A importância da sala de recursos no processo de inclusão de crianças surdas no ensino fundamental
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Data de Publicação: | 2013 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12637 |
Resumo: | A presente pesquisa busca apresentar a importância da sala de recursos na vida educacional, social e cultural do aluno surdo, identificando se o ambiente da sala de recursos está adequado ao processo de inclusão. Na busca e garantia dos seus direitos está o aluno surdo, que através do Decreto 5.626/2005 tem seus direitos garantidos, no que se refere à acessibilidade e educação inclusiva, embora não respeitados em sua totalidade. Hoje a educação inclusiva é uma prática inovadora, que destaca a qualidade do ensino para todos os alunos, exigindo que a escola se modernize e que os professores busquem novas práticas pedagógicas. Oportunizando um novo olhar para os alunos com necessidades educacionais especiais, surge às salas de recursos que tem o objetivo de ampliar o conhecimento dos alunos, que frequentam as salas regulares, orientando o educando surdo e auxiliando os professores. A metodologia utilizada foi feita através de conversas informais, observações e aplicação de questionário com perguntas objetivas, para um grupo de quatro profissionais da educação, em uma Escola Pública Municipal do entorno de Brasília. Dos resultados pode-se inferir que, esses espaços devem ter equipamentos e materiais pedagógicos adequados, professores especializados para atender as especificidades dos alunos com surdez. Dos resultados obtidos, foi constatado que professores coordenadores, diretores ainda não estão preparados para oferecer uma aprendizagem expressiva para o aluno, e que a Lei 5.626/2005 ainda não é cumprida em algumas escolas. Perceber o surdo neste contexto é prepará-lo para uma verdadeira inclusão tanto social como educacional. |
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Hoje a educação inclusiva é uma prática inovadora, que destaca a qualidade do ensino para todos os alunos, exigindo que a escola se modernize e que os professores busquem novas práticas pedagógicas. Oportunizando um novo olhar para os alunos com necessidades educacionais especiais, surge às salas de recursos que tem o objetivo de ampliar o conhecimento dos alunos, que frequentam as salas regulares, orientando o educando surdo e auxiliando os professores. A metodologia utilizada foi feita através de conversas informais, observações e aplicação de questionário com perguntas objetivas, para um grupo de quatro profissionais da educação, em uma Escola Pública Municipal do entorno de Brasília. Dos resultados pode-se inferir que, esses espaços devem ter equipamentos e materiais pedagógicos adequados, professores especializados para atender as especificidades dos alunos com surdez. Dos resultados obtidos, foi constatado que professores coordenadores, diretores ainda não estão preparados para oferecer uma aprendizagem expressiva para o aluno, e que a Lei 5.626/2005 ainda não é cumprida em algumas escolas. Perceber o surdo neste contexto é prepará-lo para uma verdadeira inclusão tanto social como educacional.The purpose of this is to show the importance pesquisa the resource room in life educational, social, cultural deaf student, identifying the resource room environment is suited to the inclusion process. In pursuit of their rights and guarantee the student is deaf, that through Decree 5.626/2005 have their rights guaranteed, with respect to acessibilidade and inclusive education, although not respected in its entirety. Today inclusive education is an innovative practice that highlights the quality of education for all students, requiring the school to modernize and that teachers seek new teaching practices. A new look at providing opportunities for pupils with special educational needs arise resource rooms that aims to increase the knowledge of students, who attend regular classrooms, guiding the deaf educating and assisting teachers. The methodology was done through informal conversations, observations and a questionnaire with objective questions for a group of four professional education in a Public School Municipal around Brasília. From the results it can be inferred that these spaces must have adequate equipment and teaching materials, specialist teachers to meet the specificities of students with deafness. From the results, it was found that teachers, coordinators, directors are not prepared to offer a significant learning for the student, and that the Law 5.626/2005 still not fulfilled in some schools. 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