive and bibliographical research, delimited by the question: “How to build a didactic sequence in the teaching of Natural Sciences that is supported by the construct of engagement considering the analysis of a corpus of selected academic works?”. This analysis will be done through the assumptions of the theoretical framework of Content Analysis proposed by Bardin (2011). As a contribution of this research, the construction of a didactic sequence in science education addressing the microorganism content will be carried out and intends to promote knowledge about the engagement construct and activities that promote its evidence. |
id |
SCAR_ca2616d47ac85e7c02756b27fb6a8284 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/17021 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Miranda Gomes, Aline AparecidaJulio, Josimeire Meneseshttp://lattes.cnpq.br/8805879632103815https://lattes.cnpq.br/5621931077604056c49068fa-d7a2-4ad6-98af-c497520fdc092022-11-11T11:47:34Z2022-11-11T11:47:34Z2021-07-08MIRANDA GOMES, Aline Aparecida. Sequência didática como instrumento para a possível promoção do desenvolvimento do engajamento. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17021.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17021Engagement is a multifaceted construct and its study seeks to trace ways to improve the teaching-learning process. For this, it analyzes the student's development and their interactions with school and pedagogical activities, thus observing facilitating actions for its promotion, as well as their contributions and possibilities for development. The present qualitative, descriptive and bibliographical research, delimited by the question: “How to build a didactic sequence in the teaching of Natural Sciences that is supported by the construct of engagement considering the analysis of a corpus of selected academic works?”. This analysis will be done through the assumptions of the theoretical framework of Content Analysis proposed by Bardin (2011). As a contribution of this research, the construction of a didactic sequence in science education addressing the microorganism content will be carried out and intends to promote knowledge about the engagement construct and activities that promote its evidence.O engajamento é um construto multifacetado e seu estudo busca traçar caminhos para o melhoramento do processo de ensino aprendizagem, para isto, analisa o desenvolvimento do aluno e as suas interações com as atividades escolares e pedagógicas, observando assim ações facilitadoras para sua promoção, bem como suas contribuições e possibilidades de desenvolvimento. A presente pesquisa de caráter qualitativa, descritiva e bibliográfica, delimitada pela pergunta: “Como construir uma sequência didática no ensino de Ciências da Natureza que esteja amparada no construto de engajamento considerando a análise de um corpus de trabalhos acadêmicos selecionados?”. Esta análise será feita através de pressupostos do referencial teórico de Análise de Conteúdo proposto por Bardin (2011). Como contribuição desta pesquisa, a construção de uma sequência didática no ensino de ciências abordando o conteúdo de microrganismo será realizada e tem como intenção promover conhecimento acerca do construto de engajamento e atividades promotoras de sua evidência.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPEUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngajamentoEnsino de ciênciasSequência didáticaCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMSequência didática como instrumento para a possível promoção do desenvolvimento do engajamentoDidactic sequence as an instrument for the possible promotion of development of engagementinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis600600b4609aa6-e43e-428f-9390-65ee92f4629areponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALDissertação -Aline Gomes -.pdfDissertação -Aline Gomes -.pdfDISSERTAÇÃO FINALapplication/pdf667566https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17021/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-Aline%20Gomes%20-.pdfaf451a2d17e6f4e33b6ca97e8cf20625MD51Carta Depósito Aline Gomes corrigida.pdfCarta Depósito Aline Gomes corrigida.pdfapplication/pdf180639https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17021/2/Carta%20Dep%c3%b3sito%20Aline%20Gomes%20corrigida.pdfca1891e2671e46ab846491d559535ea2MD52CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17021/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53TEXTDissertação -Aline Gomes -.pdf.txtDissertação -Aline Gomes -.pdf.txtExtracted texttext/plain124834https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17021/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-Aline%20Gomes%20-.pdf.txt8845a29dd24cc1bcf6e186701485b97dMD54Carta Depósito Aline Gomes corrigida.pdf.txtCarta Depósito Aline Gomes corrigida.pdf.txtExtracted texttext/plain1491https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17021/6/Carta%20Dep%c3%b3sito%20Aline%20Gomes%20corrigida.pdf.txte97692319d4ff04236a2ddf0a4a2f386MD56THUMBNAILDissertação -Aline Gomes -.pdf.jpgDissertação -Aline Gomes -.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5813https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17021/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-Aline%20Gomes%20-.pdf.jpgdefefe2534fe897dc51b6764b2f064d1MD55Carta Depósito Aline Gomes corrigida.pdf.jpgCarta Depósito Aline Gomes corrigida.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg13286https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17021/7/Carta%20Dep%c3%b3sito%20Aline%20Gomes%20corrigida.pdf.jpg558a52b047ea254f09127803719b2632MD57ufscar/170212023-09-18 18:32:25.82oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/17021Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:25Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Sequência didática como instrumento para a possível promoção do desenvolvimento do engajamento |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Didactic sequence as an instrument for the possible promotion of development of engagement |
