A INFLUÊNCIA DO HEALTHSCAPE NA EXPERIÊNCIA, SATISFAÇÃO E QUALIDADE PERCEBIDA PELOS PACIENTES DE UNIDADES DE TRATAMENTO INTENSIVO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fracasso, Bruno Veloso
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Terres, Mellina da Silva, Schneider, Daniel, Libânio, Cláudia de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Hospitalidade
Texto Completo: https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/873
Resumo: INTRODUÇÃO: A relação entre aspectos estruturais e sociais do ambiente de terapia intensiva e a experiência de pacientes internados neste setor têm sido raramente abordadas na literatura, assim como a sua relação com desfechos de avaliação do serviço (percepção de qualidade, satisfação e confiança, por exemplo). Em outras áreas da prestação de serviços há evidências da correlação entre ambiente de serviço e o comportamento do consumidor. A estes modelos, dá-se o nome de servicescape. Contudo, para aproximar este conceito à serviços da saúde, foi introduzido o termo healthscape. OBJETIVO: o presente ensaio teórico tem por objetivo elaborar proposições que explorem a relação entre fatores de design, ambiente físico e social com características da experiência e comportamento do consumidor na unidade de terapia intensiva. RESULTADOS: foi elaborado um modelo conceitual que contempla 5 proposições de pesquisa que versam sobre as relações de healthscape na UTI, nas quais o ambiente tem plausibilidade de influenciar a experiência dos usurários levando à sentimentos (positivos e negativos), o que por consequência impacta na satisfação e qualidade percebida. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A prestação de serviços em saúde possui contextos extremamente divergentes não somente de serviços em geral como entre si, os quais variam desde procedimentos estéticos não invasivos até cenários críticos de saúde. Neste sentido, modelos de healthscape são altamente dependentes do estado em que se encontra o paciente, o que influencia na sua capacidade de perceber os estímulos fornecidos pelo ambiente.
id UAM-1_5514e88bbf663b8473f534714ea4bbaf
oai_identifier_str oai:revhosp.emnuvens.com.br:article/873
network_acronym_str UAM-1
network_name_str Revista Hospitalidade
repository_id_str
spelling A INFLUÊNCIA DO HEALTHSCAPE NA EXPERIÊNCIA, SATISFAÇÃO E QUALIDADE PERCEBIDA PELOS PACIENTES DE UNIDADES DE TRATAMENTO INTENSIVOCiências da Saúde; Gestão em Saúde; Terapia Intensiva;Healthscape; Experiência do Paciente; Satisfação; Qualidade Percebida; Unidade de Terapia Intensiva;INTRODUÇÃO: A relação entre aspectos estruturais e sociais do ambiente de terapia intensiva e a experiência de pacientes internados neste setor têm sido raramente abordadas na literatura, assim como a sua relação com desfechos de avaliação do serviço (percepção de qualidade, satisfação e confiança, por exemplo). Em outras áreas da prestação de serviços há evidências da correlação entre ambiente de serviço e o comportamento do consumidor. A estes modelos, dá-se o nome de servicescape. Contudo, para aproximar este conceito à serviços da saúde, foi introduzido o termo healthscape. OBJETIVO: o presente ensaio teórico tem por objetivo elaborar proposições que explorem a relação entre fatores de design, ambiente físico e social com características da experiência e comportamento do consumidor na unidade de terapia intensiva. RESULTADOS: foi elaborado um modelo conceitual que contempla 5 proposições de pesquisa que versam sobre as relações de healthscape na UTI, nas quais o ambiente tem plausibilidade de influenciar a experiência dos usurários levando à sentimentos (positivos e negativos), o que por consequência impacta na satisfação e qualidade percebida. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A prestação de serviços em saúde possui contextos extremamente divergentes não somente de serviços em geral como entre si, os quais variam desde procedimentos estéticos não invasivos até cenários críticos de saúde. Neste sentido, modelos de healthscape são altamente dependentes do estado em que se encontra o paciente, o que influencia na sua capacidade de perceber os estímulos fornecidos pelo ambiente.Universidade Anhembi MorumbiUniversidade Federal de Ciências da Saúde de Porto AlegreFracasso, Bruno VelosoTerres, Mellina da SilvaSchneider, DanielLibânio, Cláudia de Souza2020-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBlind Peer-reviewed ArticleArtículo revisado por paresArtigo avaliado por blind peer reviewEnsaio Teóricoapplication/pdfhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/87310.21714/2179-9164.2020.v17n2.004Revista Hospitalidade; Revista Hospitalidade V.17 n.02 - 2020; 56-702179-91641807-975Xreponame:Revista Hospitalidadeinstname:Universidade Anhembi Morumbi (UAM)instacron:UAMporhttps://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/873/pdfDireitos autorais 2020 Revista Hospitalidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-25T11:45:25Zoai:revhosp.emnuvens.com.br:article/873Revistahttps://www.revhosp.org/hospitalidadehttps://www.revhosp.org/hospitalidade/oairevhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br2179-91641807-975Xopendoar:2020-06-25T11:45:25Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (UAM)false
