Africanities for and in education of ethnic-racial relations

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Denzin, Aline de Souza
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gonçalves Junior, Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Texto Completo: http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n2-p91-105
Resumo: Resumo Este artigo apresenta os resultados provenientes da realização de uma intervenção com africanidades para a educação das relações étnico-raciais. Voltado para a problematização e o diálogo sobre a diversidade, este estudo objetivou identificar e compreender os processos educativos decorrentes de uma intervenção com africanidades para a educação das relações étnico-raciais na parceria dos projetos “Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer e Mais Que Futebol”. Do processo de análise dos dados, emergiu a categoria: Conhecer para reconhecer e reconhecer para conhecer. A partir da investigação realizada, percebemos que a realização de uma intervenção com africanidades possibilitou espaços de diálogo e problematizações que contribuíram para conhecer e reconhecer outras formas de ser e estar ao mundo uns com os outros, praticando o respeito às diferenças na convivência em grupo.Palavras-chave: Processos Educativos. Educação das Relações Étnico-Raciais. Africanidades. Interculturalidade. Africanities for and in education of ethnic-racial relations Abstract This article presents the results of an intervention with africanities for the education of ethnic-racial relations. Aimed at the problematization and dialogue on diversity, this study aimed to identify and understand the educational processes resulting from an intervention with africanities for the education of ethnic-racial relations in the partnership of the projects “Experiences in Diversified Activities of Leisure and More Than Soccer”. From the process of data analysis, the category emerged: Knowing to recognize and recognize to know. From the research carried out, we realized that the realization of an intervention with africanities allowed spaces for dialogue and problematizations that contributed to knowing and recognizing other ways of being and being in the world with each other, practicing respect for differences in group living together.Keywords: Educational Process. Education of Ethnic and Race Relations. Africanities. Interculturality. Africanidades para y en la educación de las relaciones étnico-raciales Resumen Este artículo presenta los resultados obtenidos con la realización de una intervención con africanidades para y en la educación de las relaciones étnico-raciales. Orientado para la problematización y el diálogo sobre la diversidad, este estudio tuvo como objetivo identificar y comprender los procesos educativos decurrentes de una intervención con africanidades para la educación de las relaciones étnico-raciales en la acción conjunta de los proyectos: Vivencias en Actividades Diversificadas de Ocio y Más Que Fútbol. Del proceso de análisis de datos, emergió la categoría: Conocer para reconocer y reconocer para conocer. A partir de la investigación realizada, percibimos que la realización de una intervención con africanidades posibilitó espacios de diálogo y problematizaciones que contribuyeron a conocer y reconocer otras formas de ser y estar al mundo unos con otros, practicando el respeto a las diferencias en la convivencia en grupo.Palabras clave: Procesos Educativos. Educación de las Relaciones Étnico-Raciales. Africanidades. Interculturalidad.
id SPQMH_8fe425f0c69c94b9f675baa9c8aa3c8c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/26
network_acronym_str SPQMH
network_name_str Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
repository_id_str
spelling Africanities for and in education of ethnic-racial relationsAfricanidades para y en la educación de las relaciones étnico-racialesAfricanidades para e na educação das relações étnico-raciaisProcesos EducativosEducación de las Relaciones Étnico-RacialesAfricanidadesInterculturalidadProcessos EducativosEducação das Relações Étnico-RaciaisAfricanidadesInterculturalidadeEducational ProcessEducation of Ethnic and Race RelationsAfricanitiesInterculturalityResumo Este artigo apresenta os resultados provenientes da realização de uma intervenção com africanidades para a educação das relações étnico-raciais. Voltado para a problematização e o diálogo sobre a diversidade, este estudo objetivou identificar e compreender os processos educativos decorrentes de uma intervenção com africanidades para a educação das relações étnico-raciais na parceria dos projetos “Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer e Mais Que Futebol”. Do processo de análise dos dados, emergiu a categoria: Conhecer para reconhecer e reconhecer para conhecer. A partir da investigação realizada, percebemos que a realização de uma intervenção com africanidades possibilitou espaços de diálogo e problematizações que contribuíram para conhecer e reconhecer outras formas de ser e estar ao mundo uns com os outros, praticando o respeito às diferenças na convivência em grupo.Palavras-chave: Processos Educativos. Educação das Relações Étnico-Raciais. Africanidades. Interculturalidade. Africanities for and in education of ethnic-racial relations Abstract This article presents the results of an intervention with africanities for the education of ethnic-racial relations. Aimed at the problematization and dialogue on diversity, this study aimed to identify