A abordagem PBL (Problem Based Learning) em um curso técnico em enfermagem: elementos autobiográficos da prática docente em anatomia humana

Bibliographic Details
Main Author: Silva, Wanhinna Regina Soares da
Publication Date: 2019
Other Authors: Souza, Douglas Pereira de, Rodrigues-Moura, Sebastião
Format: Article
Language: por
Source: Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
Download full: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/256
Summary: Resumo: Nesta pesquisa, ancoramos a nossa investigação em analisar os elementos didáticos da ação docente de um professor enfermeiro da educação profissional por meio da abordagem Problem Based Learning (PBL) no ensino de anatomia humana. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, de cunho autobiográfico, em que nos apropriamos da Análise Textual Discursiva (ATD) como técnica de análise para a argumentação dos registros extraídos de um diário de docência; material empírico do qual emergiram resultados relacionados a (i) elementos da prática docente reflexiva, (ii) apreensão dos conhecimentos técnico-científicos dos estudantes, e (iii) potencialidades do uso da PBL na mediação pedagógica em saúde. Infere-se que o processo pode oportunizar a capacidade de integrar a realidade do estudante à educação profissional, bem como delinear contribuições para a educação em saúde, a fim de fortalecer a construção do conhecimento científico a profissionais de forma integral e humanizada.Palavras-chave: Educação em Saúde; Problem Based Learning; Anatomia. PBL (Problem Based Learning) approach in a nursing technical course: autobiographical elements of teaching practice in human anatomyAbstract: In this research, we anchor our research in analyzing the didactic elements of the teaching action of a nurse teacher of professional education through the Problem Based Learning (PBL) approach in teaching human anatomy. This is a qualitative approach study, with autobiographical nature, in which we appropriate Discursive Textual Analysis (DTA) as an analysis technique for the argumentation of the records extracted from a teaching diary; empirical material from which emerged results related to (i) elements of reflective teaching practice, (ii) apprehension of students' technical-scientific knowledge, and (iii) potentialities of the use of PBL in health pedagogical mediation. It is inferred that the process can provide the ability to integrate student reality into professional education, as well as delineate contributions to health education, in order to strengthen the construction of scientific knowledge to professionals in an integral and humanized way.Keywords: Health Education; Problem Based Learning; Anatomy. 
id SE&PQ-1_7aa0c396d4179b1308dae520a38e91ef
oai_identifier_str oai:editora.sepq.org.br:article/256
network_acronym_str SE&PQ-1
network_name_str Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
repository_id_str
spelling A abordagem PBL (Problem Based Learning) em um curso técnico em enfermagem: elementos autobiográficos da prática docente em anatomia humanaResumo: Nesta pesquisa, ancoramos a nossa investigação em analisar os elementos didáticos da ação docente de um professor enfermeiro da educação profissional por meio da abordagem Problem Based Learning (PBL) no ensino de anatomia humana. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, de cunho autobiográfico, em que nos apropriamos da Análise Textual Discursiva (ATD) como técnica de análise para a argumentação dos registros extraídos de um diário de docência; material empírico do qual emergiram resultados relacionados a (i) elementos da prática docente reflexiva, (ii) apreensão dos conhecimentos técnico-científicos dos estudantes, e (iii) potencialidades do uso da PBL na mediação pedagógica em saúde. Infere-se que o processo pode oportunizar a capacidade de integrar a realidade do estudante à educação profissional, bem como delinear contribuições para a educação em saúde, a fim de fortalecer a construção do conhecimento científico a profissionais de forma integral e humanizada.Palavras-chave: Educação em Saúde; Problem Based Learning; Anatomia. PBL (Problem Based Learning) approach in a nursing technical course: autobiographical elements of teaching practice in human anatomyAbstract: In this research, we anchor our research in analyzing the didactic elements of the teaching action of a nurse teacher of professional education through the Problem Based Learning (PBL) approach in teaching human anatomy. This is a qualitative approach study, with autobiographical nature, in which we appropriate Discursive Textual Analysis (DTA) as an analysis technique for the argumentation of the records extracted from a teaching diary; empirical material from which emerged results related to (i) elements of reflective teaching practice, (ii) apprehension of students' technical-scientific knowledge, and (iii) potentialities of the use of PBL in health pedagogical mediation. It is inferred that the process can provide the ability to integrate student reality into professional education, as well as delineate contributions to health education, in order to strengthen the construction of scientific knowledge to professionals in an integral and humanized way.Keywords: Health Education; Problem Based Learning; Anatomy. Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ2019-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/25610.33361/RPQ.2019.v.7.n.15.256Qualitative Research Journal ; Vol. 7 No. 15 (2019); 428-452Revista Pesquisa Qualitativa; v. 7 n. 15 (2019); 428-4522525-82221809-025710.33361/RPQ.v.7.n.15reponame:Revista Pesquisa Qualitativa (Online)instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)instacron:SE&PQporhttps://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/256/169Copyright (c) 2019 Revista Pesquisa Qualitativainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Wanhinna Regina Soares daSouza, Douglas Pereira deRodrigues-Moura, Sebastião2019-12-24T01:46:20Zoai:editora.sepq.org.br:article/256Revistahttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/indexONGhttps://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/oai||revista.rpq@gmail.com2525-82221809-0257opendoar:2019-12-24T01:46:20Revista Pesquisa Qualitativa (Online) - Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)false
