The Other and social violence: possibilities of comprehensions in social practices

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Paulo Henrique
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Montrone, Aida Victoria Garcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motricidades: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Texto Completo: http://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463-2018-v2-n1-p45-59
Resumo: Resumo Com base nos estudos de natureza qualitativa e suleado por referenciais latino-americanos, o objetivo deste estudo foi descrever possibilidades de compreensões com o Outro e de seu reconhecimento em práticas sociais. Para tanto, foi realizada uma incursão à literatura acerca das temáticas referentes à violência social, conceituação de Outro, práticas sociais e processos educativos, bem como a indicação de algumas pesquisas já realizadas, como possibilidades intencionalizadas a um mundo mais justo, dialógico e, portanto, humanizado. Estranhar-se, respeitar, confiar, empatizar, dialogar e caminhar no face a face são ações de amorosidade imperativas ao reconhecimento da humanidade do Outro e, portanto, dos nossos próprios processos de superação da violência social. Assim, torna-se possível a construção de laços e costuras mutuamente solidárias, na abertura ao desvelar(-se) e ao tecer dos processos educativos ao longo da convivência dialógica, investigativa ou não, em práticas sociais.Palavras-chave: Processos Educativos. Violência Social. Convivência Dialógica. The Other and social violence: possibilities of comprehensions in social practices Abstract Based on studies of qualitative origin and guided by Latin American references, the objective of this study was to describe possibilities of understanding with the Other and their recognition in social practices. In order to do so, an incursion into the literature on social violence, conceptualization of Other, social practices and educational processes was carried out, as well as the indication of some research already done, as intentional possibilities for a fairer world, dialogical and therefore, humanized. Strangeness, respect, trust, empathy, dialog and walk face to face are acts of love that are imperative to the recognition of the humanity of the Other, and therefore of our own processes of overcoming social violence. That way, it becomes possible to build ties and seams mutually supportive, in the opening when unveiling and weaving of the educational processes along the dialogical coexistence, investigative or not, in social practices.Keywords: Educational Processes. Social Violence. Dialogical Coexistence. El Otro y la violencia social: posibilidades de comprensiones en prácticas sociales Resumen Con base en los estudios de origen cualitativo y suleados por referenciales latinoamericanos, el objetivo de este estudio fue describir posibilidades de comprensión con el Otro y de su reconocimiento en prácticas sociales. Para ello, se realizó una incursión a la literatura acerca de las temáticas referentes a la violencia social, conceptualización de Otro, prácticas sociales y procesos educativos, así como la indicación de algunas investigaciones ya realizadas, como posibilidades intencionalizadas a un mundo más justo, dialógico y, por lo tanto, , humanizado. Cuestionar a si, respetar, confiar, tener empatía, dialogar y caminar en la cara a cara son acciones de amorosidad imperativas al reconocimiento de la humanidad del Otro y, por tanto, de nuestros propios procesos de superación de la violencia social. Así, se hace posible la construcción de lazos y costuras mutuamente solidarias, en la apertura al desvelar(se) y el tejer de los procesos educativos a lo largo de la convivencia dialógica, investigativa o no, en prácticas sociales.Palabras clave: Procesos Educativos. Violencia Social. Convivencia Dialógica.
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Estranhar-se, respeitar, confiar, empatizar, dialogar e caminhar no face a face são ações de amorosidade imperativas ao reconhecimento da humanidade do Outro e, portanto, dos nossos próprios processos de superação da violência social. Assim, torna-se possível a construção de laços e costuras mutuamente solidárias, na abertura ao desvelar(-se) e ao tecer dos processos educativos ao longo da convivência dialógica, investigativa ou não, em práticas sociais.Palavras-chave: Processos Educativos. Violência Social. Convivência Dialógica. The Other and social violence: possibilities of comprehensions in social practices Abstract Based on studies of qualitative origin and guided by Latin American references, the objective of this study was to describe possibilities of understanding with the Other and their recognition in social practices. In order to do so, an incursion into the literature on social violence, conceptualization of Other, social practices and educational processes was carried out, as well as the indication of some research already done, as intentional possibilities for a fairer world, dialogical and therefore, humanized. Strangeness, respect, trust, empathy, dialog and walk face to face are acts of love that are imperative to the recognition of the humanity of the Other, and therefore of our own processes of overcoming social violence. That way, it becomes possible to build ties and seams mutually supportive, in the opening when unveiling and weaving of the educational processes along the dialogical coexistence, investigative or not, in social practices.Keywords: Educational Processes. Social Violence. Dialogical Coexistence. El Otro y la violencia social: posibilidades de comprensiones en prácticas sociales Resumen Con base en los estudios de origen cualitativo y suleados por referenciales latinoamericanos, el objetivo de este estudio fue describir posibilidades de comprensión con el Otro y de su reconocimiento en prácticas sociales. Para ello, se realizó una incursión a la literatura acerca de las temáticas referentes a la violencia social, conceptualización de Otro, prácticas sociales y procesos educativos, así como la indicación de algunas investigaciones ya realizadas, como posibilidades intencionalizadas a un mundo más justo, dialógico y, por lo tanto, , humanizado. Cuestionar a si, respetar, confiar, tener empatía, dialogar y caminar en la cara a cara son acciones de amorosidad imperativas al reconocimiento de la humanidad del Otro y, por tanto, de nuestros propios procesos de superación de la violencia social. Así, se hace posible la construcción de lazos y costuras mutuamente solidarias, en la apertura al desvelar(se) y el tejer de los procesos educativos a lo largo de la convivencia dialógica, investigativa