“Eu era mal, hein!?”: experiências de professoras em formação da educação física na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milagres, Pedro de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lessa, Natália Franciele, Santos, Soraya Dayanna Guimarães
Tipo de documento: Conjunto de dados
Título da fonte: SciELO Data
Texto Completo: https://doi.org/10.48331/scielodata.RHTTFL
Resumo: <p>Objetivou-se compreender as primeiras experiências do trabalho docente de professoras em formação inicial da Educação Física na Educação Infantil, em meio a um processo de Autoconfrontação Simples. Participaram da pesquisa duas professoras em formação do curso de licenciatura em Educação Física, matriculadas no Estágio Supervisionado II, de uma Universidade Pública de Minas Gerais. Utilizou-se da técnica de Autoconfrontação Simples, de Clot (2006), para a construção dos dados e, como suplementar, uma entrevista semiestruturada, observações participantes de aula e análise documental. Para a análise dos dados utilizamos a técnica de Análise de Conteúdo, de Bardin (2020). Os resultados apontaram que as primeiras experiências das professoras em formação inicial foram permeadas pelo sentimento de frustração, decorrentes de suas expectativas sobre o trabalho docente. Com isso, buscou-se imprimir um modo adultocêntrico refletido no planejamento e na concretização das aulas, além de revelada uma concepção restrita das infâncias, uma rigidez e pouca adequação do planejamento das aulas ao nível de ensino e a dificuldade para com a autonomia docente. Apesar disso, com o processo de autoconfrontação, elas puderam observar avanços na sua forma de comunicação com as crianças após as primeiras intervenções na disciplina. Concluiu-se que um modo de ensino adultocêntrico perdurou no olhar das professoras em formação inicial que, mesmo com avanços na comunicação com as crianças, ainda dava respaldos a suas práticas pedagógicas.</p>
id SCI-2_fe3f047f3216fee472cd8926ba91e423
oai_identifier_str doi:10.48331/scielodata.RHTTFL
network_acronym_str SCI-2
network_name_str SciELO Data
repository_id_str
spelling https://doi.org/10.48331/scielodata.RHTTFLMilagres, Pedro de OliveiraLessa, Natália FrancieleSantos, Soraya Dayanna Guimarães“Eu era mal, hein!?”: experiências de professoras em formação da educação física na educação infantilSciELO Data<p>Objetivou-se compreender as primeiras experiências do trabalho docente de professoras em formação inicial da Educação Física na Educação Infantil, em meio a um processo de Autoconfrontação Simples. Participaram da pesquisa duas professoras em formação do curso de licenciatura em Educação Física, matriculadas no Estágio Supervisionado II, de uma Universidade Pública de Minas Gerais. Utilizou-se da técnica de Autoconfrontação Simples, de Clot (2006), para a construção dos dados e, como suplementar, uma entrevista semiestruturada, observações participantes de aula e análise documental. Para a análise dos dados utilizamos a técnica de Análise de Conteúdo, de Bardin (2020). Os resultados apontaram que as primeiras experiências das professoras em formação inicial foram permeadas pelo sentimento de frustração, decorrentes de suas expectativas sobre o trabalho docente. Com isso, buscou-se imprimir um modo adultocêntrico refletido no planejamento e na concretização das aulas, além de revelada uma concepção restrita das infâncias, uma rigidez e pouca adequação do planejamento das aulas ao nível de ensino e a dificuldade para com a autonomia docente. Apesar disso, com o processo de autoconfrontação, elas puderam observar avanços na sua forma de comunicação com as crianças após as primeiras intervenções na disciplina. Concluiu-se que um modo de ensino adultocêntrico perdurou no olhar das professoras em formação inicial que, mesmo com avanços na comunicação com as crianças, ainda dava respaldos a suas práticas pedagógicas.</p>2023-01-20info:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0Arts and HumanitiesEstágio SupervisionadoEducação FísicaEducação InfantilAutoconfrontaçãoPrática docenteinfo:eu-repo/semantics/datasetinfo:eu-repo/semantics/datasetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDatasetreponame:SciELO Datainstname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)instacron:SCIRepositório de Dados de PesquisaONGhttps://data.scielo.org/oai/requestdata@scielo.orgopendoar:2024-04-11T06:11:59SciELO Data - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)falsedoi:10.48331/scielodata.RHTTFL