dc.title.none.fl_str_mv A abordagem PBL (Problem Based Learning) em um curso técnico em enfermagem: elementos autobiográficos da prática docente em anatomia humana
title A abordagem PBL (Problem Based Learning) em um curso técnico em enfermagem: elementos autobiográficos da prática docente em anatomia humana
spellingShingle A abordagem PBL (Problem Based Learning) em um curso técnico em enfermagem: elementos autobiográficos da prática docente em anatomia humana
Silva, Wanhinna Regina Soares da
title_short A abordagem PBL (Problem Based Learning) em um curso técnico em enfermagem: elementos autobiográficos da prática docente em anatomia humana
title_full A abordagem PBL (Problem Based Learning) em um curso técnico em enfermagem: elementos autobiográficos da prática docente em anatomia humana
title_fullStr A abordagem PBL (Problem Based Learning) em um curso técnico em enfermagem: elementos autobiográficos da prática docente em anatomia humana
title_full_unstemmed A abordagem PBL (Problem Based Learning) em um curso técnico em enfermagem: elementos autobiográficos da prática docente em anatomia humana
title_sort A abordagem PBL (Problem Based Learning) em um curso técnico em enfermagem: elementos autobiográficos da prática docente em anatomia humana
author Silva, Wanhinna Regina Soares da
author_facet Silva, Wanhinna Regina Soares da
Souza, Douglas Pereira de
Rodrigues-Moura, Sebastião
author_role author
author2 Souza, Douglas Pereira de
Rodrigues-Moura, Sebastião
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Wanhinna Regina Soares da
Souza, Douglas Pereira de
Rodrigues-Moura, Sebastião
description Resumo: Nesta pesquisa, ancoramos a nossa investigação em analisar os elementos didáticos da ação docente de um professor enfermeiro da educação profissional por meio da abordagem Problem Based Learning (PBL) no ensino de anatomia humana. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, de cunho autobiográfico, em que nos apropriamos da Análise Textual Discursiva (ATD) como técnica de análise para a argumentação dos registros extraídos de um diário de docência; material empírico do qual emergiram resultados relacionados a (i) elementos da prática docente reflexiva, (ii) apreensão dos conhecimentos técnico-científicos dos estudantes, e (iii) potencialidades do uso da PBL na mediação pedagógica em saúde. Infere-se que o processo pode oportunizar a capacidade de integrar a realidade do estudante à educação profissional, bem como delinear contribuições para a educação em saúde, a fim de fortalecer a construção do conhecimento científico a profissionais de forma integral e humanizada.Palavras-chave: Educação em Saúde; Problem Based Learning; Anatomia. PBL (Problem Based Learning) approach in a nursing technical course: autobiographical elements of teaching practice in human anatomyAbstract: In this research, we anchor our research in analyzing the didactic elements of the teaching action of a nurse teacher of professional education through the Problem Based Learning (PBL) approach in teaching human anatomy. This is a qualitative approach study, with autobiographical nature, in which we appropriate Discursive Textual Analysis (DTA) as an analysis technique for the argumentation of the records extracted from a teaching diary; empirical material from which emerged results related to (i) elements of reflective teaching practice, (ii) apprehension of students' technical-scientific knowledge, and (iii) potentialities of the use of PBL in health pedagogical mediation. It is inferred that the process can provide the ability to integrate student reality into professional education, as well as delineate contributions to health education, in order to strengthen the construction of scientific knowledge to professionals in an integral and humanized way.Keywords: Health Education; Problem Based Learning; Anatomy. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/256
10.33361/RPQ.2019.v.7.n.15.256
url https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/256
identifier_str_mv 10.33361/RPQ.2019.v.7.n.15.256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/256/169
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Pesquisa Qualitativa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Pesquisa Qualitativa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos - SE&PQ
dc.source.none.fl_str_mv Qualitative Research Journal ; Vol. 7 No. 15 (2019); 428-452
Revista Pesquisa Qualitativa; v. 7 n. 15 (2019); 428-452
2525-8222
1809-0257
10.33361/RPQ.v.7.n.15
reponame:Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)
instacron:SE&PQ
instname_str Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)
instacron_str SE&PQ
institution SE&PQ
reponame_str Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
collection Revista Pesquisa Qualitativa (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pesquisa Qualitativa (Online) - Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisa Qualitativos (SE&PQ)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.rpq@gmail.com
_version_ 1798329747814481920