o no, en prácticas sociales.Palabras clave: Procesos Educativos. Violencia Social. Convivencia Dialógica.Resumo Com base nos estudos de natureza qualitativa e suleado por referenciais latino-americanos, o objetivo deste estudo foi descrever possibilidades de compreensões com o Outro e de seu reconhecimento em práticas sociais. Para tanto, foi realizada uma incursão à literatura acerca das temáticas referentes à violência social, conceituação de Outro, práticas sociais e processos educativos, bem como a indicação de algumas pesquisas já realizadas, como possibilidades intencionalizadas a um mundo mais justo, dialógico e, portanto, humanizado. Estranhar-se, respeitar, confiar, empatizar, dialogar e caminhar no face a face são ações de amorosidade imperativas ao reconhecimento da humanidade do Outro e, portanto, dos nossos próprios processos de superação da violência social. Assim, torna-se possível a construção de laços e costuras mutuamente solidárias, na abertura ao desvelar(-se) e ao tecer dos processos educativos ao longo da convivência dialógica, investigativa ou não, em práticas sociais.Palavras-chave: Processos Educativos. Violência Social. Convivência Dialógica. The Other and social violence: possibilities of comprehensions in social practices Abstract Based on studies of qualitative origin and guided by Latin American references, the objective of this study was to describe possibilities of understanding with the Other and their recognition in social practices. In order to do so, an incursion into the literature on social violence, conceptualization of Other, social practices and educational processes was carried out, as well as the indication of some research already done, as intentional possibilities for a fairer world, dialogical and therefore, humanized. Strangeness, respect, trust, empathy, dialog and walk face to face are acts of love that are imperative to the recognition of the humanity of the Other, and therefore of our own processes of overcoming social violence. That way, it becomes possible to build ties and seams mutually supportive, in the opening when unveiling and weaving of the educational processes along the dialogical coexistence, investigative or not, in social practices.Keywords: Educational Processes. Social Violence. Dialogical Coexistence. El Otro y la violencia social: posibilidades de comprensiones en prácticas sociales Resumen Con base en los estudios de origen cualitativo y suleados por referenciales latinoamericanos, el objetivo de este estudio fue describir posibilidades de comprensión con el Otro y de su reconocimiento en prácticas sociales. Para ello, se realizó una incursión a la literatura acerca de las temáticas referentes a la violencia social, conceptualización de Otro, prácticas sociales y procesos educativos, así como la indicación de algunas investigaciones ya realizadas, como posibilidades intencionalizadas a un mundo más justo, dialógico y, por lo tanto, , humanizado. Cuestionar a si, respetar, confiar, tener empatía, dialogar y caminar en la cara a cara son acciones de amorosidad imperativas al reconocimiento de la humanidad del Otro y, por tanto, de nuestros propios procesos de superación de la violencia social. Así, se hace posible la construcción de lazos y costuras mutuamente solidarias, en la apertura al desvelar(se) y el tejer de los procesos educativos a lo largo de la convivencia dialógica, investigativa o no, en prácticas sociales.Palabras clave: Procesos Educativos. Violencia Social. Convivencia Dialógica.Resumo Com base nos estudos de natureza qualitativa e suleado por referenciais latino-americanos, o objetivo deste estudo foi descrever possibilidades de compreensões com o Outro e de seu reconhecimento em práticas sociais. Para tanto, foi realizada uma incursão à literatura acerca das temáticas referentes à violência social, conceituação de Outro, práticas sociais e processos educativos, bem como a indicação de algumas pesquisas já realizadas, como possibilidades intencionalizadas a um mundo mais justo, dialógico e, portanto, humanizado. Estranhar-se, respeitar, confiar, empatizar, dialogar e caminhar no face a face são ações de amorosidade imperativas ao reconhecimento da humanidade do Outro e, portanto, dos nossos próprios processos de superação da violência social. Assim, torna-se possível a construção de laços e costuras mutuamente solidárias, na abertura ao desvelar(-se) e ao tecer dos processos educativos ao longo da convivência dialógica, investigativa ou não, em práticas sociais.Palavras-chave: Processos Educativos. Violência Social. Convivência Dialógica. The Other and social violence: possibilities of comprehensions in social practices Abstract Based on studies of qualitative origin and guided by Latin American references, the objective of this study was to describe possibilities of understanding with the Other and their recognition in social practices. In order to do so, an incursion into the literature on social violence, conceptualization of Other, social practices and educational processes was carried out, as well as the indication of some research already done, as intentional possibilities for a fairer world, dialogical and therefore, humanized. Strangeness, respect, trust, empathy, dialog and walk face to face are acts of love that are imperative to the recognition of the humanity of the Other, and therefore of our own processes of overcoming social violence. That way, it becomes possible to build ties and seams mutually supportive, in the opening when unveiling and weaving of the educational processes along the dialogical coexistence, investigative or not, in social practices.Keywords: Educational Processes. Social Violence. Dialogical Coexistence. El Otro y la violencia social: posibilidades de comprensiones en prácticas sociales Resumen Con base en los estudios de origen cualitativo y suleados por referenciales latinoamericanos, el objetivo de este estudio fue describir posibilidades de comprensión con el Otro y de su reconocimiento en prácticas sociales. Para ello, se realizó una incursión a la literatura acerca de las temáticas referentes a la violencia social, conceptualización de Otro, prácticas sociales y procesos educativos, así como la indicación de algunas investigaciones ya realizadas, como posibilidades intencionalizadas a un mundo más justo, dialógico y, por lo tanto, , humanizado. Cuestionar a si, respetar, confiar, tener empatía, dialogar y caminar en la cara a cara son acciones de amorosidad imperativas al reconocimiento de la humanidad del Otro y, por tanto, de nuestros propios procesos de superación de la violencia social. 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