dc.title.none.fl_str_mv “Eu era mal, hein!?”: experiências de professoras em formação da educação física na educação infantil
title “Eu era mal, hein!?”: experiências de professoras em formação da educação física na educação infantil
spellingShingle “Eu era mal, hein!?”: experiências de professoras em formação da educação física na educação infantil
Milagres, Pedro de Oliveira
Arts and Humanities
Estágio Supervisionado
Educação Física
Educação Infantil
Autoconfrontação
Prática docente
title_short “Eu era mal, hein!?”: experiências de professoras em formação da educação física na educação infantil
title_full “Eu era mal, hein!?”: experiências de professoras em formação da educação física na educação infantil
title_fullStr “Eu era mal, hein!?”: experiências de professoras em formação da educação física na educação infantil
title_full_unstemmed “Eu era mal, hein!?”: experiências de professoras em formação da educação física na educação infantil
title_sort “Eu era mal, hein!?”: experiências de professoras em formação da educação física na educação infantil
author Milagres, Pedro de Oliveira
author_facet Milagres, Pedro de Oliveira
Lessa, Natália Franciele
Santos, Soraya Dayanna Guimarães
author_role author
author2 Lessa, Natália Franciele
Santos, Soraya Dayanna Guimarães
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Milagres, Pedro de Oliveira
Lessa, Natália Franciele
Santos, Soraya Dayanna Guimarães
dc.subject.none.fl_str_mv Arts and Humanities
Estágio Supervisionado
Educação Física
Educação Infantil
Autoconfrontação
Prática docente
topic Arts and Humanities
Estágio Supervisionado
Educação Física
Educação Infantil
Autoconfrontação
Prática docente
description <p>Objetivou-se compreender as primeiras experiências do trabalho docente de professoras em formação inicial da Educação Física na Educação Infantil, em meio a um processo de Autoconfrontação Simples. Participaram da pesquisa duas professoras em formação do curso de licenciatura em Educação Física, matriculadas no Estágio Supervisionado II, de uma Universidade Pública de Minas Gerais. Utilizou-se da técnica de Autoconfrontação Simples, de Clot (2006), para a construção dos dados e, como suplementar, uma entrevista semiestruturada, observações participantes de aula e análise documental. Para a análise dos dados utilizamos a técnica de Análise de Conteúdo, de Bardin (2020). Os resultados apontaram que as primeiras experiências das professoras em formação inicial foram permeadas pelo sentimento de frustração, decorrentes de suas expectativas sobre o trabalho docente. Com isso, buscou-se imprimir um modo adultocêntrico refletido no planejamento e na concretização das aulas, além de revelada uma concepção restrita das infâncias, uma rigidez e pouca adequação do planejamento das aulas ao nível de ensino e a dificuldade para com a autonomia docente. Apesar disso, com o processo de autoconfrontação, elas puderam observar avanços na sua forma de comunicação com as crianças após as primeiras intervenções na disciplina. Concluiu-se que um modo de ensino adultocêntrico perdurou no olhar das professoras em formação inicial que, mesmo com avanços na comunicação com as crianças, ainda dava respaldos a suas práticas pedagógicas.</p>
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-01-20
dc.type.openaire.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/dataset
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.none.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/dataset
format dataset
status_str publishedVersion
dc.identifier.url.fl_str_mv https://doi.org/10.48331/scielodata.RHTTFL
url https://doi.org/10.48331/scielodata.RHTTFL
dc.rights.openaire.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
dc.format.none.fl_str_mv Dataset
dc.publisher.none.fl_str_mv SciELO Data
publisher.none.fl_str_mv SciELO Data
dc.source.none.fl_str_mv reponame:SciELO Data
instname:Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron:SCI
instname_str Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
instacron_str SCI
institution SCI
reponame_str SciELO Data
collection SciELO Data
repository.name.fl_str_mv SciELO Data - Scientific Electronic Library Online (SCIELO)
repository.mail.fl_str_mv data@scielo.org
_version_ 1797042024170389504