Brasil de amor eterno seja símbolo: abdicação cultural na identidade de marcas originalmente brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rebeca Fernandes de Sousa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10097
Resumo: “Brasil de amor eterno seja símbolo” é mais que um trecho do hino nacional brasileiro. O título deste trabalho é um pedido de amor aos símbolos nacionais. A cultura do Brasil tem sido constantemente massacrada pela idolatria às culturas estrangeiras. Nossas raízes têm sido não raramente substituídas pelo valor ao estrangeirismo e esse comportamento se aplica à produção do mercado publicitário. Algumas marcas do Brasil têm abdicado de suas origens e adotado configurações estrangeiras, a fim de atender um público cada vez mais atingido pelas transformações de um mundo globalizado que construiu uma cultura para o mundo. A Comunicação Social brasileira, sob essa influência, tem produzido símbolos extremamente globais, correndo em muitas ocasiões o risco de não haver mais espaço para evidenciar a identidade cultural do próprio Brasil. Este artigo busca traçar caminhos que produzam uma reflexão acerca desse comportamento de negação cultural na sociedade, principalmente na construção das marcas no mercado publicitário interno.
id UCB-2_3b6791aa346139beb3d512aa33d0bab2
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/10097
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Oliveira, Sheila da CostaSantos, Rebeca Fernandes de Sousa2017-10-17T17:13:20Z2017-10-092017-10-17T17:13:20Z2014SANTOS, Rebeca Fernandes de Sousa. Brasil de amor eterno seja símbolo: abdicação cultural na identidade de marcas originalmente brasileiras. 2014. 25 f. Artigo (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10097“Brasil de amor eterno seja símbolo” é mais que um trecho do hino nacional brasileiro. O título deste trabalho é um pedido de amor aos símbolos nacionais. A cultura do Brasil tem sido constantemente massacrada pela idolatria às culturas estrangeiras. Nossas raízes têm sido não raramente substituídas pelo valor ao estrangeirismo e esse comportamento se aplica à produção do mercado publicitário. Algumas marcas do Brasil têm abdicado de suas origens e adotado configurações estrangeiras, a fim de atender um público cada vez mais atingido pelas transformações de um mundo globalizado que construiu uma cultura para o mundo. A Comunicação Social brasileira, sob essa influência, tem produzido símbolos extremamente globais, correndo em muitas ocasiões o risco de não haver mais espaço para evidenciar a identidade cultural do próprio Brasil. Este artigo busca traçar caminhos que produzam uma reflexão acerca desse comportamento de negação cultural na sociedade, principalmente na construção das marcas no mercado publicitário interno."Brazil is eternal love symbol" is more than a stretch of the Brazilian national anthem. The title of this paper is a call for love to national symbols. Brazil's culture has been constantly massacred by idolatry to foreign cultures. Our roots have been not infrequently replaced by the value to foreignness and this behavior applies to the production of the advertising market. Some brands of Brazil have abdicated their origins and adopted foreign configurations in order to meet a public increasingly hit by the transformations of a globalized world that has built a culture to the world. The Brazilian Social Communication, under this influence, has produced extremely global symbols, running on many occasions the risk of not having more space to highlight the cultural identity of Brazil itself. This article seeks to trace paths that produce a reflection on this cultural denial of behavior in society, especially in building brands in the domestic advertising market.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2017-10-09T18:39:00Z No. of bitstreams: 1 RebecaFernandesDeSousaSantosTCCGRADUACAO2014.pdf: 700895 bytes, checksum: 4b55e54d6c900fe7e6bea163a6681576 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-10-17T17:13:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RebecaFernandesDeSousaSantosTCCGRADUACAO2014.pdf: 700895 bytes, checksum: 4b55e54d6c900fe7e6bea163a6681576 (MD5)Made available in DSpace on 2017-10-17T17:13:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RebecaFernandesDeSousaSantosTCCGRADUACAO2014.pdf: 700895 bytes, checksum: 4b55e54d6c900fe7e6bea163a6681576 (MD5) Previous issue date: 2014porUniversidade Católica de BrasíliaCST - Publicidade e PropagandaUCBBrasilEscola de Educação, Tecnologia e ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOPublicidade e propagandaCulturaMarcaComunicaçãoAbdicação culturalBrasil de amor eterno seja símbolo: abdicação cultural na identidade de marcas originalmente brasileirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBORIGINALRebecaFernandesDeSousaSantosTCCGRADUACAO2014.pdfRebecaFernandesDeSousaSantosTCCGRADUACAO2014.pdfArtigoapplication/pdf700895https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10097/1/RebecaFernandesDeSousaSantosTCCGRADUACAO2014.pdf4b55e54d6c900fe7e6bea163a6681576MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10097/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTRebecaFernandesDeSousaSantosTCCGRADUACAO2014.pdf.txtRebecaFernandesDeSousaSantosTCCGRADUACAO2014.pdf.txtExtracted texttext/plain49193https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10097/3/RebecaFernandesDeSousaSantosTCCGRADUACAO2014.pdf.txtae5c35f02a4ebf2223e2b92c38d2e2b7MD53123456789/100972017-10-18 01:03:23.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Brasil de amor eterno seja símbolo: abdicação cultural na identidade de marcas originalmente brasileiras
title Brasil de amor eterno seja símbolo: abdicação cultural na identidade de marcas originalmente brasileiras
