“Eu era mal, hein!?”: experiências de professoras em formação da educação física na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Conjunto de dados |
Título da fonte: | SciELO Data |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48331/scielodata.RHTTFL |
Resumo: | <p>Objetivou-se compreender as primeiras experiências do trabalho docente de professoras em formação inicial da Educação Física na Educação Infantil, em meio a um processo de Autoconfrontação Simples. Participaram da pesquisa duas professoras em formação do curso de licenciatura em Educação Física, matriculadas no Estágio Supervisionado II, de uma Universidade Pública de Minas Gerais. Utilizou-se da técnica de Autoconfrontação Simples, de Clot (2006), para a construção dos dados e, como suplementar, uma entrevista semiestruturada, observações participantes de aula e análise documental. Para a análise dos dados utilizamos a técnica de Análise de Conteúdo, de Bardin (2020). Os resultados apontaram que as primeiras experiências das professoras em formação inicial foram permeadas pelo sentimento de frustração, decorrentes de suas expectativas sobre o trabalho docente. Com isso, buscou-se imprimir um modo adultocêntrico refletido no planejamento e na concretização das aulas, além de revelada uma concepção restrita das infâncias, uma rigidez e pouca adequação do planejamento das aulas ao nível de ensino e a dificuldade para com a autonomia docente. Apesar disso, com o processo de autoconfrontação, elas puderam observar avanços na sua forma de comunicação com as crianças após as primeiras intervenções na disciplina. Concluiu-se que um modo de ensino adultocêntrico perdurou no olhar das professoras em formação inicial que, mesmo com avanços na comunicação com as crianças, ainda dava respaldos a suas práticas pedagógicas.</p> |
id |
SCI-2_fe3f047f3216fee472cd8926ba91e423 |
---|---|
oai_identifier_str |
doi:10.48331/scielodata.RHTTFL |
network_acronym_str |
SCI-2 |
network_name_str |
SciELO Data |
repository_id_str |
|
spelling |
https://doi.org/10.48331/scielodata.RHTTFLMilagres, Pedro de OliveiraLessa, Natália FrancieleSantos, Soraya Dayanna Guimarães“Eu era mal, hein!?”: experiências de professoras em formação da educação física na educação infantilSciELO Data<p>Objetivou-se compreender as primeiras experiências do trabalho docente de professoras em formação inicial da Educação Física na Educação Infantil, em meio a um processo de Autoconfrontação Simples. Participaram da pesquisa duas professoras em formação do curso de licenciatura em Educação Física, matriculadas no Estágio Supervisionado II, de uma Universidade Pública de Minas Gerais. Utilizou-se da técnica de Autoconfrontação Simples, de Clot (2006), para a construção dos dados e, como suplementar, uma entrevista semiestruturada, observações participantes de aula e análise documental. Para a análise dos dados utilizamos a técnica de Análise de Conteúdo, de Bardin (2020). Os resultados apontaram que as primeiras experiências das professoras em formação inicial foram permeadas pelo sentimento de frustração, decorrentes de suas expectativas sobre o trabalho docente. Com isso, buscou-se imprimir um modo adultocêntrico refletido no planejamento e na concretização das aulas, além de revelada uma concepção restrita das infâncias, uma rigidez e pouca adequação do planejamento das aulas ao nível de ensino e a dificuldade para com a autonomia docente. Apesar disso, com o processo de autoconfrontação, elas puderam observar avanços na sua forma de comunicação com as crianças após as primeiras intervenções na disciplina. Concluiu-se que um modo de ensino adultocêntrico perdurou no olhar das professoras em formação inicial que, mesmo com avanços na comunicação com as crianças, ainda dava respaldos a suas práticas pedagógicas.</p>2023-01-20info:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0Arts and HumanitiesEstágio SupervisionadoEducação FísicaEducação InfantilAutoconfrontaçãoPrática docenteinfo:eu-repo/semantics/datasetinfo:eu-repo/semantics/datasetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDatasetreponame:SciELO Datainstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCIRepositório de Dados de PesquisaONGhttps://data.scielo.org/oai/requestdata@scielo.orgopendoar:2024-04-11T06:11:59SciELO Data - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)falsedoi:10.48331/scielodata.RHTTFL |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Eu era mal, hein!?”: experiências de professoras em formação da educação física na educação infantil |