dc.title.none.fl_str_mv A INFLUÊNCIA DO HEALTHSCAPE NA EXPERIÊNCIA, SATISFAÇÃO E QUALIDADE PERCEBIDA PELOS PACIENTES DE UNIDADES DE TRATAMENTO INTENSIVO
title A INFLUÊNCIA DO HEALTHSCAPE NA EXPERIÊNCIA, SATISFAÇÃO E QUALIDADE PERCEBIDA PELOS PACIENTES DE UNIDADES DE TRATAMENTO INTENSIVO
spellingShingle A INFLUÊNCIA DO HEALTHSCAPE NA EXPERIÊNCIA, SATISFAÇÃO E QUALIDADE PERCEBIDA PELOS PACIENTES DE UNIDADES DE TRATAMENTO INTENSIVO
Fracasso, Bruno Veloso
Ciências da Saúde; Gestão em Saúde; Terapia Intensiva;
Healthscape; Experiência do Paciente; Satisfação; Qualidade Percebida; Unidade de Terapia Intensiva;
title_short A INFLUÊNCIA DO HEALTHSCAPE NA EXPERIÊNCIA, SATISFAÇÃO E QUALIDADE PERCEBIDA PELOS PACIENTES DE UNIDADES DE TRATAMENTO INTENSIVO
title_full A INFLUÊNCIA DO HEALTHSCAPE NA EXPERIÊNCIA, SATISFAÇÃO E QUALIDADE PERCEBIDA PELOS PACIENTES DE UNIDADES DE TRATAMENTO INTENSIVO
title_fullStr A INFLUÊNCIA DO HEALTHSCAPE NA EXPERIÊNCIA, SATISFAÇÃO E QUALIDADE PERCEBIDA PELOS PACIENTES DE UNIDADES DE TRATAMENTO INTENSIVO
title_full_unstemmed A INFLUÊNCIA DO HEALTHSCAPE NA EXPERIÊNCIA, SATISFAÇÃO E QUALIDADE PERCEBIDA PELOS PACIENTES DE UNIDADES DE TRATAMENTO INTENSIVO
title_sort A INFLUÊNCIA DO HEALTHSCAPE NA EXPERIÊNCIA, SATISFAÇÃO E QUALIDADE PERCEBIDA PELOS PACIENTES DE UNIDADES DE TRATAMENTO INTENSIVO
author Fracasso, Bruno Veloso
author_facet Fracasso, Bruno Veloso
Terres, Mellina da Silva
Schneider, Daniel
Libânio, Cláudia de Souza
author_role author
author2 Terres, Mellina da Silva
Schneider, Daniel
Libânio, Cláudia de Souza
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
dc.contributor.author.fl_str_mv Fracasso, Bruno Veloso
Terres, Mellina da Silva
Schneider, Daniel
Libânio, Cláudia de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da Saúde; Gestão em Saúde; Terapia Intensiva;
Healthscape; Experiência do Paciente; Satisfação; Qualidade Percebida; Unidade de Terapia Intensiva;
topic Ciências da Saúde; Gestão em Saúde; Terapia Intensiva;
Healthscape; Experiência do Paciente; Satisfação; Qualidade Percebida; Unidade de Terapia Intensiva;
description INTRODUÇÃO: A relação entre aspectos estruturais e sociais do ambiente de terapia intensiva e a experiência de pacientes internados neste setor têm sido raramente abordadas na literatura, assim como a sua relação com desfechos de avaliação do serviço (percepção de qualidade, satisfação e confiança, por exemplo). Em outras áreas da prestação de serviços há evidências da correlação entre ambiente de serviço e o comportamento do consumidor. A estes modelos, dá-se o nome de servicescape. Contudo, para aproximar este conceito à serviços da saúde, foi introduzido o termo healthscape. OBJETIVO: o presente ensaio teórico tem por objetivo elaborar proposições que explorem a relação entre fatores de design, ambiente físico e social com características da experiência e comportamento do consumidor na unidade de terapia intensiva. RESULTADOS: foi elaborado um modelo conceitual que contempla 5 proposições de pesquisa que versam sobre as relações de healthscape na UTI, nas quais o ambiente tem plausibilidade de influenciar a experiência dos usurários levando à sentimentos (positivos e negativos), o que por consequência impacta na satisfação e qualidade percebida. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A prestação de serviços em saúde possui contextos extremamente divergentes não somente de serviços em geral como entre si, os quais variam desde procedimentos estéticos não invasivos até cenários críticos de saúde. Neste sentido, modelos de healthscape são altamente dependentes do estado em que se encontra o paciente, o que influencia na sua capacidade de perceber os estímulos fornecidos pelo ambiente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Blind Peer-reviewed Article
Artículo revisado por pares
Artigo avaliado por blind peer review
Ensaio Teórico
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/873
10.21714/2179-9164.2020.v17n2.004
url https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/873
identifier_str_mv 10.21714/2179-9164.2020.v17n2.004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/873/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Hospitalidade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Hospitalidade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
publisher.none.fl_str_mv Universidade Anhembi Morumbi
dc.source.none.fl_str_mv Revista Hospitalidade; Revista Hospitalidade V.17 n.02 - 2020; 56-70
2179-9164
1807-975X
reponame:Revista Hospitalidade
instname:Universidade Anhembi Morumbi (UAM)
instacron:UAM
instname_str Universidade Anhembi Morumbi (UAM)
instacron_str UAM
institution UAM
reponame_str Revista Hospitalidade
collection Revista Hospitalidade
repository.name.fl_str_mv Revista Hospitalidade - Universidade Anhembi Morumbi (UAM)
repository.mail.fl_str_mv revhosp@revhosp.org||sergiomoretti@uol.com.br
_version_ 1750318299866988544