and understand the educational processes resulting from an intervention with africanities for the education of ethnic-racial relations in the partnership of the projects “Experiences in Diversified Activities of Leisure and More Than Soccer”. From the process of data analysis, the category emerged: Knowing to recognize and recognize to know. From the research carried out, we realized that the realization of an intervention with africanities allowed spaces for dialogue and problematizations that contributed to knowing and recognizing other ways of being and being in the world with each other, practicing respect for differences in group living together.Keywords: Educational Process. Education of Ethnic and Race Relations. Africanities. Interculturality. Africanidades para y en la educación de las relaciones étnico-raciales Resumen Este artículo presenta los resultados obtenidos con la realización de una intervención con africanidades para y en la educación de las relaciones étnico-raciales. Orientado para la problematización y el diálogo sobre la diversidad, este estudio tuvo como objetivo identificar y comprender los procesos educativos decurrentes de una intervención con africanidades para la educación de las relaciones étnico-raciales en la acción conjunta de los proyectos: Vivencias en Actividades Diversificadas de Ocio y Más Que Fútbol. Del proceso de análisis de datos, emergió la categoría: Conocer para reconocer y reconocer para conocer. A partir de la investigación realizada, percibimos que la realización de una intervención con africanidades posibilitó espacios de diálogo y problematizaciones que contribuyeron a conocer y reconocer otras formas de ser y estar al mundo unos con otros, practicando el respeto a las diferencias en la convivencia en grupo.Palabras clave: Procesos Educativos. Educación de las Relaciones Étnico-Raciales. Africanidades. Interculturalidad.Resumo Este artigo apresenta os resultados provenientes da realização de uma intervenção com africanidades para a educação das relações étnico-raciais. Voltado para a problematização e o diálogo sobre a diversidade, este estudo objetivou identificar e compreender os processos educativos decorrentes de uma intervenção com africanidades para a educação das relações étnico-raciais na parceria dos projetos “Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer e Mais Que Futebol”. Do processo de análise dos dados, emergiu a categoria: Conhecer para reconhecer e reconhecer para conhecer. A partir da investigação realizada, percebemos que a realização de uma intervenção com africanidades possibilitou espaços de diálogo e problematizações que contribuíram para conhecer e reconhecer outras formas de ser e estar ao mundo uns com os outros, praticando o respeito às diferenças na convivência em grupo.Palavras-chave: Processos Educativos. Educação das Relações Étnico-Raciais. Africanidades. Interculturalidade. Africanities for and in education of ethnic-racial relations Abstract This article presents the results of an intervention with africanities for the education of ethnic-racial relations. Aimed at the problematization and dialogue on diversity, this study aimed to identify and understand the educational processes resulting from an intervention with africanities for the education of ethnic-racial relations in the partnership of the projects “Experiences in Diversified Activities of Leisure and More Than Soccer”. From the process of data analysis, the category emerged: Knowing to recognize and recognize to know. From the research carried out, we realized that the realization of an intervention with africanities allowed spaces for dialogue and problematizations that contributed to knowing and recognizing other ways of being and being in the world with each other, practicing respect for differences in group living together.Keywords: Educational Process. Education of Ethnic and Race Relations. Africanities. Interculturality. Africanidades para y en la educación de las relaciones étnico-raciales Resumen Este artículo presenta los resultados obtenidos con la realización de una intervención con africanidades para y en la educación de las relaciones étnico-raciales. Orientado para la problematización y el diálogo sobre la diversidad, este estudio tuvo como objetivo identificar y comprender los procesos educativos decurrentes de una intervención con africanidades para la educación de las relaciones étnico-raciales en la acción conjunta de los proyectos: Vivencias en Actividades Diversificadas de Ocio y Más Que Fútbol. Del proceso de análisis de datos, emergió la categoría: Conocer para reconocer y reconocer para conocer. A partir de la investigación realizada, percibimos que la realización de una intervención con africanidades posibilitó espacios de diálogo y problematizaciones que contribuyeron a conocer y reconocer otras formas de ser y estar al mundo unos con otros, practicando el respeto a las diferencias en la convivencia en grupo.Palabras clave: Procesos Educativos. Educación de las Relaciones Étnico-Raciales. Africanidades. Interculturalidad.Resumo Este artigo apresenta os resultados provenientes da realização de uma intervenção com africanidades para a educação das relações étnico-raciais. Voltado para a problematização e o diálogo sobre a diversidade, este estudo objetivou identificar e compreender os processos educativos decorrentes de uma intervenção com africanidades para a educação das relações étnico-raciais na parceria dos projetos “Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer e Mais Que Futebol”. Do processo de análise dos dados, emergiu a categoria: Conhecer para reconhecer e reconhecer para conhecer. A partir da investigação realizada, percebemos que a realização de uma intervenção com africanidades possibilitou espaços de diálogo e problematizações que contribuíram para conhecer e reconhecer outras formas de ser e estar ao mundo uns com os outros, praticando o respeito às diferenças na convivência em grupo.Palavras-chave: Processos Educativos. Educação das Relações Étnico-Raciais. Africanidades. Interculturalidade. Africanities for and in education of ethnic-racial relations Abstract This article presents the results of an intervention with africanities for the education of ethnic-racial relations. Aimed at the problematization and dialogue on diversity, this study aimed to identify and understand the educational processes resulting from an intervention with africanities for the education of ethnic-racial relations in the partnership of the projects “Experiences in Diversified Activities of Leisure and More Than Soccer”. From the process of data analysis, the category emerged: Knowing to recognize and recognize to know. From the research carried out, we realized that the realization of an intervention with africanities allowed spaces for dialogue and problematizations that contributed to knowing and recognizing other ways of being and being in the world with each other, practicing respect for differences in group living together.Keywords: Educational Process. Education of Ethnic and Race Relations. Africanities. Interculturality. Africanidades para y en la educación de las relaciones étnico-raciales Resumen Este artículo presenta los resultados obtenidos con la realización de una intervención con africanidades para y en la educación de las relaciones étnico-raciales. Orientado para la problematización y el diálogo sobre la diversidad, este estudio tuvo como objetivo identificar y comprender los procesos educativos decurrentes de una intervención con africanidades para la educación de las relaciones étnico-raciales en la acción conjunta de los proyectos: Vivencias en Actividades Diversificadas de Ocio y Más Que Fútbol. Del proceso de análisis de datos, emergió la categoría: Conocer para reconocer y reconocer para conocer. A partir de la investigación realizada, percibimos que la realización de una intervención con africanidades posibilitó espacios de diálogo y problematizaciones que contribuyeron a conocer y reconocer otras formas de ser y estar al mundo unos con otros, practicando el respeto a las diferencias en la convivencia en grupo.Palabras clave: Procesos Educativos. Educación de las Relaciones Étnico-Raciales. Africanidades. Interculturalidad.Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana2018-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n2-p91-10510.29181/2594-6463-2018-v2-n2-p91-105MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 2 n. 2 (2018): Motricidades: Rev. SPQMH; 91-105Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 2 No. 2 (2018): Motricities: Journal SPQMH; 91-105Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 2 Núm. 2 (2018): Motricidades: Rev. SPQMH; 91-1052594-646310.29181/2594-6463-2018-v2-n2reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humanainstname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)instacron:SPQMHporhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n2-p91-105/pdfhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n2-p91-105/htmlCopyright (c) 2018 Aline de Souza Denzin, Luiz Gonçalves Juniorhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDenzin, Aline de SouzaGonçalves Junior, Luiz2022-02-26T03:37:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/26Revistahttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/indexPRIhttp://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/oaispqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org2594-64632594-6463opendoar:2022-02-26T03:37:01Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)false
dc.title.none.fl_str_mv Africanities for and in education of ethnic-racial relations
Africanidades para y en la educación de las relaciones étnico-raciales
Africanidades para e na educação das relações étnico-raciais
title Africanities for and in education of ethnic-racial relations
spellingShingle Africanities for and in education of ethnic-racial relations
Denzin, Aline de Souza
Procesos Educativos
Educación de las Relaciones Étnico-Raciales
Africanidades
Interculturalidad
Processos Educativos
Educação das Relações Étnico-Raciais
Africanidades
Interculturalidade
Educational Process
Education of Ethnic and Race Relations
Africanities
Interculturality
title_short Africanities for and in education of ethnic-racial relations
title_full Africanities for and in education of ethnic-racial relations
title_fullStr Africanities for and in education of ethnic-racial relations
title_full_unstemmed Africanities for and in education of ethnic-racial relations
title_sort Africanities for and in education of ethnic-racial relations
author Denzin, Aline de Souza
author_facet Denzin, Aline de Souza
Gonçalves Junior, Luiz
author_role author
author2 Gonçalves Junior, Luiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Denzin, Aline de Souza
Gonçalves Junior, Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Procesos Educativos
Educación de las Relaciones Étnico-Raciales
Africanidades
Interculturalidad