spellingShingle Brasil de amor eterno seja símbolo: abdicação cultural na identidade de marcas originalmente brasileiras
Santos, Rebeca Fernandes de Sousa
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Publicidade e propaganda
Cultura
Marca
Comunicação
Abdicação cultural
title_short Brasil de amor eterno seja símbolo: abdicação cultural na identidade de marcas originalmente brasileiras
title_full Brasil de amor eterno seja símbolo: abdicação cultural na identidade de marcas originalmente brasileiras
title_fullStr Brasil de amor eterno seja símbolo: abdicação cultural na identidade de marcas originalmente brasileiras
title_full_unstemmed Brasil de amor eterno seja símbolo: abdicação cultural na identidade de marcas originalmente brasileiras
title_sort Brasil de amor eterno seja símbolo: abdicação cultural na identidade de marcas originalmente brasileiras
author Santos, Rebeca Fernandes de Sousa
author_facet Santos, Rebeca Fernandes de Sousa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Sheila da Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Rebeca Fernandes de Sousa
contributor_str_mv Oliveira, Sheila da Costa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Publicidade e propaganda
Cultura
Marca
Comunicação
Abdicação cultural
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade e propaganda
Cultura
Marca
Comunicação
Abdicação cultural
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv “Brasil de amor eterno seja símbolo” é mais que um trecho do hino nacional brasileiro. O título deste trabalho é um pedido de amor aos símbolos nacionais. A cultura do Brasil tem sido constantemente massacrada pela idolatria às culturas estrangeiras. Nossas raízes têm sido não raramente substituídas pelo valor ao estrangeirismo e esse comportamento se aplica à produção do mercado publicitário. Algumas marcas do Brasil têm abdicado de suas origens e adotado configurações estrangeiras, a fim de atender um público cada vez mais atingido pelas transformações de um mundo globalizado que construiu uma cultura para o mundo. A Comunicação Social brasileira, sob essa influência, tem produzido símbolos extremamente globais, correndo em muitas ocasiões o risco de não haver mais espaço para evidenciar a identidade cultural do próprio Brasil. Este artigo busca traçar caminhos que produzam uma reflexão acerca desse comportamento de negação cultural na sociedade, principalmente na construção das marcas no mercado publicitário interno.
"Brazil is eternal love symbol" is more than a stretch of the Brazilian national anthem. The title of this paper is a call for love to national symbols. Brazil's culture has been constantly massacred by idolatry to foreign cultures. Our roots have been not infrequently replaced by the value to foreignness and this behavior applies to the production of the advertising market. Some brands of Brazil have abdicated their origins and adopted foreign configurations in order to meet a public increasingly hit by the transformations of a globalized world that has built a culture to the world. The Brazilian Social Communication, under this influence, has produced extremely global symbols, running on many occasions the risk of not having more space to highlight the cultural identity of Brazil itself. This article seeks to trace paths that produce a reflection on this cultural denial of behavior in society, especially in building brands in the domestic advertising market.
description “Brasil de amor eterno seja símbolo” é mais que um trecho do hino nacional brasileiro. O título deste trabalho é um pedido de amor aos símbolos nacionais. A cultura do Brasil tem sido constantemente massacrada pela idolatria às culturas estrangeiras. Nossas raízes têm sido não raramente substituídas pelo valor ao estrangeirismo e esse comportamento se aplica à produção do mercado publicitário. Algumas marcas do Brasil têm abdicado de suas origens e adotado configurações estrangeiras, a fim de atender um público cada vez mais atingido pelas transformações de um mundo globalizado que construiu uma cultura para o mundo. A Comunicação Social brasileira, sob essa influência, tem produzido símbolos extremamente globais, correndo em muitas ocasiões o risco de não haver mais espaço para evidenciar a identidade cultural do próprio Brasil. Este artigo busca traçar caminhos que produzam uma reflexão acerca desse comportamento de negação cultural na sociedade, principalmente na construção das marcas no mercado publicitário interno.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-17T17:13:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-10-09
2017-10-17T17:13:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Rebeca Fernandes de Sousa. Brasil de amor eterno seja símbolo: abdicação cultural na identidade de marcas originalmente brasileiras. 2014. 25 f. Artigo (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10097
identifier_str_mv SANTOS, Rebeca Fernandes de Sousa. Brasil de amor eterno seja símbolo: abdicação cultural na identidade de marcas originalmente brasileiras. 2014. 25 f. Artigo (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/10097
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv CST - Publicidade e Propaganda
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10097/1/RebecaFernandesDeSousaSantosTCCGRADUACAO2014.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10097/2/license.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/10097/3/RebecaFernandesDeSousaSantosTCCGRADUACAO2014.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4b55e54d6c900fe7e6bea163a6681576
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
ae5c35f02a4ebf2223e2b92c38d2e2b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829886964563968