Hospitalidade no varejo de moda feminina na cidade de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Izabel Cristina Sabatier de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Torres, Ricardo de Gil
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Hospitalidade
Texto Completo: https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/572
Resumo: Este artigo tem por objetivo investigar as relações entre vendedora e consumidora no varejo de moda feminina na cidade de São Paulo, buscando entender estratégias adotadas no segmento, motivadas pela hospitalidade. Pressupõe-se que, nesse ramo do varejo, as pessoas encenam papéis conforme os diversos padrões de comportamento estabelecidos e que as ações de hospitalidade extrapolam o que já é estabelecido nas relações de compra e venda. No decorrer dos encontros, vínculos significativos são criados, denotando a presença das diferentes motivações que envolvem a atividade da hospitalidade. O presente texto fez uso de abordagem qualitativa em entrevistas em profundidade, com roteiro semiestruturado, aplicado junto a representantes dos principais envolvidos no ato de compra e venda. Para o tratamento e análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Como resultado da pesquisa, foi identificada a encenação da hospitalidade – entre consumidores, vendedores, gerentes e proprietários – cada um com suas motivações inerentes, em ocasiões em que a consideração pelo outro, o desejo de agradar, a preocupação, a compaixão, a amizade e o gosto por ver as pessoas felizes são elementos considerados significativos.
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