title |
“Eu era mal, hein!?”: experiências de professoras em formação da educação física na educação infantil |
spellingShingle |
“Eu era mal, hein!?”: experiências de professoras em formação da educação física na educação infantil Milagres, Pedro de Oliveira Arts and Humanities Estágio Supervisionado Educação Física Educação Infantil Autoconfrontação Prática docente |
title_short |
“Eu era mal, hein!?”: experiências de professoras em formação da educação física na educação infantil |
title_full |
“Eu era mal, hein!?”: experiências de professoras em formação da educação física na educação infantil |
title_fullStr |
“Eu era mal, hein!?”: experiências de professoras em formação da educação física na educação infantil |
title_full_unstemmed |
“Eu era mal, hein!?”: experiências de professoras em formação da educação física na educação infantil |
title_sort |
“Eu era mal, hein!?”: experiências de professoras em formação da educação física na educação infantil |
author |
Milagres, Pedro de Oliveira |
author_facet |
Milagres, Pedro de Oliveira Lessa, Natália Franciele Santos, Soraya Dayanna Guimarães |
author_role |
author |
author2 |
Lessa, Natália Franciele Santos, Soraya Dayanna Guimarães |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Milagres, Pedro de Oliveira Lessa, Natália Franciele Santos, Soraya Dayanna Guimarães |
dc.subject.none.fl_str_mv |
Arts and Humanities Estágio Supervisionado Educação Física Educação Infantil Autoconfrontação Prática docente |
topic |
Arts and Humanities Estágio Supervisionado Educação Física Educação Infantil Autoconfrontação Prática docente |
description |
<p>Objetivou-se compreender as primeiras experiências do trabalho docente de professoras em formação inicial da Educação Física na Educação Infantil, em meio a um processo de Autoconfrontação Simples. Participaram da pesquisa duas professoras em formação do curso de licenciatura em Educação Física, matriculadas no Estágio Supervisionado II, de uma Universidade Pública de Minas Gerais. Utilizou-se da técnica de Autoconfrontação Simples, de Clot (2006), para a construção dos dados e, como suplementar, uma entrevista semiestruturada, observações participantes de aula e análise documental. Para a análise dos dados utilizamos a técnica de Análise de Conteúdo, de Bardin (2020). Os resultados apontaram que as primeiras experiências das professoras em formação inicial foram permeadas pelo sentimento de frustração, decorrentes de suas expectativas sobre o trabalho docente. Com isso, buscou-se imprimir um modo adultocêntrico refletido no planejamento e na concretização das aulas, além de revelada uma concepção restrita das infâncias, uma rigidez e pouca adequação do planejamento das aulas ao nível de ensino e a dificuldade para com a autonomia docente. Apesar disso, com o processo de autoconfrontação, elas puderam observar avanços na sua forma de comunicação com as crianças após as primeiras intervenções na disciplina. Concluiu-se que um modo de ensino adultocêntrico perdurou no olhar das professoras em formação inicial que, mesmo com avanços na comunicação com as crianças, ainda dava respaldos a suas práticas pedagógicas.</p> |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-01-20 |
dc.type.openaire.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/dataset |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.none.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/dataset |
format |
dataset |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.url.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48331/scielodata.RHTTFL |
url |
https://doi.org/10.48331/scielodata.RHTTFL |
dc.rights.openaire.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
dc.format.none.fl_str_mv |
Dataset |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
SciELO Data |
publisher.none.fl_str_mv |
SciELO Data |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:SciELO Data instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO) instacron:SCI |
instname_str |
Scientific Electronic Library Online (SCIELO) |
instacron_str |
SCI |
institution |
SCI |
reponame_str |
SciELO Data |
collection |
SciELO Data |
repository.name.fl_str_mv |
SciELO Data - Scientific Electronic Library Online (SCIELO) |
repository.mail.fl_str_mv |
data@scielo.org |
_version_ |
1797042024170389504 |