Processos Educativos
Educação das Relações Étnico-Raciais
Africanidades
Interculturalidade
Educational Process
Education of Ethnic and Race Relations
Africanities
Interculturality
topic Procesos Educativos
Educación de las Relaciones Étnico-Raciales
Africanidades
Interculturalidad
Processos Educativos
Educação das Relações Étnico-Raciais
Africanidades
Interculturalidade
Educational Process
Education of Ethnic and Race Relations
Africanities
Interculturality
description Resumo Este artigo apresenta os resultados provenientes da realização de uma intervenção com africanidades para a educação das relações étnico-raciais. Voltado para a problematização e o diálogo sobre a diversidade, este estudo objetivou identificar e compreender os processos educativos decorrentes de uma intervenção com africanidades para a educação das relações étnico-raciais na parceria dos projetos “Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer e Mais Que Futebol”. Do processo de análise dos dados, emergiu a categoria: Conhecer para reconhecer e reconhecer para conhecer. A partir da investigação realizada, percebemos que a realização de uma intervenção com africanidades possibilitou espaços de diálogo e problematizações que contribuíram para conhecer e reconhecer outras formas de ser e estar ao mundo uns com os outros, praticando o respeito às diferenças na convivência em grupo.Palavras-chave: Processos Educativos. Educação das Relações Étnico-Raciais. Africanidades. Interculturalidade. Africanities for and in education of ethnic-racial relations Abstract This article presents the results of an intervention with africanities for the education of ethnic-racial relations. Aimed at the problematization and dialogue on diversity, this study aimed to identify and understand the educational processes resulting from an intervention with africanities for the education of ethnic-racial relations in the partnership of the projects “Experiences in Diversified Activities of Leisure and More Than Soccer”. From the process of data analysis, the category emerged: Knowing to recognize and recognize to know. From the research carried out, we realized that the realization of an intervention with africanities allowed spaces for dialogue and problematizations that contributed to knowing and recognizing other ways of being and being in the world with each other, practicing respect for differences in group living together.Keywords: Educational Process. Education of Ethnic and Race Relations. Africanities. Interculturality. Africanidades para y en la educación de las relaciones étnico-raciales Resumen Este artículo presenta los resultados obtenidos con la realización de una intervención con africanidades para y en la educación de las relaciones étnico-raciales. Orientado para la problematización y el diálogo sobre la diversidad, este estudio tuvo como objetivo identificar y comprender los procesos educativos decurrentes de una intervención con africanidades para la educación de las relaciones étnico-raciales en la acción conjunta de los proyectos: Vivencias en Actividades Diversificadas de Ocio y Más Que Fútbol. Del proceso de análisis de datos, emergió la categoría: Conocer para reconocer y reconocer para conocer. A partir de la investigación realizada, percibimos que la realización de una intervención con africanidades posibilitó espacios de diálogo y problematizaciones que contribuyeron a conocer y reconocer otras formas de ser y estar al mundo unos con otros, practicando el respeto a las diferencias en la convivencia en grupo.Palabras clave: Procesos Educativos. Educación de las Relaciones Étnico-Raciales. Africanidades. Interculturalidad.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n2-p91-105
10.29181/2594-6463-2018-v2-n2-p91-105
url http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n2-p91-105
identifier_str_mv 10.29181/2594-6463-2018-v2-n2-p91-105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n2-p91-105/pdf
http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n2-p91-105/html
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Aline de Souza Denzin, Luiz Gonçalves Junior
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Aline de Souza Denzin, Luiz Gonçalves Junior
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
publisher.none.fl_str_mv Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
dc.source.none.fl_str_mv MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana; v. 2 n. 2 (2018): Motricidades: Rev. SPQMH; 91-105
Motricities: Journal of the Society for Qualitative Research in Human Motricity; Vol. 2 No. 2 (2018): Motricities: Journal SPQMH; 91-105
Motricidades: Revista de la Sociedad de Investigación Cualitativa en Motricidad Humana; Vol. 2 Núm. 2 (2018): Motricidades: Rev. SPQMH; 91-105
2594-6463
10.29181/2594-6463-2018-v2-n2
reponame:Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
instname:Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron:SPQMH
instname_str Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
instacron_str SPQMH
institution SPQMH
reponame_str Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
collection Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
repository.name.fl_str_mv Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana - Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH)
repository.mail.fl_str_mv spqmh2003@gmail.com||revistamotricidades@motricidades.org||spqmh2003@gmail.com|| revistamotricidades@motricidades.org
_version_ 1808858872773869568