title |
Sequência didática como instrumento para a possível promoção do desenvolvimento do engajamento |
spellingShingle |
Sequência didática como instrumento para a possível promoção do desenvolvimento do engajamento Miranda Gomes, Aline Aparecida Engajamento Ensino de ciências Sequência didática CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
Sequência didática como instrumento para a possível promoção do desenvolvimento do engajamento |
title_full |
Sequência didática como instrumento para a possível promoção do desenvolvimento do engajamento |
title_fullStr |
Sequência didática como instrumento para a possível promoção do desenvolvimento do engajamento |
title_full_unstemmed |
Sequência didática como instrumento para a possível promoção do desenvolvimento do engajamento |
title_sort |
Sequência didática como instrumento para a possível promoção do desenvolvimento do engajamento |
author |
Miranda Gomes, Aline Aparecida |
author_facet |
Miranda Gomes, Aline Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
https://lattes.cnpq.br/5621931077604056 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda Gomes, Aline Aparecida |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Julio, Josimeire Meneses |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8805879632103815 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
c49068fa-d7a2-4ad6-98af-c497520fdc09 |
contributor_str_mv |
Julio, Josimeire Meneses |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engajamento Ensino de ciências Sequência didática |
topic |
Engajamento Ensino de ciências Sequência didática CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
Engagement is a multifaceted construct and its study seeks to trace ways to improve the teaching-learning process. For this, it analyzes the student's development and their interactions with school and pedagogical activities, thus observing facilitating actions for its promotion, as well as their contributions and possibilities for development. The present qualitative, descriptive and bibliographical research, delimited by the question: “How to build a didactic sequence in the teaching of Natural Sciences that is supported by the construct of engagement considering the analysis of a corpus of selected academic works?”. This analysis will be done through the assumptions of the theoretical framework of Content Analysis proposed by Bardin (2011). As a contribution of this research, the construction of a didactic sequence in science education addressing the microorganism content will be carried out and intends to promote knowledge about the engagement construct and activities that promote its evidence. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-07-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-11T11:47:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-11-11T11:47:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MIRANDA GOMES, Aline Aparecida. Sequência didática como instrumento para a possível promoção do desenvolvimento do engajamento. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17021 |
identifier_str_mv |
MIRANDA GOMES, Aline Aparecida. Sequência didática como instrumento para a possível promoção do desenvolvimento do engajamento. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17021. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17021 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
b4609aa6-e43e-428f-9390-65ee92f4629a |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPE |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17021/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-Aline%20Gomes%20-.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17021/2/Carta%20Dep%c3%b3sito%20Aline%20Gomes%20corrigida.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17021/3/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17021/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-Aline%20Gomes%20-.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17021/6/Carta%20Dep%c3%b3sito%20Aline%20Gomes%20corrigida.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17021/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-Aline%20Gomes%20-.pdf.jpg https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/17021/7/Carta%20Dep%c3%b3sito%20Aline%20Gomes%20corrigida.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
af451a2d17e6f4e33b6ca97e8cf20625 ca1891e2671e46ab846491d559535ea2 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 8845a29dd24cc1bcf6e186701485b97d e97692319d4ff04236a2ddf0a4a2f386 defefe2534fe897dc51b6764b2f064d1 558a52b047ea254f09127803719b2632 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813715655885586432 |